O evento acontecerá entre os dias 12 e 14 de fevereiro e discutirá a Preservação do Patrimônio Cultural e Museológico, além do Uso e Ocupação de Edifícios Históricos Adaptados para Fins Culturais
O Museu das Favelas, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pelo idg – Instituto de Desenvolvimento e Gestão, marcará presença no 13° Encontro Paulista de Museus 2025 (EPM 2025), um dos principais eventos do cenário museológico do Estado que acontecerá entre os dias 12 e 14 de fevereiro.
Com o tema “Construindo futuros”, o evento contará com uma programação diversificada e especialistas renomados. Além de fortalecer a importância dos museus como espaços de memória, educação e transformação social. É a oportunidade de debater a Política Estadual de Museus de São Paulo.
No dia 12 de fevereiro, o Museu das Favelas integrará o painel Preservação do Patrimônio Cultural e Museológico, a partir das 14h, com Vera Cardim (Museu das Favelas) e Eurípedes Júnior (Museu das Imagens do Inconsciente), e mediação de Mariana Boujadi (Museu do Folclore). A atividade discutirá os desafios e as boas práticas na gestão do patrimônio cultural e museológico, promovendo um diálogo essencial para o setor.
Já no dia 14 de fevereiro, das 15h às 18h, o Museu das Favelas, em parceria com o Museu Catavento, conduzirá um debate sobre Uso e Ocupação de Edifícios Históricos Adaptados para Fins Culturais. O encontro abordará experiências marcantes, como a trajetória do Museu Catavento e a recente instalação do Museu das Favelas em um espaço histórico. A programação contará ainda com uma visita técnica às exposições do Museu das Favelas
A participação do Museu das Favelas no EPM 2025 reforça seu compromisso com a valorização do patrimônio cultural e sua contribuição para discussões essenciais no cenário museológico paulista. A participação do Museu das Favelas no EPM 2025 reforça seu compromisso com a valorização do patrimônio cultural e sua contribuição para discussões essenciais no cenário museológico paulista.
“Acreditamos que é na escuta e na valorização das pluralidades que construímos futuros possíveis e, participar do EPM 2025, reforça esse compromisso, pois cada vivência e experiência amplia nosso olhar sobre o patrimônio cultural. O Museu das Favelas é um espaço onde todas as pessoas são bem-vindas, reconhecidas e ouvidas, porque é a partir dessas trocas que criamos conexões reais e inspiramos novos caminhos para os futuros”, afirma Natália Cunha, diretora do Museu das Favelas. Ricardo Piquet, presidente do IDG complementa: “Hoje estamos reapresentando e iluminando o nosso propósito: esperançar futuros possíveis. Uma construção coletiva de muitos, para muitos, mantendo a nossa essência, a nossa identidade e reforçando nossos valores. Este é o modelo de gestão para o idg, que envolve e compromete hoje… e certamente encantará a todos amanhã!”
O evento, de classificação livre, promete ser uma oportunidade enriquecedora para profissionais, pesquisadores e o público interessado na preservação da memória e identidade cultural.
Serviço
13° Encontro Paulista de Museus
Data: 12 a 14 de fevereiro
Local: R. Barra Funda, 171 – Barra Funda, São Paulo
Debate sobre Uso e Ocupação de Edifícios Históricos Adaptados para Fins Culturais
Data: 14 de fevereiro
Local: Largo Páteo do Colégio, 148 – Centro Histórico de São Paulo
É necessário a retirada de ingresso no site: Link
SOBRE O MUSEU DAS FAVELAS
O Museu das Favelas é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela organização social idg – Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Possui a missão de conectar e garantir o protagonismo das múltiplas favelas brasileiras, preservando suas memórias e potencializando suas produções culturais por meio de exposições, programações, ações educativas, pesquisa e difusão de informação.
Inaugurado em novembro de 2022, no Palácio do Campos Elíseos, o Museu reabriu no Centro Histórico de São Paulo em dezembro de 2024, com a exposição de longa duração ‘Sobre Vivências’.
Através de sua relevância cultural, o Museu das Favelas recebeu o Selo de Igualdade Racial 2024, que destaca iniciativas que promovem a equidade racial e a diversidade no mercado de trabalho. Também foi premiado pela APCA 2024, na categoria Música Popular – Projetos Especiais, com a exposição ‘Racionais MC’s: O Quinto Elemento’, sendo também eleita pelo Portal Pepper como a Melhor Exposição do Ano.
Localizado no Largo Páteo do Colégio, nº 148, o Museu das Favelas possui entrada gratuita, e funciona de terça a domingo, das 10h às 17h. Saiba mais em: museudasfavelas.org.br
SOBRE O IDG
Há 23 anos, o idg atua na gestão e desenvolvimento de projetos ambientais e culturais, sempre orientado pelas melhores práticas de Governança Corporativa Internacional. Atualmente, faz a gestão do Museu do Amanhã e Museu do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, Museu das Favelas, em São Paulo, e Paço do Frevo, no Recife.
Também foi responsável pela implantação do Memorial às Vítimas do Holocauto, revitalização do Sítio Arqueológico Cais do Valongo, ambos no Rio de Janeiro; e pelo desenvolvimento, implantação e gestão dos Parques Urbanos Santana e Macaxeira, no Recife, fomentando a conservação de áreas verdes no município. Ainda na capital pernambucana, implantamos o museu Cais do Sertão que reverencia o povo do Sertão e as obras do mestre Luiz Gonzaga.