De 12 a 14 de dezembro, o Teatro Nelson Rodrigues recebe o Sunset Rio Instrumental com Quinteto da Paraíba & Maestro Nelson Ayres com Mônica Salmaso, Carlos Malta & Pife Muderno com Zé Renato e Zé Paulo Becker & Semente Choro Jazz com Roberta Sá.
Em sua terceira edição, o Sunset Rio Instrumental promove o encontro da música instrumental brasileira com grandes nomes da MPB e convida o carioca a se apropriar de um dos maiores legados culturais de nosso país. Os três dias do evento ainda contemplam oficinas gratuitas com os grandes mestres Xisto Medeiros, Carlos Malta e Zé Paulo Becker. Um evento para curtir com a família e amigos, onde o virtuosismo da música instrumental interage com a música popular brasileira.
Programação
12 de dezembro (quinta)
10h às 13h – Oficina “Performance Armorial”, com Xisto Medeiros, do Quinteto da Paraíba. A oficina é dirigida a músicos e estudantes de música especializados em instrumentos de cordas friccionadas, especialmente baixo acústico, violino, violoncelo e viola.
19h – Show Quinteto da Paraíba & Maestro Nelson Ayres convidam Mônica Salmaso.
O Quinteto da Paraíba, grupo criado e residente há mais de três décadas no Departamento de Música do CCTA/UFPB, é hoje um dos mais renomados grupos de música de câmara do Brasil. Trafegando com versatilidade entre a música de concerto e a música popular, o Quinteto da Paraíba tem 6 CDs gravados (Armorial & Piazzolla, Música Armorial, Capiba & Gonzagão, A Pedra do Reino, Nau Capitânia de Itamaracá e Ao Vivo em New York), outros CDs completos ou em parceria com diversos intérpretes e compositores (Xangai, Chico César, Lenine, Sivuca, Virgínea Rosa, Toninho Ferragutti, Antônio Nóbrega), além de participações em CDs, DVDs, trilhas sonoras de filmes (Central do Brasil, Gonzaga: De Pai pra Filho, Por 30 Dinheiros, Death Letters), shows, concertos e turnês no Brasil e no exterior.
O maestro Nelson Ayres, além de ser o criador da Nelson Ayres Big Band, é também fundador do grupo Pau Brasil, quinteto de música instrumental com mais de 40 anos de atividade ininterrupta. Na década de 1990 foi regente e diretor artístico da Orquestra Jazz Sinfônica, tendo regido programas de música brasileira em várias orquestras sinfônicas no Brasil e no exterior, incluindo a Filarmônica de Israel, considerada uma das melhores do mundo. Suas atividades atuais incluem uma parceria de mais de 10 anos com a cantora Mônica Salmaso, a regência e direção da Orquestra Jovem Tom Jobim, e seu trio com o saxofonista inglês John Surman, um dos maiores expoentes do jazz europeu.
Monica Salmaso iniciou sua carreira na peça “O Concílio do Amor”, em 1989. Em 1995, gravou o disco “Afro-Sambas”, um duo de voz e violão com o instrumentista Paulo Bellinati, incluindo todos os afro-sambas de Baden Powell e Vinícius de Moraes. Em 2022 e 2023, participou como convidada de Chico Buarque na turnê “Que Tal Um Samba”.
13 de dezembro (sexta)
10h às 13h – Oficina “O Escultor do Vento”, com Carlos Malta. A oficina é dirigida a músicos e estudantes de música especializados em instrumentos de sopro, especialmente flautas e pífanos.
19h – Show Carlos Malta & Pife Muderno convidam Zé Renato.
Nascido no Rio de Janeiro (1960), em plena atividade desde 1978, Carlos Malta é multi-instrumentista, arranjador, compositor e educador. Conhecido como “Escultor do Vento”, possui um estilo totalmente original, sendo uma referência no Brasil e no mundo, um mestre que domina toda a família de saxofones e flautas, o clarinete baixo, e instrumentos étnicos como o pife brasileiro (pífano), o shakuhachi japonês e a di-zi de origem chinesa. Com uma carreira consolidada e reconhecida internacionalmente, em distintos projetos e formações há mais de 40 anos Carlos Malta vem esculpindo seus múltiplos timbres, traduzindo através de seu sopro a alma da música do Brasil.
Além de seu trabalho no Boca Livre, Zé Renato é um intérprete de natureza ímpar. Seus álbuns em tributo a Silvio Caldas (1994), Zé Kéti (2001), Paulinho da Viola (2019) e Orlando Silva (2021) mostram um cuidado meticuloso em cada nota alcançada por seu timbre peculiar.
14 de dezembro (sábado)
10h às 13h – Oficina “Levadas Brasileiras”, com Zé Paulo Becker. A oficina é dirigida a músicos e estudantes de música especializados em instrumentos de cordas dedilhadas especialmente violão, guitarra, pianistas e músicos de sopro.
18h – Show Zé Paulo Becker & Semente Choro Jazz convidam Roberta Sá.
Zé Paulo Becker é violonista e compositor, tem 16 CDs gravados, dois DVDs e dois livros de partituras e um método sobre ritmos brasileiros. Como compositor é parceiro de Paulo Cesar Pinheiro e Aldir Blanc, entre outros. Já foi gravado por Ney Matogrosso, Roberta Sá, Pedro Miranda e Moyseis Marques.
Há 19 anos, Roberta Sá impactava o cenário musical brasileiro com o lançamento de “Braseiro” (2005), seu primeiro álbum, cuja recepção foi marcada por elogios da crítica especializada. De lá para cá, a cantora – que nasceu em Natal (RN) e se mudou para o Rio de Janeiro ainda criança – desenvolveu sólida trajetória, através de trabalhos com forte presença de ritmos e compositores brasileiros. Do regional ao pop, passando por sambas e forrós, Roberta revelou artistas, homenageou clássicos e partiu para shows e turnês com assinatura própria. Em uma nação conhecida como o “país das cantoras”, Roberta se tornou referência incontestável entre as intérpretes nacionais.
SUNSET RIO INSTRUMENTAL
Datas: 12, 13 e 14 de dezembro (quinta, sexta e sábado)
Local: Teatro Nelson Rodrigues (Avenida República do Chile, 230)
Horários:
Oficinas: quinta a sábado das 10h às 13h
Shows: quinta e sexta às 19h e sábado às 18h
Ingressos: R$ 30,00 (plateia) e R$ 20,00 (balcão)
Vendas na bilheteria do teatro e pelo site bilheteriacultural.com.br ou https://linktr.ee/sunsetinstrumental
Oficinas: As oficinas serão gratuitas e a inscrição é feita mediante envio de email com dados e breve currículo a oficinas@sunsetinstrumental.com.br
Capacidade: Oficinas (20 participantes + 20 ouvintes) e Show (409 lugares)
Classificação etária: Livre
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Realização: Casa de Fulô Prod
Direção Geral: Anamaria Rigotto