A Turucuta mudou de nome para TURU, e a alegria, a qualidade do seu arrastão e a vontade de celebrar nas ruas da cidade vem com a mesma força
A super banda anuncia seus ensaios abertos em fevereiro, dias 22 e 26, e em março, dia 15. O Arrastão será no dia 22 de março, quando finalmente enche as ruas da cidade de alegria
Sempre que vai chegando o finzinho do verão, o povo já fica esperto, pois é a hora das festas do Momo encerrarem suas atividades. E é assim, em compasso de espera e muita expectativa, que a Turu prepara seu grande time pra sair às ruas da cidade, com tudo o que tem direito! Com o cuidado e a dedicação de sempre, marca registrada do grupo, o 15º Arrastão da Turu será realizado em março, dia 22, encerrando um ciclo que imediatamente já se reinicia para o próximo carnaval. Em 17 anos de história, a Turu (antes chamada Turucutá), vem promovendo a alegria, a arte, a descentralização da cultura na forma de cortejos de rua, sempre inclusiva, democrática e resistente. Com uma super banda, trazendo o grupo de cantores, harmonia, ritmistas, mestres e muitos ritmistas convidados, o Arrastão coloca a bateria no chão sob a direção do trio de diretores Amadeu Medina, Artur Klassmann e Duda Lopes. No trio elétrico, a harmonia, guitarra, cavaco, trompete, trombone e sax dão o tom desse grande show, onde todos são convidados a participar e curtir a folia. E tem novidades na banda! A cantora Morena Bauler foi convidada a estar no time dos cantores, ao lado do Deco Bayan, já consagrado nos vocais da Turu. Também tem caras novas no sax, com a entrada do JP, e nos chocalhos, com Vitória Rodrigues e no tamborim, com Maria Gomes. Para abrir e fechar a festa, o Dj Nego Minas traz um set de respeito.
Mais de 500 mil pessoas assistiram e brincaram ao som da Turu ao longo dos 17 anos do coletivo, um dos pioneiros da batucada em Porto Alegre, que vem formando parte dos ritmistas que hoje atuam nos blocos da cidade. O Arrastão da Turu será dia 22 de março, com concentração às 14h. O local será divulgado em breve nas redes do grupo. Na estrutura, que promete ser impecável como sempre, seguranças, limpeza da rua, banheiros públicos ao longo de todo o trajeto e ambulantes parceiros.
E antes de tudo isso, o grupo obviamente vai compartilhar com o público seus ensaios abertos num verdadeiro esquenta! No sábado, dia 22 de fevereiro, estará no Galpão 1961, na rua Otto Niemeyer. Já na quarta, dia 26, participa da Quarta Nobre da Imperadores do Samba como banda convidada e no dia 15 de março seu ensaio aberto será no Arvobar, na Fernando Machado (confira no serviço abaixo).
A Turu vem trilhando seu caminho sempre com respeito à história construída pelos que vieram antes. Muito mais que um grupo musical, o coletivo integra um movimento, uma onda que vem lá de trás com referências dos antigos carnavais, das cidades do interior e suas famílias reunidas pra tocar e contar histórias, trazendo em sua essência o respeito ao povo do carnaval e às escolas de samba, lembranças dos bailes de salão com suas marchinhas, os cortejos de rua dos dias atuais. Um movimento que preza a liberdade e a coletividade, que realiza trabalho social, que fomenta a prática musical coletiva, que fortalece as artistas. Alguns de seus mestres e componentes, são professores da disputada Oficina da Turu, e, apesar de virem de diversas origens, profissões e visões sobre arte e música, todos convergem quando o assunto é a importância desse coletivo para o movimento musical de batucada na cidade.
Plural, o grupo utiliza instrumentos de percussão melodicamente acompanhados por vozes, sopros e cordas, para transformar o espaço público, propondo mais vida, cores, emoções e liberdade para o nosso dia-a-dia. Com um repertório que flutua do samba ao rock, do ijexá ao funk, do makulelê ao afoxé, a Turu é eclética e livre de preconceitos musicais. Seus artistas sonham com um mundo melhor, mais humano, mais lúdico, onde as manifestações populares tenham seu espaço garantido. E munidos de sua música, tratam de tornar esse sonho realidade!
Ensaios abertos:
22 de fevereiro, às 17h
Galpão 1961 – Rua Otto Niemeyer, 1961 – Camaquã
Entrada franca
26 de fevereiro, 20h
Quarta Nobre Imperadores do Samba – Padre Cacique, 1567 – Praia de Belas
Entrada Franca até 21h / depois das 21h ingressos a RS10,00
15 de março, 17h
Arvobar – Fernando Machado, 1200 – Centro Histórico
Entrada franca
Arrastão Turucutá 2024
Dia 22 de março – concentração às 14h
O local será divulgado em breve nas redes do grupo
Diretores: Amadeu Medina, Arthur Klassmann e Duda Lopes
Produção: Turu e Fruto Coletivo
Operação de som: Fábio Schein
Contato para shows e eventos: 51-99790-9769 com Artur
Redes da Turucutá:
https://www.instagram.com/turucuta/