De 20 a 25 de novembro, o público poderá conferir no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro uma programação repleta de riquezas da cultura amapaense, com direito a shows, oficinas, contação de histórias, rodas de conversa e exposição fotográfica. E o melhor: todas as atrações terão ingressos gratuitos
Durante seis dias, a cidade do Rio de Janeiro será palco de um pedaço da vibrante cultura do Amapá (AP), numa programação intensa e recheada de atrações imperdíveis, que irão mesclar shows, oficinas, contação de histórias, vivências, rodas de conversa e exposição fotográfica. De 20 a 25 de novembro de 2024, o projeto “Quilombo Groove – Preces, Louvores e Batuques do Quilombo do Curiaú”, que conta com patrocínio da BB Asset, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, irá ocupar, pela primeira vez, o Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro da cidade do Rio de Janeiro.
“O público carioca pode esperar uma imersão nas culturas populares, tradicionais e identitárias do Quilombo do Curiaú, no extremo norte do Brasil, que é o primeiro quilombo reconhecido/certificado do Estado do Amapá e o segundo do Brasil”, conta o produtor executivo e curador do projeto Claudio Silva. O evento tem classificação livre, e o melhor: o ingresso para todas as atrações será gratuito.
Esse grande encontro, que se inicia no Dia da Consciência Negra, propõe um mergulho na história, na arte e na música de uma comunidade que preserva as suas tradições e a sua identidade. O projeto tem como protagonista o Grupo Raízes do Bolão, fundado em 1999, que já percorreu 56 cidades das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e 49 cidades das regiões Sul e Sudeste, além de países, como Alemanha, França e Inglaterra, levando a sonoridade do Batuque e do Marabaixo. Sempre com o compromisso de valorizar os seus legados históricos.
“É com entusiasmo que anunciamos nosso apoio ao projeto ‘Quilombo Groove – Preces, Louvores e Batuques do Quilombo do Curiáú’, que celebra a rica cultura do Amapá. Valorizamos todas as formas de expressões artísticas, pois acreditamos que através delas promovemos um ambiente mais inclusivo e diversificado, onde todos podem se sentir representados”, afirma Mário Perrone, Diretor Comercial e de Produtos da BB Asset.
As atrações: shows, exposição, oficinas e muito mais
A programação começa na quarta-feira, dia 20, às 11h, com “Histórias do meu Quilombo”, uma contação de histórias por Esmeraldina dos Santos, que resgata memórias ancestrais através de relatos pessoais e dos seus antepassados. Às 15h, Adelson Preto conduz a vivência “Percursos sonoros coreográficos acerca do Marabaixo”, explicando a história e os instrumentos dessa tradição cultural.
Nos dias seguintes, o roteiro inclui mais contações de histórias, oficinas práticas de percussão e confecção de instrumentos com materiais recicláveis, além de rodas de conversa que discutem as influências étnico-raciais na música do Amapá. E nos dias 22, 23, 24 e 25 de novembro, sempre a partir das 19h, é a vez de assistir a shows dos artistas amapaenses Capitão Pupunha, Paulinho Bastos, MC Deeh, Brenda Melo, Sabrina Zahara, Pretogonista, Banda AfroBrasil e o Grupo Raízes do Bolão, que fazem uma fusão de ritmos tradicionais e contemporâneos no palco. As músicas regional e experimental, o rap, o reggae, o zouk, o cassicó, além de misturas com ritmos caribenhos, estão no repertório.
No dia do encerramento, os Grupos Raízes do Bolão e Realidade Negra, do Quilombo do Campinho (Paraty – RJ) se encontram para um bate-papo sobre as suas culturas populares e tradicionais.
Todos os dias, o público poderá visitar a exposição “Preces, Louvores e Batuques”, com fotografias de Paulo Rocha e curadoria de Claudio Silva. As 20 imagens capturam a essência das celebrações do Marabaixo e do Batuque, destacando as festas e os rituais que são patrimônio cultural amapaense. A exposição, que já passou pelo Recife (PE) e por Fortaleza (CE), estará aberta das 9h às 20h, no mezanino do cinema do CCBB, no térreo.
Entenda o que são o Marabaixo e o Batuque
O “Quilombo Groove” é uma oportunidade única para vivenciar a diversidade cultural do Brasil, evidenciando a importância do Marabaixo e do Batuque na formação da identidade amapaense.
