O Cinema Presente Na Praça visa democratizar o acesso ao cinema com projeções gratuitas em várias cidades do estado do Rio de Janeiro e é para toda a família
|
O município de Tanguá oferece cinema gratuito neste final de semana, 23 e 24 de novembro! Com o apoio da Cervejaria Cidade Imperial, o projeto Cinema Presente na Praça é um Ponto de Cultura que tem como objetivo democratizar o acesso ao cinema. Durante o evento, serão realizadas projeções gratuitas com pipoca para toda a família, levando a magia do cinema.
Segundo uma pesquisa da Ancine e da National Association of Theatre, há uma sala de cinema para cada 59 mil habitantes no Brasil. No município de Tanguá, no Rio de Janeiro, por exemplo, não há salas de cinema. Em um país onde o acesso à democratização do audiovisual ainda é limitado, os pontos de cultura se tornam essenciais. Eles desempenham um papel fundamental em um cenário onde a divulgação da própria cultura cinematográfica brasileira é, muitas vezes, escassa.
“Os cinemas itinerantes fazem parte do nascimento do cinema e dialogam com o futuro das projeções em espaços públicos, rechear essas projeções com cultura e educação é o desafio das exibições do audiovisual com entretenimento. Democratizar o acesso ao audiovisual somente não é suficiente, é preciso democratizar a experiência do cinema, grande projeções de filmes brasileiros, onde o acesso real à cultura é limitado, mais de 70 cidades do estado do Rio de Janeiro não possuem sala de cinema”, explica Felipe Flores, Idealizador do Ponto de Cultura do Cinema Presente.
Produzido pela FG3 Entretenimento com curadoria da Flores&Filmes, o Ponto de Cultura, agora, chega ao município de Tanguá, com o reconhecimento do Ministério da Cultura (por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural) pelos critérios estabelecidos na Lei Cultura Viva (13.018/2014), promovendo os direitos, a cidadania e a diversidade cultural no Brasil. Criado em 2020, o Cinema Presente promove o acesso gratuito à cultura cinematográfica em comunidades locais, a céu aberto nas praças das cidades, com sessões de cinema em espaços públicos, acompanhadas de atividades educativas e debates.
Um grande filme nacional que faz parte dos escolhidos para a exibição é “Nosso Sonho”, que retrata a história de amizade e superação de Claudinho e Buchecha no Funk Nacional. O filme será exibido em alta tecnologia, em um grande telão de LED de alta definição (6m x 3m) e sistema de som de cinema, todos de fabricação nacional. Antes das sessões de filmes, alunos de escolas públicas terão a oportunidade de criar suas próprias obras audiovisuais, que serão apresentadas em um telão. 20 alunos da rede pública participarão de uma hora de aula teórica e uma hora e meia de aula prática.
Serviços (Cinema Presente na Praça):
- 23/11/2024 (Sábado):
- Praça Robson Siqueira Nunes – Centro, Tanguá
- Oficina audiovisual: 14h
- 1º sessão do filme: 16h30
- 2º sessão do filme: 18h30
- Kit pipoca
- 24/11/2024 (Domingo):
- Praça Robson Siqueira Nunes – Centro, Tanguá
- Oficina audiovisual: 14h
- 1º sessão do filme: 16h30
- 2º sessão do filme: 18h30
- Kit pipoca
Sobre o Cinema Presente:
O Projeto Cinema Presente na Praça nasceu em 2020, e promove exibições itinerantes e gratuitas de filmes nacionais ao ar livre, em espaços públicos que carecem de acesso ao cinema. Até agora, já foi realizado em mais de 20 cidades do estado do Rio de Janeiro. Nesta edição de 2024, o projeto conta com o apoio da Cervejaria Cidade Imperial. O Cinema Presente também se orgulha de possuir o Selo Verde de sustentabilidade. A iniciativa é realizada pela FG3 Entretenimento, com curadoria da Flores & Filmes. Saiba mais, aqui!