Capacitação discute boas práticas e desafios da gestão cultural
A Escola Aberje de Comunicação, com patrocínio da Petrobras, vai oferecer em março o curso “Escola Aberje de Comunicação e Petrobras apresentam: A Importância dos Processos de Governança nos Patrocínios Culturais”. O objetivo da capacitação é qualificar profissionais na gestão de investimentos culturais incentivados, abordando aspectos legais, operacionais e estratégicos. As inscrições estão abertas e são gratuitas.
Com carga horária de seis horas, o curso será ministrado por duas especialistas no tema: Erica Morizono e Penélope Portugal. Morizono, comunicadora com mais de 20 anos de experiência, é especialista em planejamento estratégico e projetos incentivados. Líder da Solução Cultura, consultoria dedicada às áreas cultural e socioeducativa, já integrou o Comitê de Gestão Cultural da Aberje e o Seminário Aberje de Gestão Cultural. Penélope Portugal é diretora executiva do Instituto Usiminas desde 2016, especialista em Gestão de Projetos e Arte-Educação, com vasta experiência em investimento social privado, leis de incentivo e gestão de espaços culturais.
O programa do curso está dividido em três módulos.
No primeiro, “Introdução e Primeiros Passos na Governança de Patrocínios”, serão abordados os aspectos históricos das leis de incentivo à cultura, incluindo a Lei Rouanet e a Lei do Audiovisual, e suas regras para empresas patrocinadoras. Os participantes também vão discutir a relação entre ESG e investimentos culturais privados, com atividades práticas sobre esses conceitos.
O segundo módulo, “Prática Operacional dos Fluxos de Governança”, vai detalhar os processos internos das empresas para avaliação e seleção de projetos culturais, envolvendo áreas como comunicação, jurídico e tributário. Também tratará da formação de comitês para análise de propostas e do processo de formalização do relacionamento entre patrocinadores e proponentes.
No terceiro e último módulo, “Mensuração e Resultados Pós-Patrocínio”, os participantes aprenderão sobre a elaboração de relatórios de resultados, a verificação do cumprimento de contratos e a geração de indicadores internos e externos. O módulo também vai abordar a prestação de contas para comitês, acionistas e CEOs, destacando os desafios da gestão cultural.
Com um enfoque estratégico e prático, a capacitação busca aprimorar o conhecimento dos profissionais que atuam na gestão de investimentos culturais, garantindo maior transparência e eficiência nos processos.
Labs
O curso é parte de um projeto com a Petrobras que prevê a realização de quatro Labs, além desta capacitação. Até o momento, já foram realizados dois dos quatro Labs previstos. Em agosto de 2024, o Lab de Comunicação para patrocínio e apoio à Cultura discutiu cases e melhores práticas para patrocínio e apoio à Cultura, com a presença de profissionais do setor da Comunicação e da Cultura na sede da Aberje em São Paulo. Já em setembro, o Lab de Comunicação para Ações com Influenciadores discutiu como as empresas estão integrando influenciadores em suas estratégias de comunicação, reforçando a importância da humanização e da autenticidade no engajamento com o público.
Os Labs de Comunicação da Aberje são eventos imersivos voltados para o desenvolvimento de estratégias na comunicação corporativa. Eles reúnem profissionais e especialistas para explorar tendências e trocar experiências sobre desafios reais enfrentados pelas organizações.
Os Labs podem abordar temas como ESG, inovação, inteligência artificial, comunicação interna e reputação, sempre com um formato dinâmico que estimula a cocriação e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
Serviço:
Datas: 13, 20 e 27 de março de 2024
Aulas online às quintas-feiras
Horário: 9h – 11h
Carga horária: 6 horas
Inscrições gratuitas
Sobre a Aberje – A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação. A atuação da Aberje ultrapassa os limites do território brasileiro com participações ou presença nos boards de instituições internacionais como a Global Alliance for PR and Communication Management e Page Society, posicionando-se como um think tank da Comunicação Empresarial Brasileira.