Curta-metragem sobre sequestro de crianças ucranianas pela Rússia será exibido com bate-papo com jornalista correspondente especializada na guerra
Nesta sexta-feira (13), um grupo de ativistas da sociedade civil ucraniana estará presente no Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, para divulgação do curta-metragem “Return Me To My Dad”. Produzido e apresentado por profissionais engajados em causas humanitárias associadas à guerra entre Ucrânia e Rússia, o filme tem o objetivo de jogar luz às ações sistemáticas de adoção coercitiva de crianças ucranianas pela Rússia que as separam de suas famílias.
O curta-metragem é um projeto da Reckoning Project (Link), iniciativa de jornalistas, analistas e advogados ucranianos e internacionais dedicados a documentar crimes de guerra. Foi cofundado pelo Public Interest Journalism Lab em março de 2022. Desde então, jornalistas e pesquisadores baseados na Ucrânia coletam depoimentos de testemunhas dos supostos crimes de guerra e os registram de forma neutra, enquanto escritores e documentaristas ucranianos criam conteúdo multimídia com base nos depoimentos.
Após a exibição, haverá uma roda de conversa com a jornalista Nataliya Gumenyk, uma das fundadoras do Reckoning Project. O bate-papo será liderado pela jornalista, que também é autora e correspondente especializada em reportagens sobre conflitos relacionados à guerra. Como correspondente estrangeira, ela já fez reportagens sobre mais de cinquenta países, além de fazer reportagens sobre invasões e crimes de guerra desde 2014. Nataliya escreve regularmente para publicações como a Foreign Affairs, The Guardian, The Atlantic, The Washington Post, Rolling Stone, Die Zeit e Vanity Fair e é comentarista de veículos como CNN, MSNBC, Sky News, Radio Monocle 24 e outros meios de comunicação.
Esta ação está diretamente associada à causa defendida pela força-tarefa da Bring Kids Back, ”Traga as Crianças de Volta”, que é um plano de ação estratégico apoiado pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que une os esforços do governo ucraniano, países parceiros e organizações internacionais para trazer de volta as crianças que foram deportadas à força da Ucrânia. Para mais informações sobre o trabalho realizado, visite o site oficial: Link
Serviço:
Exibição do curta-metragem “Return Me To My Dad”
Diretores do filme:Iryna Lopatina, Angelina Kariakina e Lyuba Knorozok
Duração do curta: 10 min
Local: Museu da Imagem e do Som (SP)
Av. Europa, n° 158, Jardim Europa, São Paulo, SP
Data: 13/12/2024
Horário: 19h
Ingresso: Gratuito
Classificação indicativa: 16 anos