Coletivo japonês especializado na tradição do aizome realiza oficinas gratuitas no Sesc 24 de Maio em parceria com a JH SP
|
Em comemoração aos 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão, a Japan House São Paulo (JHSP) traz ao Brasil pela primeira vez o BUAISOU, coletivo de artesãos japoneses que se dedica à cultura do índigo (Persicaria Tinctoria), planta utilizada em tingimentos de tecidos e conhecida por sua coloração azul.
As oficinas em parceira com o Sesc 24 de Maio acontecem nos dias 27 de fevereiro, 8 e 9 de março e oferecem aos participantes a oportunidade de aprender sobre o índigo japonês e suas particularidades, além de experimentar na prática o processo de preparação de uma tina de tingimento. A atividade permite ao público brasileiro conhecer de perto a técnica milenar utilizada no Japão e compreender como ela reflete uma profunda consciência sobre sustentabilidade.
Baseados na província de Tokushima (Japão), desde 2015 os artesãos do BUAISOU dedicam-se à manufatura completa do índigo: cultivo, processamento até a etapa de tingimento, chamada de aizome. O coletivo já desenvolveu colaborações com várias marcas de renome internacional e já realizou oficinas para diversos públicos, no Japão e no mundo.
Além das oficinas um dos trabalhos do coletivo BUAISOU pode ser visto na exposição Princípios japoneses: design e recursos, em cartaz na Japan House São Paulo, localizada na Avenida Paulista, 52, até o dia 04 de maio de 2025, com entrada gratuita.
Sobre o Kakuo Kaji
Kakuo Kaji é artesão, artista do índigo e representante do BUAISOU. Natural de Aomori, estudou Design Têxtil na Universidade Zokei de Tóquio, onde teve seu primeiro contato com o tingimento natural. Após a graduação, integrou uma equipe de revitalização regional na província de Tokushima para aprofundar seus conhecimentos sobre o índigo japonês. Lá, aprendeu desde o cultivo da planta até a produção do sukumo, pigmento essencial para o tingimento. Em 2012, iniciou as atividades do BUAISOU, combinando tradição e experimentação. Três anos depois, fundou a empresa com sedes em Tokushima e Nova Iorque. Todas as criações do BUAISOU são produzidas por ele.
Sobre a Japan House São Paulo (JHSP):
A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki.
Desde 2017, a instituição promoveu mais de 48 exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de 3,5 milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações.
Serviço:
Preparo de tina de tingimento com índigo japonês
Data: 27 de fevereiro, quinta-feira, às 14h
Local: Oficinas (6º andar) – Sesc 24 de Maio, Rua 24 de Maio, 109, República – São Paulo Duração: aproximadamente 3 horas
Classificação etária: livre
Ingressos: retirada de senhas 30 minutos antes no local
Vagas limitadas. Gratuitas.
Nesta oficina será preparada a tina para tingimento com índigo japonês, que necessita passar por um processo de maturação. Desta forma, nesta oficina não haverá o tingimento de nenhuma peça.
A participação nesta oficina, não garante a participação nas oficinas de tingimento com índigo japonês a serem realizadas nos dias 8 e 9/março
Serviço:
Tingimento com índigo japonês e katazome
por BUAISOU e JHSP
Datas:
08/03, sábado, às 10, 14h e 18h
09/03, domingo, às 10 e 14h
Local: Oficinas (6º andar) – Sesc 24 de Maio, Rua 24 de Maio, 109, República – São Paulo Duração: aproximadamente 3 horas
Classificação etária: livre
Ingressos: retirada de senhas 30 minutos antes no local
Vagas limitadas. Gratuitas.
Acompanhe nossas redes:
Sesc 24 de Maio
Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo
350 metros do metrô República
Fone: (11) 3350-6300