De circuitos ambientais a cultivo de hortas, os visitantes serão guiados a experiências imersivas e educativas sobre o cuidado e a importância da preservação do ecossistema
Neste final de semana, os parques administrados pela Urbia, em São Paulo, oferecem uma programação especial com foco em sustentabilidade e na conexão com a natureza. No Parque Ibirapuera, o “Sextou no Ibira: Protegendo os Rios“, em celebração ao Dia Mundial das Áreas Úmidas, realizará jogos e dinâmicas interativas, conduzidas pela equipe de educação ambiental da Urbia que propõe aos participantes uma reflexão sobre a conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade em áreas urbanas, como São Paulo. A música também terá espaço com a primeira apresentação do ano do projeto Música no Parque. O Grupo Minha Gente fará uma emocionante homenagem ao Choro, gênero musical que é patrimônio cultural brasileiro. O espetáculo, que contará com a participação especial do maestro Nailor Proveta, alunos e professores da Escola de Música do Parque, promete encantar o público.
No Parque dos Eucaliptos, a ciência e o legado de mulheres pioneiras ganham destaque com a atividade “Investigando o Mundo dos Répteis com Bertha Lutz“, em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Já no ParqueJacintho Alberto, o final de semana será dedicado ao meio ambiente no Circuito Ambiental. Uma trilha guiada permitirá que os participantes conheçam mais sobre a fauna e a flora locais, além de refletirem sobre a relevância das áreas verdes nas cidades.
No Parque Jardim Felicidade, a atividade “A Importância das Abelhas para o Meio Ambiente” oferecerá uma roda de conversa, uma visita guiada para observação das abelhas em seu habitat natural e uma oficina artística com materiais ecológicos. Por fim, o Parque Lajeado convida a comunidade para colocar a mão na terra com a manutenção da Horta Comunitária. Os visitantes poderão colaborar com o cuidado da horta, aprendendo sobre o cultivo de alimentos frescos e saudáveis, além de refletirem sobre a importância da coletividade e da sustentabilidade no dia a dia.
(Créditos: Divulgação Urbia Parques)
PROGRAMAÇÃO DO PARQUE IBIRAPUERA:
Sextou no Ibira: Protegendo os Rios
Quando: 14 e 21 de fevereiro, das 14h às 16h
Sobre: oferecida pela equipe educacional do Parque Ibirapuera, atividade envolverá os participantes em conversas significativas sobre a importância da biodiversidade, montagem de experimentos que incentivam a curiosidade científica, além de cartões e jogos que destacam a relevância da preservação ambiental
Local: mesas no Parquinho em frente às quadras esportivas de basquete e tênis
Público: livre
Atividade gratuita
Música no Parque – Grupo Minha Gente
Quando: 15 de fevereiro, das 11h30 às 12h30
Sobre: a Escola de Música do Parque Ibirapuera convida os visitantes para um espetáculo especial com o Grupo Minha Gente. A banda fará uma emocionante homenagem ao Choro, gênero musical consagrado como Patrimônio Cultural do Brasil e um dos alicerces da identidade da instituição.
Local: palco da Arena da Marquise
Público: livre
Atividade gratuita
O Parque Ibirapuera funciona diariamente, das 5h à 0h, e tem entrada gratuita. O espaço está localizado na Av. Pedro Álvares Cabral, s/n°, Vila Mariana, São Paulo (SP).
PROGRAMAÇÃO DO PARQUE DOS EUCALIPTOS:
Investigando o Mundo dos Répteis com Bertha Luz
Quando: 15 de fevereiro, das 14h às 15h.
Local: mesa de atividade em frente ao playground
Sobre: em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (11/02), os participantes irão se aventurar no fascinante mundo dos répteis e da fauna, inspirados pelo legado de Bertha Lutz, renomada bióloga que realizou importantes descobertas científicas sobre o reino animal.
Público: livre
Atividade gratuita
Com entrada gratuita e funcionamento diário, das 7h às 19h, o Parque dos Eucaliptos está localizado na R. Min. Guimarães, 280, Super Quadra Morumbi, São Paulo (SP)
PROGRAMAÇÃO DO PARQUE JACINTHO ALBERTO:
Circuito Ambiental: um momento de conexão com a natureza
Quando: 16 de fevereiro, das 14h às 16h
Sobre: a trilha busca incentivar a conscientização ambiental, destacando a importância das áreas verdes nas cidades e proporcionando a oportunidade de observar e conhecer as diversas espécies de fauna e flora presentes no parque.
Local: Espaço Multiuso
Público: livre
Atividade gratuita
O Parque Jacintho Alberto funciona diariamente, das 6h à 18h, e tem entrada gratuita. O espaço está localizado na R. Talófitos, 16°, Jardim Cidade Pirituba, São Paulo (SP).
PROGRAMAÇÃO DO PARQUE JARDIM FELICIDADE:
A Importância das Abelhas para o Meio Ambiente
Quando: 14 e 15 de fevereiro, das 9h30 às 11h
Sobre: a programação incluirá uma roda de conversa para compartilhar ideias e práticas sustentáveis, seguida por uma visita guiada pelo parque, onde será possível observar as abelhas em seu habitat natural, com o suporte da equipe ambiental que explicarão seus comportamentos.
Local: portão 4
Público: livre
Atividade gratuita
O Parque Jardim Felicidade funciona diariamente, das 6h à 18h, e tem entrada gratuita. O espaço está localizado na R. Laudelino Vieira de Campos, 265, Jardim Felicidade, São Paulo (SP).
PROGRAMAÇÃO DO PARQUE LAJEADO:
Manutenção da Horta Comunitária
Quando: 16 de fevereiro, das 14h às 16h
Sobre: durante a atividade, a equipe educativa da Urbia abordará a importância das hortas como espaços de integração social, aprendizado ambiental e estímulo ao consumo de alimentos naturais, frescos e saudáveis.
Local: horta do Parque Lajeado
Público: livre
Atividade gratuita
O Parque Lajeado funciona diariamente, das 6h à 18h, e tem entrada gratuita. O espaço está localizado na Rua Antônio Thadeo, 712, Guaianases, São Paulo (SP).
Sobre a Urbia
Criada em 2019, pela Construcap, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os visitantes. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor, com mais diversidade, inclusão e cidadania, reconectando as pessoas à natureza. Ao todo, há cinco concessões especializadas na gestão de parques públicos, urbanos e naturais, hoje concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado). Apoiada no desenvolvimento sustentável, ela tem o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza no meio urbano. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Estaduais do Horto Florestal (Alberto Löfgren) e da Cantareira, ambos localizados na zona norte de São Paulo/SP; dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, considerando suas principais áreas de visitação – as áreas do Cânion Fortaleza, Cânion Itaimbezinho e Rio do Boi, situados em Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC; e das Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu/PR, em parceria com o Grupo Cataratas, com os mesmos propósitos e modelos de gestão. Recentemente, também em parceria com o Grupo Cataratas, a Construcap sagrou-se vencedora da licitação do Parque Nacional de Jericoacoara, cujo contrato já foi assinado.
Para mais informações, acesse: Site | Instagram | Facebook | Linkedin