Mês da Consciência Negra: Ricardo Jaheem conta histórias de empoderamento para crianças da Zona Norte
Atividade educativa valoriza a cultura negra com narrativas sobre identidade e ancestralidade
Crédito: Joedison Codeco
Rio de Janeiro – O escritor Ricardo Jaheem realizou, na terça-feira (5), uma apresentação especial de sua turnê de contação de histórias, na Escola Municipal Oswaldo Aranha, em Rocha Miranda, Zona Norte do Rio de Janeiro.
A atividade faz parte das comemorações do Mês da Consciência Negra e teve como foco estimular o empoderamento de crianças negras, por meio de narrativas que valorizam a identidade, a ancestralidade e a cultura afro-brasileira. Durante a sessão, os estudantes ouviram histórias dos livros Adebumi, Luena Gaba e Tio e Tia, publicados pelo autor em diferentes editoras (Aya, Bambolê e Nia), e que destacam temas de autoestima e pertencimento.
A apresentação foi a 50ª da turnê do educador em 2024, consolidando o trabalho de Jaheem na promoção da leitura e na valorização das culturas afro-brasileiras nas escolas públicas do país.
Além de ser um marco na carreira do escritor, o evento ocorreu em um local com fortes laços afetivos: a escola é a mesma onde sua mãe, tias e irmão estudaram. A professora que o alfabetizou, (Rosimeri de Castro), com quem ele mantém uma ligação até hoje, ainda leciona na instituição, e a escola fica próxima ao Morro do Faz Quem Quer, onde o autor nasceu e cresceu.
“Ver meus livros ganhando vida diante dos olhos dessas crianças me emociona profundamente. Cada história contada é uma semente plantada, um convite para que cada uma delas valorize sua identidade, sua ancestralidade e sua própria história”, destaca Jaheem.
Fotos e vídeos disponíveis aqui
Agenda em Juiz de Fora (MG)
O próximo passo da turnê levará a contação de histórias para Juiz de Fora, Minas Gerais, começando pelas Escolas Municipais Quilombo Palmares e José Calil Ahouagi, no dia 18 de novembro.
Sobre Ricardo Jaheem
Ricardo Jaheem é mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Atuou como pedagogo e coordenador de programas sociais do terceiro setor e é professor da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Já foi gerente de relações étnico-raciais da Secretaria Municipal de Educação (SME/RJ) e foi premiado pelo Conselho Municipal de Educação e pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro (Comdedine). Jaheem também recebeu a Medalha Carioca de Educação, um reconhecimento à sua atuação no campo educacional e cultural.
Conheça o instagram de Ricardo Jaheem