Café Filosófico CPFL debate neurociência e tecnologia nesta quinta-feira (07/11)
Neurologista Guilherme Olival discute bases cerebrais da subjetividade artificial; evento é aberto ao público e tem transmissão ao vivo
|
Do ponto de vista da neurociência, faz sentido pensarmos que a tecnologia seria capaz de incidir sobre o cérebro e interferir no comportamento e até nas emoções dos indivíduos? Seria viável pensar, por exemplo, na criação de um chip que fizesse uma pessoa se apaixonar por outra? Questões como essas irão nortear o bate-papo com o neurologista Guilherme Olival nesta quinta-feira (7), a partir das 19h, no Café Filosófico CPFL. Com o título “Neurociência e o ‘eu’ com isso”, o encontro dá continuidade à série especial sobre inteligência artificial e seus impactos na subjetividade humana.
Com o objetivo de buscar entendimento sobre as bases cerebrais da subjetividade artificial, Olival trará para a pauta a discussão sob a ótica da neurociência afetiva. “Existe a neurociência cognitiva que estuda e modifica as funções intelectuais como memória, raciocínio e inteligência, e existe a neurociência afetiva que estuda e modifica as funções emocionais, sexuais, comportamentais e sociais. É exatamente esta última que nos interessa quando procuramos explicar a subjetividade artificial”, explica.
Guilherme Olival é neurologista e neurocientista. Graduado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e com doutorado em Ciências pela USP, atua em diversos hospitais, entre eles o Albert Einstein e o Sírio-Libanês, ambos em São Paulo.
Este será o quinto encontro da série “Gozai por nós: a inteligência artificial entre nós” que, até o final de novembro, discutirá o papel da tecnologia nas emoções e afetos, além das transformações nas relações humanas e sociais.
Ambiente inspirador de troca e aprendizado
O espaço do Café Filosófico CPFL, na sede do Instituto CPFL, em Campinas, oferece uma atmosfera convidativa e aconchegante, onde cada detalhe é pensado para proporcionar uma experiência prazerosa. É possível tirar fotos em todos os lugares, incluindo o cenário e palco. O local possui climatização e é acessível para pessoas com deficiência, além de contar com intérpretes de Libras para garantir a participação de todos. Há, ainda, um serviço de alimentação com cardápio de comidas e bebidas para consumo no local.
Serviço
Café Filosófico CPFL ao vivo com Guilherme Olival, neurologista
Quando: 07/11, quinta-feira, às 19h
Onde: Instituto CPFL
Endereço: Rua Jorge Figueiredo Corrêa, Nº 1632, Chácara Primavera, Campinas-SP
Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h
Participação on-line: canal do Café no YouTube
Informações: institutocpfl.org.br
Sobre o Café Filosófico CPFL
Criado em 2003, o Café Filosófico CPFL é o broadcast de reflexões do Instituto CPFL, com palestras abertas ao público semanalmente, transmissões ao vivo pelo YouTube (às quintas-feiras, às19h) e programas de TV (domingos, às 19h; terças, às 23h; e sábados, às 22h, na TV Cultura).
Sobre o Instituto CPFL
O Instituto CPFL (ICPFL) é, há mais de 20 anos, a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia. É responsável por coordenar as iniciativas de protagonismo social da companhia junto às comunidades onde as empresas do grupo atuam por meio das frentes: CPFL Jovem Geração, CPFL Intercâmbio Brasil-China, Circuito CPFL, CPFL nos Hospitais, Café Filosófico CPFL.