Carnaval SP: São Paulo foi o estado que mais licenciou shows e eventos no último Carnaval
Ecad faz campanha de conscientização para ampliar arrecadação de direitos autorais de música para destinar valores a compositores
No Carnaval de 2024, o estado de São Paulo se destacou ao licenciar o maior número de shows e eventos carnavalescos no país. Foram 1.198 shows licenciados que tiveram os direitos autorais de execução pública pagos e garantidos para os compositores que tiveram suas músicas tocadas durante a folia. Além disso, o estado paulista foi o segundo maior arrecadador de direitos autorais no Carnaval do ano passado, com um total de R$ 5,2 milhões. Para as festas deste ano, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) realiza visitas e ações de conscientização para ampliar a arrecadação e negociar com organizadores de shows e eventos.
“O Carnaval de São Paulo cresce a cada ano e os números de shows licenciados comprovam isso. Só na capital a Prefeitura fez uma previsão de que teremos mais de 760 blocos de rua. Isso sem contar com outros shows carnavalescos pela cidade. Por conta do volume de eventos, temos feito um trabalho de conscientização na capital e em outras cidades paulistas para cobrar os valores que os compositores têm direito para que suas músicas sejam utilizadas publicamente”, disse a gerente do Ecad que atende o estado de São Paulo, Karina Guerreiro.
Para garantir que compositores e artistas tenham seus direitos autorais respeitados quando as suas músicas tocarem durante a folia, o Ecad segue com sua campanha nacional de Carnaval “Direito autoral em dia também é um espetáculo!”, com o apresentador e ícone carnavalesco Milton Cunha como garoto-propaganda. A campanha está sendo veiculada nas redes sociais do Ecad e conta com landing page com informações sobre o licenciamento dos eventos. A ação é direcionada a quem vai utilizar música publicamente em programações e eventos carnavalescos e deve fazer o pagamento dos direitos autorais, como organizadores e promotores de shows, trios elétricos, blocos de rua, prefeituras, casas de espetáculos e outros.
Músicas mais tocadas
O Ecad fez um levantamento das músicas mais tocadas no Carnaval do estado de São Paulo no ano passado e foi possível constatar a diversidade musical paulista. A canção que os foliões mais ouviram em shows e tris elétricos foi o clássico de Tim Maia, “Não quero dinheiro”. “Eva”, de Cartavetrata, Umto e Ficarelli, e “País tropical”, de Jorge Ben Jor, fecharam o top 3.
São Paulo – Ranking das músicas mais tocadas no Carnaval em trios elétricos e shows em 2024