Jazz.Br – o jazz no domínio brasileiro
Salomão Soares & Vanessa Moreno
Dia 15 de Dezembro no Bourbon Street
Crédito Dani Gurgel
O pianista, compositor e arranjador Salomão Soares e a cantora e compositora paulista Vanessa Moreno celebram a parceria de quase cinco anos, em um novo espetáculo. Depois de lançarem ‘Chão de Flutuar’ (2019) e ‘Yatra-Tá’ (2021), o duo estará novamente no palco para apresentar faixas dos dois trabalhos e também algumas canções que farão parte do terceiro disco que será lançado em 2025. O mais expressivo dueto de jazz brasileiro da atualidade, prepara um repertório bastante diverso, incluindo composições de artistas como Rita Lee, Jackson do Pandeiro e Guilherme Arantes.
Logo no primeiro trabalho do duo, a crítica definiu o disco como uma “preciosidade”, ao trazer canções de diferentes estilos da música, com muito improviso tanto na voz como no piano, mas sem perder as sutilezas e o lirismo dessa pequena formação.
Sobre Salomão Soares
Nascido e criado em Cruz do Espírito Santo, interior da Paraíba, e atualmente morando em São Paulo, Salomão é pianista, arranjador e compositor. Vem se destacando como uma das grandes revelações da nova geração de instrumentistas brasileiros e já dividiu palco com nomes marcantes da música brasileira como Hermeto Pascoal, Toninho Horta, Hamilton de Holanda, Leny Andrade, Filó Machado, Nenê, Vinicius Dorin, Itiberê Zwarg, Arismar do Espírito Santo, Toninho Ferragutti (com quem gravou um disco em duo), entre tantos outros.
É vencedor do Prêmio MIMO Instrumental 2017, finalista do Piano Competition no Festival de Montreux 2017 – Suíça e vencedor do Prêmio Novos Talentos do Festival Savassi 2018, em Belo Horizonte (MG). Participou de diversos festivais ou turnês pelo mundo, como recentemente na Espanha, ao lado da cantora e compositora Vanessa Moreno e pelo Brasil todo, como no SESC Jazz, um dos mais renomados festivais de jazz da América Latina.
Sua discografia inicia com Alegria de Matuto – Salomão Soares Quarteto (2018), depois Toninho Ferragutti & Salomão Soares (2018) e ainda no mesmo ano, Salomão Soares & Nivaldo Candido Duo – Gravado e lançado na Suíça. Em 2019, lança Colorido Urbano – Salomão Soares Trio, Chão de Flutuar – Salomão Soares & Vanessa Moreno e em 2021, Yatra-Tá -Salomão Soares & Vanessa Moreno. Em 2023, lançou Baião de Dois, disco em duo, piano e zambumba, com Guegué Medeiros e Interior, seu álbum de piano solo. Recentemente, integrou o projeto Rosa dos Ventos, um espetáculo que levou ao palco quatro grandes pianistas como André Mehmari, Tiago Costa, Hercules Gomes, além de Salomão, realizado no Theatro Municipal de São Paulo. Em dezembro de 2022, se apresentou ao lado de Vanessa Moreno no Montreux Jazz Festival, na edição do Rio de Janeiro. Em novembro de 2023, realizou uma turnê de sete apresentações entre Portugal, Espanha e Bruxelas, apresentando o seu disco Interior, em renomados Teatros como a Casa da Música no Porto e Museu do Oriente, em Lisboa.
Sobre Vanessa Moreno
Vencedora do Prêmio Profissionais da Música Brasileira em 2017 e 2018 na categoria ‘Cantora’, e em 2021 como ‘Cantora’ e também ‘Autora’, Vanessa se destaca como uma das maiores revelações musicais no Brasil. Vanessa participou de diversas gravações e shows com artistas da música brasileira, como Gilberto Gil, Edu Lobo, João Bosco, Rosa Passos, Mônica Salmaso, Joyce, Renato Braz, Alaíde Costa, Dori Caymmi.
