[imagem: cortesia Fernanda Figueiredo]
Solidificando sua presença no cenário europeu, a pintora brasileira Fernanda Figueiredo é uma das concorrentes ao Neukölln Art Prize, na Alemanha, um prêmio que reconhece talentos que atuam ou vivem no vibrante bairro de Neukölln, importante centro artístico de Berlim. A premiação, que será realizada com uma exposição coletiva na Galerie im Saalbau, no dia 14 de fevereiro, contará com a participação de oito artistas de diferentes partes do mundo. Além de prêmios em dinheiro, o evento inclui um prêmio aquisitivo, que permitirá a incorporação de uma das obras ao acervo municipal de Berlim.
A artista também marca presença em Stein am Rhein, na Suíça, onde explora a relação entre a estética modernista brasileira e a vanguarda do dadaísmo europeu. A mostra Dada-Brasilis, que será inaugurada em 2 de março na Kulturhaus Obere Stubem, traz pinturas que propõem diálogos entre as curvas ousadas e cores vibrantes de Tarsila do Amaral e as formas geométricas de Sophie Taeuber-Arp, criando um espaço imaginário onde as duas célebres artistas se encontram.
Um interesse renovado pelo modernismo brasileiro na Europa se reflete em recentes exposições de grande escala, como a retrospectiva Painting Modern in Brazil, dedicada a Tarsila no Museu de Luxemburgo, em Paris, e a mostra Brasil! Brasil! The Birth of Modernism, no Zentrum Paul Klee, em Berna, Suíça, que neste ano chegou à Royal Academy, em Londres. Neste contexto, o trabalho de Fernanda se insere em um debate atual sobre a relevância e o impacto do movimento modernista na arte contemporânea.
“Dois morros”, acrílica sobre tela, 100 x 82 cm, faz parte da mostra “Dada Brasilis”, na Suíça.
[imagem: cortesia Fernanda Figueiredo]
Em março, Fernanda também participará da SPARK Art Fair, feira de arte em Viena, na Áustria, com um projeto solo no stand da OMA Galeria, que a representa no Brasil. O evento acontece entre 21 e 23 de março e conta com curadoria de Marina Fokidis e Christoph Doswald, que também foi curador da 4ª Bienal de Arte Industrial da Croácia, onde a artista foi destaque em 2023.
Com uma prática que mistura apropriação de referências da história da arte, arquitetura, design e paisagismo, Fernanda investiga temas como ecologia, urbanismo, política e a busca por significado e autenticidade em um mundo digitalizado. A artista já participou de exposições em países como Croácia, Suíça e Coreia do Sul, e seus trabalhos estão presentes nas coleções de instituições como MAM-RJ, MAES, MNBA e CICA Museum (Coreia do Sul).
Serviço
Neukölln Art Prize 2025
Local: Galerie im Saalbau – Berlim, Alemanha
Abertura e premiação: 14 de fevereiro de 2025
Exposição: 15 de fevereiro a 11 de maio de 2025
Site
Exposição “Dada-Brasilis”
Local: Kulturhaus Obere Stube – Stein am Rhein, Suíça
Abertura: 2 de março de 2024
Exposição: 3 de março a 15 de junho
Site
SPARK Art Fair Vienna
Local: Marx Halle – Viena, Áustria
21 a 23 de março de 2024
Site
Fernanda Figueiredo
OMA Galeria