|
|
Toda a programação é gratuita e contempla todas as idades. Chega mais!
Venha celebrar o aniversário da Casa mais famosa da Av. Paulista no final de semana dos dias 14 e 15 de dezembro, aproveitando diversas atrações artísticas e educativas. A Casa das Rosas é da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciada pela Organização Social Poiesis. O espaço museológico poderá ser visitado em um encontro mediado no qual o público conhecerá as curiosidades do casarão construído em 1935 e como essa arquitetura dialoga com temas contemporâneos e as dinâmicas de seu território.
A data de aniversário da Casa das Rosas é 9 de dezembro, mas a festa ocupará o museu nos dias 14 e 15/12 pela manhã e tarde. Confira a agenda:
14 de dezembro:
O sábado começa às 10h30 com uma visita mediada por Carlos Thaniel Moura, professor e historiador especializado em história urbana, domesticidade, habitação e patrimônio cultural. O público conhecerá a história e curiosidades da Casa das Rosas, descobrindo a ligação com as referências da região da Av. Paulista dos anos 1930 até os dias atuais, e como o Museu-Casa vem se relacionando com o território ao longo de todos esses anos.
O samba-rock é considerado um dos símbolos do sincretismo cultural e patrimônio imaterial paulista, e será exercitado na oficina de Samba-rock a partir das 14h. Buiú (Rouwagner Gregório), professor de Educação Física e um dos criadores do projeto Irmandade Samba Rock, apresenta o histórico dessa manifestação popular e o impacto na cultura da cidade de São Paulo, além de aplicar uma aula de movimentos básicos da dança.
A partir das 16h30 o coral Asa da Palavra apresenta músicas em homenagem aos estados de São Paulo e Minas Gerais, entre elas, “Augusta, Angélica e Consolação”, de Tom Zé, “Lá vou eu”, de Rita Lee, “Caxangá”, de Milton Nascimento e Fernando Brant, e “Poema de Sete Faces”, de Carlos Drummond de Andrade. Os arranjos das canções e a musicalização do poema são de Adilson Rodrigues, maestro do Asa da Palavra.
15 de dezembro:
O domingo de celebração se volta para as crianças de zero a sete anos pelo Projeto Quintal, ação mensal que propõe despertar o público infantil e seus cuidadores para o espaço museológico por meio de ferramentas lúdicas. Para isso, o Núcleo educativo da Casa das Rosas incentiva o aprendizado pelo brincar, com suporte de brinquedos e da criatividade. Serão dois períodos: 10h30 às 12h e 14h às 16h. O objetivo é oferecer o museu, principalmente a área externa (quintal) como espaço para os pequenos exercitarem percepções, construir identidade e ter convívio social com novos colegas ao ar livre.
Aprender caminhando
Em dezembro, o museu realiza mais um encontro peripatético, termo baseado no conceito aristotélico de “ensinar passeando”, com o tema Os casarões da Avenida Paulista no dia 20/12, a partir das 14h. Uma ótima dica para quem vai aproveitar o recesso ou férias na capital. A abordagem é voltada às edificações remanescentes do período inicial dessa via, das quais serão destacadas algumas obras projetadas por Ramos de Azevedo, arquiteto que nasceu em 8 de dezembro, mesmo dia do aniversário da Av. Paulista, considerada um dos cartões postais de São Paulo.
O Núcleo de Ação Educativa do museu acompanhará as pessoas pelo seguinte trajeto: às 14h começam no nº 1919 da Av. Paulista, em frente ao Palacete Franco de Mello, e terminam a caminhada na Casa das Rosas (nº 37). Recomenda-se o uso de roupas e calçados confortáveis.
Fique por dentro da agenda completa de dezembro. Acesse o site da instituição.
SERVIÇO:
ANIVERSÁRIO DA CASA DAS ROSAS
Sábado e domingo, 14 e 15 de dezembro
Livre | Crianças devem estar acompanhadas dos cuidadores
Nenhuma atividade precisará de inscrição ou retirada de senha. Chega mais!
Grátis
14 de dezembro:
10h30 – 12h | Visita mediada – Com Carlos Thaniel Moura
14h – 15h30 | Oficina de Samba-rock – Com Buiú (Rouwagner Gregório)
16h30 – 17h30 | Coral Asa da Palavra
Canções que simbolizam São Paulo e Minas Gerais – de grandes compositores, como Milton Nascimento e Rita Lee
Domingo, 15 de dezembro:
10h30 às 12h / 14h às 16h
Projeto Quintal
Com Caio Gomes, Debora Paneque Nogueira e Mayara Nascimento
Faixa etária: zero a sete anos – crianças devem estar acompanhadas de seus cuidadores
15 vagas em cada período (manhã e tarde)
E mais!
Peripatético: os casarões da Avenida Paulista
Caminhada com Com Caio Gomes, Debora Paneque Nogueira e Mayara Nascimento – Núcleo de Ação Educativa
Sexta-feira, 20 de dezembro, das 14h às 16h
Livre. Crianças devem estar acompanhadas de seus responsáveis
Ponto de encontro: 14h – Avenida Paulista, 1919 (em frente ao Palacete Franco de Mello). O trajeto termina na Casa das Rosas – Av. Paulista, 37.
Transporte a cargo dos participantes
20 vagas | Inscrição até 18/12 – clique aqui
–
Funcionamento: terça-feira a domingo, inclusive feriados, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)
Jardim aberto de segunda a domingo, das 7h às 22h
Programação gratuita
Visitas mediadas: públicos espontâneos podem aproveitar para conhecer o Museu nos dias e horários de funcionamento. Grupos precisam agendar previamente, entrando em contato com o Núcleo de Ação Educativa do Museu – clique aqui.
Visitas guiadas com a duração de 1h30.
Acessibilidade: rampa, pisos podotáteis, banheiros adaptados e recursos de acessibilidade no espaço expositivo.
Endereço: Avenida Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo (SP)
Os contatos estão disponíveis no site.
SOBRE A CASA DAS ROSAS
A Casa das Rosas é um dos principais Museus da cidade de São Paulo , localizado na Avenida Paulista. Ocupando o casarão construído em 1935, com características clássicas da arquitetura francesa e jardim com roseiral que lhe dá nome, o Museu atrai milhares de visitantes que buscam participar da programação expositiva cultural e educativa a respeito da história do casarão e de seu território, além de cursos na área de literatura. O Museu é gerido pela Poiesis, Organização Social de Cultura, em parceria com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.