- Levantamento do Banco Digital aponta que Pix e cartão de crédito são os meios de pagamento preferidos durante o período
- 72% dos entrevistados têm a intenção de usar o celular para pagamentos
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Pesquisa realizada pelo Mercado Pago – banco digital do Grupo Mercado Livre e patrocinador oficial do Carnaval de Rua de 2025 em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador – aponta que 78% dos entrevistados pretendem levar o celular para os blocos de rua durante o Carnaval. Além disso, os dados revelam que o cartão de crédito e o Pix são os meios de pagamento preferidos para a ocasião.
“A preferência pelo cartão de crédito mostra que a modalidade de pagamento segue sendo uma grande aliada em momentos de conveniência para o consumo dos brasileiros, no dia a dia e em datas grandiosas que movimentam a economia do país, como o Carnaval”, analisa Felipe Castano, head de marketing do Mercado Pago no Brasil.
Celular na folia
Segundo o executivo, o aparelho celular faz parte do dia a dia das pessoas e não seria diferente no Carnaval. “O celular é um item que está sempre junto aos foliões, seja para fotografar os momentos de diversão, se comunicar com os amigos e também realizar pagamentos do seu consumo durante a festa”, afirma. Segundo os números 72% dos respondentes pretendem realizar os pagamentos usando o aparelho, sendo que 41% prefere essa modalidade devido a praticidade e rapidez, enquanto 27% escolhem pagar com celular devido a segurança (não levar dinheiro em espécie).
No ano passado, nossos dados mostraram que 60% dos entrevistados costumavam levar o celular para os bloquinhos, já em 2025 esse número subiu para 78%, mostrando que o aparelho se torna cada vez mais indispensável.
O Mercado Pago oferece uma série de ferramentas de segurança para transações com celular. Desde autenticação em dois fatores, cadastro no programa Celular Seguro, biometria facial usando seu rosto ou digital para ativar o bloqueio do celular e a funcionalidade “Pessoa de Confiança”, que permite adicionar outra pessoa à sua conta, possibilitando que ela reporte casos de roubo ou perda do celular.
Ranking dos meios de pagamento
Quando perguntados sobre qual o meio de pagamento que pretendem usar durante o Carnaval, 41% responderam Pix, 38% cartão de crédito, 17% saldo em conta ou cartão de débito, 4% linhas de crédito e apenas 3% dinheiro em espécie.
Já quando o assunto é pagamento por NFC, o cartão de crédito por aproximação é a modalidade mais citada pelos entrevistados com 28%, seguido pelo cartão de débito por aproximação com 12% e 3% já usam o Pix por aproximação.
Planejamento financeiro e segurança
Com a popularização do celular como ferramenta para pagamentos, também cresce a preocupação com a segurança. O estudo mostra que 95% dos entrevistados costumam tomar algum cuidado especial com segurança ao realizar pagamentos via celular no Carnaval, como conferir os dados antes de confirmar a transação (54%) e ativar medidas extras de proteção no aparelho (50%).
Caso percam ou tenham o celular roubado, 76% disseram que a primeira providência será entrar em contato com a instituição financeira para bloquear a conta e o cartão, enquanto 15% trocariam as senhas e 8% apagariam os dados remotamente.
Intenção de gastos para o Carnaval é de R$200 por dia
Ainda de acordo com o levantamento, 41% dos respondentes têm o hábito de se programar financeiramente para datas como o Carnaval. A pesquisa revela ainda que 69% dos brasileiros devem gastar, em média, R$ 200 por dia em blocos de rua ou festas de Carnaval em 2025.
Benefícios financeiros também são atrativos
Além da segurança, os foliões também estão de olho em vantagens financeiras. O cashback aparece como um dos benefícios favoritos: 33% dos entrevistados preferem essa opção, enquanto 45% dão prioridade para descontos e 12% para promoções.
A pesquisa foi realizada entre janeiro e fevereiro de 2025 com mais de 3.100 pessoas em todo o Brasil.
Sobre o Mercado Pago
O Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, é um dos maiores bancos digitais do Brasil, atendendo mais de 56 milhões de usuários ativos mensais na América Latina (dados Q3/2024) com soluções de pagamento, crédito, investimentos, seguros e gestão de benefícios. Com operação no Brasil desde 2004, ao todo, o Mercado Pago está presente em sete países, incluindo Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai, onde contribui para a inclusão financeira e o fomento do empreendedorismo, permitindo que micro e pequenos negócios tenham acesso a financiamentos e serviços que os ajudem a prosperar de maneira mais justa. Consolidando sua oferta completa de serviços financeiros integrados no Brasil, o banco digital tem participado ativamente das inovações que transformam o futuro do setor, apoiando seus clientes e impulsionando empreendedores em suas jornadas. Ao investir no desenvolvimento de soluções que ampliam o acesso ao dinheiro de forma responsável, prática e segura, o Mercado Pago conecta ainda mais usuários aos benefícios do ecossistema do Mercado Livre, unindo o melhor do e-commerce e dos serviços financeiros em um só lugar.