De norte a sul, São Paulo conta com uma programação especial de 8 rodas de samba gratuitas
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, recomenda uma programação especial que reforça a relação da cidade com o samba, um dos ritmos mais enraizados em sua história. Entre os dias 14 e 16 de fevereiro, com horários entre 15h e 20h30, nas Casas de Cultura e no Centro Cultural Penha, uma programação gratuita, repleta de boa música, para treinar o pé e a voz para o Carnaval, e manter viva a tradição da cidade com o gênero.
No Centro Cultural Penha, Ricardo Reis celebra os 39 anos do grupo “Coisa de Família”, com uma apresentação marcada pela autenticidade do samba de raiz. Na Casa de Cultura Brasilândia, as “Filhas da Mãe África” promovem uma roda de samba que exalta as heranças africanas. Já na Casa de Cultura Freguesia do Ó, o grupo “Nova Raiz” apresenta sua fusão entre samba e espiritualidade.
A programação segue com o “Grupo Casa Nova”, que comemora mais de três décadas de samba na Casa de Cultura Guaianases, enquanto Rene Sobral leva os sambas de terreiro para a Casa de Cultura São Mateus. O Samba do Meio Dia, no M’Boi Mirim, promete uma roda animada, e, em Santo Amaro, Sergião Campiane traz um espetáculo que passeia pelos diversos estilos do gênero.
História
Os bairros paulistanos sempre foram protagonistas da trajetória do samba, inspirando canções populares que atravessam gerações e servem de palco para eventos que mantêm essa tradição viva.
Mais do que um ritmo, o samba na terra da garoa é um mapa sentimental da cidade, desenhado por histórias que atravessam gerações. De Adoniran Barbosa a Geraldo Filme, compositores que imortalizaram bairros icônicos como o Jaçanã (Trem das Onze), o Bixiga (Tradição), Brás (Samba do Arnesto) e a Barra Funda (Volta por Cima), retratando o cotidiano, os desafios e a alegria do povo paulistano.
E essa tradição segue viva nos encontros espalhados pela cidade.
Do centro às periferias, São Paulo reafirma sua vocação sambista, convidando o público a celebrar esse legado cultural em cada canto da cidade.
Como diz a canção, “Vai no Bixiga pra ver…”, mas também vá à Brasilândia, à Penha, ao São Mateus e a cada bairro onde o samba segue firme, contando e cantando a história de São Paulo.
Toda a programação cultural nos equipamentos administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa está disponível nas redes sociais e no site oficial da pasta.
Confira a programação dedicada ao samba:
Serviço:
CCM SANTO AMARO
Sergião Campiane – A História do Samba – Samba
Quando: 14/02 | 18h
Onde: Casa de Cultura Municipal Santo Amaro-Manoel Mendonça (Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434 – Santo Amaro, São Paulo – SP)
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Entrada: Grátis
O cantor Serjão e Banda apresentam um espetáculo cheio de ritmo e energia, trazendo o melhor da cultura brasileira. Os músicos irão tocar uma variedade de estilos de Samba, desde o Samba-Enredo até o Samba-Rock, mantendo o público dançando e cantando junto durante toda a apresentação.
CCM FREGUESIA DO Ó
Nova Raiz – Samba-Gospel
Quando: 14/02 | 20h30
Onde: Casa de Cultura Municipal Freguesia do Ó (Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 – Freguesia do Ó, São Paulo – SP)
Duração: 120 minutos
Classificação: Livre
Entrada: Grátis
O grupo Nova Raiz surgiu de uma oportunidade de louvar em ritmo de Samba, onde um grupo de amigos juntou-se para fazer um culto de jovens em uma igreja.
CCM M’BOI MIRIM
Samba do Meio Dia – Roda de Samba SDMD – Música
Quando: 15/02 | 15h
Onde: Casa de Cultura Municipal M’Boi Mirim )Av. Inácio Dias da Silva, s/nº – Piraporinha, São Paulo – SP)
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Entrada: Grátis
Em formato de Roda de Samba, o grupo formado por familiares e amigos pretende contribuir para a manutenção da nossa cultura popular, servindo de base para as novas gerações, assim esse espetáculo apresenta o cancioneiro de terreiros, com emblemáticos sambas de Zeca pagodinho, Paulo Cesar Pinheiro, entre outros que fazem alusão aos orixás do panteão africano.
CCM SÃO MATEUS
Rene Sobral – Terreirão do Sobral – Samba
Quando: 15/02 | 15h
Onde: Casa de Cultura Municipal São Mateus (R. Monte Mandira, 40 – Jardim Nove de Julho, São Paulo)
Duração: 90 minutos
Classificação: Livre
Entrada: Grátis
A apresentação conta com sambistas experientes e tem duração de 90 minutos com a interpretação de Sambas de Terreiro.
Dodô Santos – Carnaval – Cultura Cigana
Quando: 15/02 | 19h
Onde: Casa de Cultura Municipal São Mateus (R. Monte Mandira, 40 – Jardim Nove de Julho, São Paulo)
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Entrada: Grátis
Dodô Santos apresenta um show com um pouco de suas referências no Carnaval de São Paulo e Rio de Janeiro. Atualmente como intérprete da União Imperial (Grupo UESP) e União das Vilas de SBC, traz em seu repertório sambas antológicos do maior espetáculo da Terra.
CCM BRASILÂNDIA
Filhas da Mãe África – Quem Samba Fica – Samba
Quando: 15/02 | 18h
Onde: Casa de Cultura Municipal da Brasilândia (Praça Benedicta Cavalheiro, s/nº – Freguesia do Ó, São Paulo – SP)
Duração: 120 minutos
Classificação: Livre
Entrada: Grátis
Apresentação musical em formato de uma Roda de Samba com Samba de Roda que louva o Sagrado, estruturada e tocada por mulheres negras que fazem parte desse projeto de ressignificação cultural e dos batuques dos povos das diásporas africanas.
CENTRO CULTURAL PENHA
Samba em Foco, com Ricardo Reis
Quando:15/02 (Sábado) | 20h
Onde: Praça do Centro Cultural Penha (Largo do Rosário, 20 – Penha de França, São Paulo – SP)
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Entrada: Grátis
Ricardo Reis é ator, cantor, compositor e gestor cultural que sempre exaltou a velha guarda do samba. Nesta apresentação vem saudar e comemorar os 39 anos de carreira do grupo Coisa de Família, um dos mais antigos da zona leste.
CCM GUAIANASES
Grupo Casa Nova – O Samba que me Criou – Samba
Quando:16/02 | 15h
Onde: Casa de Cultura Municipal Guaianases (R. Castelo de Leça, s/n – Jardim Soares, São Paulo – SP)
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Entrada: Grátis
O Grupo Casa Nova vem com seu novo show: Comemorando 32 Anos de Samba, com sua Roda de Samba que contagia a todo o público, uma grande festa e celebração grandiosa. Irá trazer um baile dançante com diversos sambas autorais e também de grandes nomes do ritmo.
Sobre Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo – composto de 13 unidades – e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora – Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.