O Marabaixo é uma manifestação cultural que mistura dança, música e espiritualidade, com batidas de tambores e cantos. Já o Batuque é tanto uma expressão religiosa quanto uma festa comunitária que celebra a ancestralidade afro-brasileira. O Quilombo Groove promove essa conexão entre tradição e modernidade, convidando o público a vivenciar a cultura do Quilombo do Curiaú, um dos mais importantes do Brasil.
PROGRAMAÇÃO
1º Dia – 20 de novembro
11h – “Histórias do meu Quilombo” (Contação de História) – Esmeraldina dos Santos
9h às 20h – Visitação da Exposição “Preces, Louvores e Batuques” – Paulo Rocha
15h – Vivência – Percursos Sonoros Coreográficos Acerca do Marabaixo – Adelson Preto
2º Dia – 21 de novembro
9h às 20h – Visitação da Exposição
11h – “Histórias do meu Quilombo” (Contação de História) – Esmeraldina dos Santos
15h – “Histórias do meu Quilombo” (Contação de História) – Esmeraldina dos Santos
16h – Vivência – Percursos Sonoros Coreográficos Acerca do Batuque – Pedro Bolão
3º Dia – 22 de novembro
9h às 20h – Visitação da Exposição
15h – Oficina de Percussão – Nena Silva e Ismael Biluca
19h – Abertura com Capitão Pupunha (40 Minutos)
19h – Show de Paulinho Bastos (80 Minutos)
4º Dia – 23 de novembro
9h às 20h – Visitação da Exposição
15h – Oficina de Confecção de Instrumentos com Materiais Recicláveis – Pedro Bolão
19h – Abertura com MC Deeh (40 Minutos)
19h – Show de Brenda Melo (80 Minutos)
5º Dia – 24 de novembro
9h às 20h – Visitação da Exposição
11h – Roda de Conversa: Interferências Étnico-Raciais na Música Amapaense – Alan Gomes, Hian Moreira e Edson Costa
19h – Abertura com Sabrina Zahara (40 Minutos)
19h – Show da Banda AfroBrasil (80 Minutos)
6º Dia – 25 de novembro
9h às 20h – Visitação da Exposição
14h às 19h – Intercâmbio/Troca de Saberes – Grupo Raízes do Bolão e Grupo Realidade Negra, do Quilombo do Campinho
19h – Abertura com Pretogonista (40 Minutos)
19h – Show do Grupo Raízes do Bolão (80 Minutos)
SOBRE O CCBB RJ
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. São 35 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a pluralidade das manifestações culturais e a inovação que a sociedade manifesta. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: pra tudo que você imaginar.
SOBRE A BB ASSET
A BB Asset, empresa do Banco do Brasil, é responsável pela gestão de mais de 1200 fundos de investimento para quase 3 milhões de pessoas que buscam realizar seus sonhos. Líder nacional no setor de fundos de investimento, detém aproximadamente 20% do mercado e administra um patrimônio líquido de R$ 1,7 trilhão*. Além disso, é reconhecida pela qualidade de sua gestão com as maiores notas das agências de classificação de risco Fitch Rating e Moody’s. Nossas soluções de investimento estão disponíveis para atender a ampla variedade de objetivos de nossos clientes. Como líder de mercado, entendemos nossa responsabilidade na atuação em prol dos desenvolvimentos ambiental, social, de governança corporativa e cultural. Com o objetivo de agregar valor à sociedade, a BB Asset patrocina iniciativas como a exposição “Quilombo Groove – Preces, Louvores e Batuques do Quilombo do Curiaú”. Porque, além de gerir ativos financeiros, investir em arte e cultura – para a maior gestora de fundos do Brasil – também é melhorar a vida das pessoas! E esse é o nosso propósito! BB Asset: busque mais para seus investimentos!
*Ranking Anbima Ago/24
SERVIÇO:
“Quilombo Groove – Preces, Louvores e Batuques do Quilombo do Curiaú“
Dias: de 20 a 25 de novembro de 2024
Imagens de divulgação: https://1drv.ms/f/s!Ag7pdYuT5ZpxhQ08p0jdatNBvwad?e=geMinF
Classificação: livre.
Ingressos gratuitos disponibilizados no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB.
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua Primeiro de Março, nº 66 – Centro, Rio de Janeiro/RJ
Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças).
Contato: (21) 3808 2020 | ccbbrio@bb.com.br
Mais informações em bb.com.br/cultura
Confira a programação completa também nas redes sociais:
x.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj | tiktok.com/@ccbbcultura