Escola Pernambucana de Circo traz a São Paulo o espetáculo “Circo Science – Do Mangue ao Picadeiro”
Projeto homenageia Chico Science e os 30 anos do Movimento Manguebeat com apresentações, oficinas e intercâmbios culturais
A Escola Pernambucana de Circo (EPC), Organização da Sociedade Civil (OSC) com 28 anos de atuação na zona norte do Recife, estreia em São Paulo o espetáculo “Circo Science – Do Mangue ao Picadeiro”, com patrocínio do Programa Transpetro em Movimento. O projeto, que combina apresentações, oficinas formativas e intercâmbios artísticos, acontece entre os dias 4 e 8 de fevereiro, na sede do Instituto Pombas Urbanas, em Tiradentes.
A montagem da Trupe Circus, grupo artístico profissional formado por jovens que iniciaram suas trajetórias ainda crianças na EPC, presta uma homenagem a Chico Science e aos 30 anos do Movimento Manguebeat. Inspirado no álbum “Da Lama ao Caos”, o espetáculo utiliza dramaturgia e números circenses para propor reflexões sobre desigualdades sociais, enquanto celebra a diversidade e a cultura popular pernambucana e brasileira.
“Circo Science – Do Mangue ao Picadeiro” explora a força transformadora do Movimento Manguebeat, que desde os anos 1990 inspira juventudes periféricas a se expressarem por meio da arte e a enfrentarem desigualdades com criatividade e resistência. Sob a direção de Ítalo Feitosa e com trilha sonora de Chico Science, remixada pela equipe de Vibra DJ, a montagem é um manifesto de pertencimento e diversidade.
No dia 4 de fevereiro, das 14h30 às 17h, a Trupe Circus promoverá oficinas gratuitas de iniciação às artes circenses, com técnicas como acrobacias de solo, rola-rola, corda bamba e malabares, voltadas para crianças e jovens das comunidades de Tiradentes e educandos do Instituto Pombas Urbanas.
Já em 5 de fevereiro, das 10h às 17h, ocorrerá um intercâmbio artístico e cultural entre a Trupe Circus e o Grupo Palombar, com troca de experiências em técnicas circenses através da metodologia de formação das juventudes com a pedagogia do circo social (atividade exclusiva para os dois grupos). Ainda no dia 5, das 14h às 17h, será realizado um workshop gratuito sobre elaboração de projetos e leis de incentivo, ministrado por Fátima Pontes, coordenadora executiva da EPC.
No dia 7 de fevereiro, será apresentada a montagem “Circo Science – Do Mangue ao Picadeiro”, que une dramaturgia, números circenses e a história do Manguebeat, em uma celebração da cultura nordestina e brasileira. O espetáculo será realizado na sede do Instituto Pombas Urbanas, às 15h, para crianças e adolescentes e contará com tradução em LIBRAS.
Para encerrar, no dia 08 de fevereiro, sábado, às 19h, o espetáculo será para o público em geral. A apresentação tem entrada gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes do espetáculo na bilheteria do Pombas Urbanas.
Ficha Técnica
Produção: Escola Pernambucana de Circo
Direção: Ítalo Feitosa
Roteiro e dramaturgia: Fátima Pontes
Elenco: Ítalo Feitosa, Maria Karolaine, Gabriel Marques, Bruno Luna, João Fernando e João Vítor
Coreografias: Patrícia Costa e Trupe Circus
Música: Chico Science e Nação Zumbi, remixada por Vibra DJ e equipe
Iluminação: Felipe Braccialli e Tales Pimenta
Figurino: Marcondes Lima
Assessoria de Imprensa: Afeto Comunicação.
Serviço
Apresentações Circo Science – Do Mangue ao Picadeiro
Exclusiva para estudantes de escolas públicas e educandos de OSCs
Instituto Pombas Urbanas – Av. dos Metalúrgicos, 2100 – Cidade Tiradentes – São Paulo.
Data: 07/02. Sexta, às 15h.
Classificação: 06 anos
Público em geral
Instituto Pombas Urbanas – Av. dos Metalúrgicos, 2100 – Cidade Tiradentes – São Paulo.
Data: 08/02. Sábado, às 19h.
Ingressos: Grátis.
Classificação: 06 anos
Sobre a Escola Pernambucana de Circo
Fundada em 1996, a Escola Pernambucana de Circo é uma Organização da Sociedade Civil que promove inclusão social e formação artística através do circo, oferecendo oportunidades socioeducativas para formação humana, a crianças, jovens e adolescentes da zona norte do Recife.