Após uma pequena pausa da temporada que durou de setembro de 2023 a junho deste ano, o Bike Arte Brasil está de volta. O projeto do Instituto Aromeiazero levará arte, cultura e bicicletas para as ruas de cinco cidades brasileiras — Corumbá (MS), Recife (PE), Campo Bom (RS), Belém (PA) e Belo Horizonte (MG). A nova temporada começa em novembro em Corumbá, com uma série de oficinas educativas e culturais gratuitas ao longo do mês, que culminam em um grande festival no dia 30.
Desde 2012, o Bike Arte Brasil já passou por várias cidades, promovendo o direito à cidade e transformando as ruas em espaços de convivência e celebração. Só entre 2023 e 2024, o festival gerou 255 empregos, sendo 34% ocupados por mulheres cis e 6% pela comunidade LGBTQIAP+. O projeto já realizou 39 oficinas e 67 shows, atraindo mais de 23 mil pessoas.
Além de arte e cultura, o Bike Arte Brasil fortalece comunidades locais, valoriza identidades e se preocupa com acessibilidade. Disponibilizamos LIBRAS e adaptamos os espaços para garantir que todas as pessoas possam participar! Esta nova temporada do Bike Arte Brasil é uma iniciativa do Instituto Aromeiazero, realizada via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Rede, empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco, Edenred Ticket Log e Shimano. Saiba mais em nosso site: aromeiazero.org.br/bikearte.
E por falar em Bike Arte, o esquenta começou
A programação que antecede o Festival começa no próximo sábado, 02 de novembro, com uma série de oficinas gratuitas que acontecerão aos finais de semana. As oficinas, que não exigem inscrição prévia, têm como objetivo engajar a comunidade local e oferecer experiências práticas em diversas áreas. Os participantes poderão aprender sobre estamparia, confecção de instrumentos percussivos recicláveis e até documentário em bike.
8 de novembro: Liberdade e Aventura em Duas Rodas, com Carlitos e Big Jhow (R. Quinze de Novembro, 3095 – Cristo Redentor)
16 de novembro: Oficina de Confecção de Instrumentos Percussivos Recicláveis, com Yan Alves e Leandro Henrique (R. Quinze de Novembro, 3095 – Cristo Redentor) e Pedalada com endereço a definir
23 de novembro: Vida de Bike – Oficina de Documentário, com Carolina Brandão Simurro Figueiredo (Praça Beira Rio – Bar da Kah – R. Delamare, 258 – Centro)
29 de novembro: Festival Bike Arte Brasil
Fique atento às redes sociais (Instagram e Facebook) do evento para mais novidades sobre as oficinas e o festival.
Aro nas Eleições 2024
As eleições acabaram, mas a discussão sobre mobilidade sustentável precisa continuar. Apoiamos a Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições, com a colaboração da União de Ciclistas do Brasil, Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, + Ciclovias e Giro Livre em Macaé, e Ciclocidade, Cidade A Pé, Quadro Preto, Giro Preto, Minha Sampa e a União de Ciclistas do Brasil em São Paulo. Candidatos eleitos que se comprometeram incluem Leandra Lopes, Marvel e Luciano Diniz em Macaé, além de vários vereadores e Guilherme Boulos (PSOL) e Tabata Amaral (PSB) em São Paulo. É essencial pressionar esses representantes para que a bicicleta, o transporte público e as condições para pedestres permaneçam como prioridades. Seguimos na luta!
Aro na cerimônia do concurso do Dia Mundial Sem Carro
Participamos, no último dia 25, da cerimônia de premiação do Concurso Dia Mundial Sem Carro 2024, realizada na Fundação Planetário, em parceria com a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro. O evento teve como objetivo promover a segurança viária e a sustentabilidade entre os estudantes da rede pública. Neste ano, a Rio Ônibus doou bicicletas para os premiados, enquanto o Aro apoiou a iniciativa com a cessão de materiais didáticos do projeto Rodinha Zero, disponíveis no site. Em 2023, o Aro também contribuiu como doador de bicicletas, reforçando seu compromisso com a mobilidade sustentável e a educação ambiental.
Você já ouviu falar no Programa Bicicleta Brasil?
Desde 2018, a Lei 13.724 institui uma série de prioridades e iniciativas para ampliar o acesso à bicicleta e promover a mobilidade ativa e inclusiva nas cidades brasileiras.Já em 2023 o Governo Federal habilitou o Selo Bicicleta Brasil para celebrar iniciativas que dão bons exemplos de atuação cidadã com a bicicleta. E neste ano, o Prêmio Bicicleta Brasil veio para reconhecer as ações com maior destaque. O Aro já faz parte do time de organizações com Selo Bicicleta Brasil e os resultados da premiação devem sair ainda este ano!
Bike Parada Não Rola: ótima forma de engajar seu time
A campanha Bike Parada não Rola pode ser uma ótima maneira de engajar seu time, um bom exemplo disso é a doação de bikes que os voluntários da Sabesp mobilizaram em seus condomínios. Com o apoio do material de divulgação que disponibilizamos em nosso site, a iniciativa começou na comunicação interna da empresa e chegou nos bicicletários dos prédios dos colaboradores. Agora é a nossa vez de dar um novo destino às bicicletas, reformando e usando em projetos sociais do Aro e de parceiros. Valeu, Sabesp! Quer aproveitar o final de ano e engajar por aí também? Seja na sua empresa, condomínio, vizinhança ou mesmo entre um grupo de amigos, Aro te ajuda em todas as etapas da campanha – é só acessar nosso site e escrever pra gente!