Durante a pandemia, Vanessa passou a fazer vídeos em duo com artistas e apresentações virtuais extraindo sons de objetos cotidianos, destacando-se e ganhando alcance nas redes sociais. Com o isolamento social, a cantora se reaproximou do instrumento que a levou para a música, o violão e lançou seu disco solo Sentido, que ficou entre os quatro mais ouvidos no Japão, no final do ano passado. Ainda em 2022, Vanessa subiu ao palco ao lado de Edu Lobo, à convite do próprio compositor, para espetáculos que contaram também com a participação de Ayrton Montarroyos. E em dezembro de 2022, ela cantou no Montreux Jazz Festival, na edição do Rio de Janeiro, com Salomão Soares.
Sua discografia inclui “Vem Ver (2013) e Cores Vivas – Canções de Gilberto Gil (2016)” com Fi Maróstica, o CD solo “Em Movimento” (2017); em duo com o pianista paraibano Salomão Soares “Chão de Flutuar” (2019) e “ Yatra-Tá (2021), CD solo SENTIDO (2021) e SOLAR (2023), indicado ao Latin Grammy 2023 na categoria “Melhor Engenharia de Gravação para Um Álbum”
O ano de 2023 foi bastante importante para Vanessa. No início do ano, a cantora foi convidada para fazer o show de abertura para Paulinho Moska e Zélia Duncan no Circo Voador, na capital carioca. Em março, lançou seu disco Solar e com ele, realizou diversos shows pelo país. Em setembro, Vanessa participou como convidada da São Paulo Big Band, da primeira edição do The Town, uma versão paulista do Rock in Rio, que reuniu grandes artistas e bandas de todo o mundo. Em outubro, participou do show de João Bosco no Montreux Jazz Festival no Rio de Janeiro, também do Festival CoMa, em Brasília, e ainda no mesmo mês, fez parte da programação do renomado festival Sesc Jazz. Em novembro, a cantora cantou ao lado de Edu Lobo na comemoração dos 80 anos do artista, em duas apresentações. Em 2024, além de voltar a cantar com João Bosco em duas apresentações em São Paulo, a cantora fez uma turnê com o pianista Salomão Soares, em Pequim e Xangai, no Blue Note China, em agosto de 2024.
Para ouvir: https://open.spotify.com/album
Vídeo: https://youtu.be/_t4pJ48VvNg https://youtu.be/4yVDn7XBw84
Redes sociais:
@vanessamorenooficial @salomaosoares13
O projeto Jazz.Br – o jazz no domínio brasileiro foi criado pelo Bourbon Street pensado em atender ao público que curte o jazz e seus derivados, feito por músicos nacionais. Também passeia pela boa música brasileira, trazendo não só grandes nomes, mas também os novos destaques da cena instrumental sempre no formato “na roda”, já consagrado na casa. Porém, durante a pandemia os shows serão no palco pela necessidade de distanciamento.
Já participaram do projeto Hermeto Pascoal, Raul de Souza, Cesar Camargo Mariano, Naná Vasconcelos, Rosa Passos, Banda Mantiqueira, Joabe Reis, Silibrina, Roberto Menescal, Amaro Freitas, entre muitos outros.
Realização : Bourbon Street e Prefeitura de São Paulo
Serviço
Local: Bourbon Street | Rua Dos Chanés, 127 – Moema – SP
Reservas na casa: Rua dos Chanés 194 – de 2a.f a Sábado das 10h as 18h e domingos das 12h as 16h – Sem taxa de conveniência
Fone para reservas: (11) 5095-6100
WhatsApp para reservas (somente texto): +5511 9 7060-0113
Data: 15/12/2024 – Domingo
Horário: 20h
Abertura da casa: 18h
Duração: 90 minutos aproximadamente
Couvert Artístico: R$ 60,00
Venda – Sympla – https://site.bileto.sympla.
Classificação indicativa: 18 anos e 16 anos acompanhado de responsável
Capacidade: 350 pessoas
Estacionamento: estacionamentos na região
Aceita todos os cartões de débito e crédito.
Acessibilidade motora
Ar condicionado e ventilação natural
Wi-fi – solicitar senha na casa
Homepage: http://www.bourbonstreet.com.