Circo Teatro Palombar faz temporada inédita de “Circomuns” no Centro Cultural Olido
O Palombar traz para o Centro de São Paulo seu espetáculo que é inspirado na realidade de moradores do bairro Cidade Tiradentes, extremo da Zona Leste. Estudantes, motoboys, artistas de rua, eletricistas, entre outros, viram protagonistas de suas histórias ao driblar as dificuldades da vida com poesia e sensibilidade.
Circo Teatro Palombar leva para o Centro de São Paulo espetáculo inspirado em moradores da periferia
Nos dias 29 e 30 de novembro, 07 e 08 de dezembro de 2024, sexta-feira e sábados às 20h, domingo às 19h, com entrada gratuita, o Circo Teatro Palombar ( @circopalombar ) realiza uma temporada inédita do espetáculo “Circomuns”, no Centro Cultural Olido, região central de São Paulo.
Pela primeira vez, o Circo Teatro Palombar leva uma temporada deste espetáculo para o centro da cidade, convidando o público a conhecer diversas nuances da realidade de quem vive em um dos bairros periféricos de São Paulo, localizado no extremo da Zona Leste, e onde vivem todos os integrantes do grupo.
Com poesia e sensibilidade, “Circomuns” leva para o universo circense pequenas fagulhas da Cidade Tiradentes, enxergando as poéticas deste território e inspirando-se na potência de vida de seus moradores.
Estudantes, motoboys, artistas de rua, eletricistas e outras pessoas comuns, viram protagonistas de suas histórias na luta diária da vida ao driblar contextos desfavoráveis com sagacidade e persistência.
O espetáculo tem referências das culturas urbanas, como a pixação e o breakdance, e uma trilha sonora original composta por sons da cidade e ritmos urbanos como o hip-hop.
Sobre o Circo Teatro Palombar
Com 12 anos de trajetória, o Circo Teatro Palombar é uma das companhias de circo da Zona Leste de São Paulo que tem se consolidado nos últimos anos, chegando a se apresentar fora do país, difundindo a sua arte.
Seu nome “palombar” vem do ato de arrematar com cordas as costuras dos panos que cobriam o circo, com o intuito de reforçá-las. Uma tarefa que muitas vezes era feita de forma coletiva, por todos os familiares e artistas que viviam no circo.
Formado por doze integrantes, o grupo valoriza o trabalho cooperativo e a pesquisa continuada em múltiplas linguagens, tendo como característica a criação de poéticas periféricas de forma muito peculiar. Ao se tornar um espaço de desenvolvimento de seus jovens integrantes como artistas da periferia, que transformaram suas vivências em potência criativa, o coletivo criou uma maneira própria de fazer circo contemporâneo no Brasil.
Ocupando o Centro Cultural Arte em Construção, em Cidade Tiradentes, o grupo regularmente ministra aulas gratuitas de circo e teatro para crianças e jovens, além de promover apresentações de grupos parceiros, buscando difundir a arte circense na comunidade de forma ampla e democrática.
Informações: www.facebook.com/Circo.
FICHA TÉCNICA: Coordenação geral e Direção: Adriano Mauriz | Assistente de direção: Marcelo Nobre | Cenário: Marcelo Larrea | Maleta: Eduardo Salzane | Adereços: Coletivo Circo Teatro Palombar | Figurino: Carlos Gardin e Laura Alves | Iluminação: Fernando Alves | Concepção e Produção: Coletivo Circo Teatro Palombar | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Artistas: Dinho Dini, Giuseppe Farina, Guilherme Torres, Henrique Nobre, Leonardo Galdino, Marcelo Nobre, Paulo Santos, Rafael Garcia, Vinicius Mauricio
SERVIÇO: Espetáculo “Circomuns”
Com Circo Teatro Palombar
Sinopse: Aqui circulam pessoas comuns, trabalhadores anônimos da cidade, cruzam histórias despercebidamente ao nosso olhar mas em uma dessas esquinas do bairro atravessam a sensibilidade de artistas de circo que não se enquadram na dureza cotidiana e buscam transformar instantes da vida em momentos de criação e potência.
Duração: 60 minutos
Classificação Livre – Grátis
Quando: 29 e 30 de novembro, 07 e 08 de dezembro de 2024
Horário: sexta-feira e sábados às 20h, domingo às 19h
Onde: Centro Cultural Olido – Teatro
Endereço: Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01035-000
Acessibilidade: sim
Estacionamento: não possui estacionamento próprio. No entanto, existem opções de estacionamento nas redondezas
Capacidade: 293 lugares