Produtor e diretor Paulo Castello destaca o potencial do segmento
O cinema cristão tem conquistado cada vez mais espaço no cenário mundial, atraindo públicos diversos e alcançando projeção em festivais e bilheterias. Entre os produtores de conteúdo gospel no mundo, um diretor e produtor brasileiro tem 5 projetos em andamento que prometem ser destaque no cinema internacional.
Com uma trajetória sólida nas áreas de cinema, publicidade e projetos comerciais, Paulo Castello da Alive Media Content do Rio de Janeiro, está em plena atividade e ascensão no mercado cristão. O produtor teve destaque no Brasil e também no exterior, com o longa “A Jornada”, que teve sua avant-première em uma sessão exclusiva no UCI, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, em 2022.
O evento atraiu uma plateia lotada e marcou o início de uma trajetória internacional de sucesso, competindo em diversos festivais pelo mundo. “Nosso filme ganhou 4 ‘awards’ ou prêmios internacionais, em Londres, Bolívia, Canadá e Cannes, e foi finalista em mais 8 festivais pelo mundo. Um resultado mais que recompensador para nosso primeiro longa cristão”, comemora Paulo. Isso trouxe ainda mais visibilidade para o diretor e produtor, para a Alive Media Content, e para o cinema cristão brasileiro no cenário mundial.
Atualmente, Paulo conta com um longa-metragem, uma série já finalizada e em fase de negociação com distribuidoras, além de dois novos projetos em desenvolvimento no Brasil: outro longa-metragem e um documentário.
Um mercado em ascensão
O sucesso de “A Jornada” acompanha uma tendência global. Títulos como “Lifemark”, que aborda a questão pró-vida, chegaram ao Top 10 global da Netflix e ocuparam o primeiro lugar em diversos países, além de fazerem sucesso em plataformas de streaming cristãs. Outras produções, como “Mais que Vencedores”, “Quarto de Guerra”, “Movimento de Jesus”, “Até o Último Homem” e a série “The Chosen” (Os Escolhidos), demonstram a força desse segmento. Recentemente, o longa “A Forja – O Poder da Transformação”, dos renomados irmãos Kendrick, atingiu 78% de sua bilheteria no mercado internacional, confirmando o interesse do público em histórias que combinam valores cristãos com narrativas emocionantes.
Depois de ter implantado dois dos maiores projetos de TV cristã da América Latina nos últimos 20 anos — ambos no Rio de Janeiro, em TV aberta e TV por assinatura via satélite, Paulo une toda essa experiência e consolida sua trajetória, expandindo agora para os Estados Unidos. Paulo já está em pré-produção de um longa no país, além de estar desenvolvendo mais outras duas produções no mercado internacional. “A nossa expectativa é produzir conteúdos importantes que, nos telões e nos streamings, possam fazer diferença na vida das pessoas, para o bem. Certamente uma proposta bem diferente do que vem se mostrando no cinema ao longo dos anos”, afirma Paulo.