Produtoras nacionais prometem ganhar os holofotes em Montevidéu, mostrando a qualidade e a força da criatividade brasileira em um dos mais relevantes mercados da América Latina
Começa no próximo dia 2 de dezembro o Ventana Sur, um dos maiores e mais influentes mercados de conteúdo audiovisual da América Latina, primeira vez realizado em Montevidéu, no Uruguai. E a delegação do Brazilian Content, programa da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) está pronta para marcar presença no evento, reunindo 20 produtoras e 28 participantes, que vão representar toda força e criatividade do audiovisual brasileiro.
Na lista das produtoras que Integram a delegação nacional estão 2DLab, Alopra Studio, Bactéria Filmes, Belli Studio, Café Royal, Capivara Filmes, Casa na Árvore, Circular Media, Druzina Content, Movioca Content House, Ocean Films, Oz Filmes, Oz Produtora, Perdidas Ilusões, Pink Flamingo, Pipa Pictures, Quanta Post, Raccord, Studio Z e Têm Dendê. Todas elas preparadas para intensificar o movimento de internacionalização e mostrar o que o audiovisual brasileiro tem de melhor.
“Estar presente em um dos maiores mercados de conteúdo da América Latina reforça nosso compromisso com a internacionalização das nossas produções e com a promoção da criatividade e da diversidade do Brasil no cenário global. Esperamos consolidar nossa presença na região, mas também conectar nossos talentos às principais tendências e oportunidades do setor”, diz Lucas Soussumi, gerente executivo do Brazilian Content.
Reconhecido como um hub estratégico para a entrada no mercado europeu, o Ventana Sur conta com parcerias de peso, como o Creative Europe Media, o Festival de Annecy/MIFA e o Festival de San Sebastián, além de diversas instituições renomadas. E a participação expressiva da delegação conduzida pelo Brazilian Content reflete o fortalecimento do audiovisual brasileiro e sua crescente visibilidade internacional.
O evento é organizado pelo Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais da Argentina (INCAA) e pelo Marché du Film, do Festival de Cinema de Cannes, em parceria com a recém-integrada Agencia del Cine y el Audiovisual del Uruguay (ACAU). O Ventana Sur 2024 será uma oportunidade ímpar para promover coproduções, atrair financiamento e ampliar a distribuição internacional de conteúdos audiovisuais latino-americanos.
Pela primeira vez com um stand exclusivo, o Brazilian Content oferecerá, entre os dias 2 e 6 de dezembro, período de realização do Ventana Sur, mesas para reuniões estratégicas e promoverá ações de networking em colaboração com importantes entidades e instituições do setor audiovisual global.
Em parceria com a Spcine pelo terceiro ano seguido, o Brazilian Content atua junto ao Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros – ICAB para levar ao evento uma delegação de jovens profissionais do audiovisual paulistano, formada por onze representantes do programa Amplifica Cine. O grupo irá receber uma consultoria especializada durante a participação no Ventana Sur. Também serão oferecidos cinco apoios a empresas paulistanas que irão ao evento, no valor de R$ 5.000,00 para cada contemplada, como auxílio às despesas relacionadas à participação no evento.
Sobre o Brazilian Content
O Brazilian Content é um programa de incentivo às exportações e promoção do audiovisual brasileiro criado em 2004 pela BRAVI em parceria com a ApexBrasil. O programa tem como objetivo a internacionalização das empresas e do audiovisual brasileiro, incentivando e auxiliando nas agendas de negócios seja em coproduções ou licenciamentos, promovendo a exportação e a atração de investimentos internacionais. Atualmente, mais de 100 empresas participam do programa, que nos últimos dez anos gerou US$ 279 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Content. Interessados em participar do programa entrar em contato através do international@
Sobre a Brasil Audiovisual Independente – BRAVI
A BRAVI reúne produtoras independentes de conteúdo audiovisual para televisão e mídias digitais e possui mais de 660 associados em 21 unidades da Federação, nas cinco regiões do Brasil. Fundada em 1999, a associação atua fortemente para o desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro e representa o setor em diversos fóruns de debates públicos e privados. Com uma estrutura profissional e reconhecida representatividade nacional, a BRAVI também participa ativamente das regulamentações do mercado audiovisual, incentivando a produção e novos modelos de negócios, além de oferecer capacitação especializada ao produtor independente. Por meio de relevantes parcerias institucionais, apoia a participação do empresário brasileiro no mercado audiovisual internacional. Saiba mais em bravi.tv.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Saiba mais em apexbrasil.com.br.