O Maracatu Truvão completa 20 anos e celebra essa data com um grande cortejo em Porto Alegre, dia 9 de novembro
Duas décadas de uma longa história de aprendizados com mestres pernambucanos e apresentações nos grandes eventos do calendário da cidade, como Feira do Livro e Noite dos Museus
Vinte anos é um tempo representativo para um grupo de cultura popular no Sul do Brasil. Um tempo de persistência, determinação e de acreditar na conexão da arte popular com seu público, sempre presente nas apresentações do Maracatu Truvão. Fundado em 14 de setembro de 2004, em Porto Alegre, o grupo se orgulha dessa trajetória, que começou tímida, em ensaios realizados no Parque da Redenção – onde ainda hoje realiza ensaios abertos com certa frequência – e ganhou corpo com suas apresentações envolventes. E é uma apresentação cheia de afetos e saberes aprendidos ao longo desses 20 anos que o Truvão oferece pra cidade no dia 9, em um cortejo dos grandes, com grupos e artistas convidados, como Paulo Romeu e o grupo Afro Sul de Música e Dança. Também o Umbuntu, de Alvorada, desembarca em Porto Alegre para comemorar junto os 20 anos do Truvão. No repertorio, músicas autorais, compostas por artistas gaúchos e pernambucanos, e ainda toadas de nações de maracatu de baque virado de Pernambuco, com as quais o grupo mantém ligação, como Estrela Brilhante do Recife, Porto Rico, Leão Coroado, Estrela Brilhante de Igarassu e Encanto do Dendê.
Desde 2007 o Maracatu Truvão tem como sede o ponto de cultura Afro-Sul Odomode, onde se apresenta regularmente nos Domingos Culturais, eventos já tradicionais do espaço. O grupo também participa ativamente da cena cultural da cidade, tendo integrado eventos como Noite dos Museus, Bienal do Mercosul, Feira do Livro de Porto Alegre e festivais. Além das apresentações, promove oficinas de percussão de maracatu.
Na levada do baque virado, o maracatu encurta as distâncias de um Brasil continental e multicultural, criando uma ponte que aproxima dois estados separados por quase quatro mil quilômetros de distância. Todos os anos, o Truvão promove oficinas e apresentações com mestres de algumas das principais nações de maracatu de Pernambuco. Ao longo dessas duas décadas de história, trouxe a Porto Alegre dezenas de mestres e percussionistas dos maracatus pernambucanos. Esse intercâmbio propicia também que integrantes do grupo conheçam as sedes e as comunidades em que estão inseridas as nações tradicionais. O grupo mantém também conexão com diversos outros grupos de maracatu espalhados pelos três estados do sul do país, participando de encontros e oficinas conjuntas.
No ano de seus 20 anos, está com uma programação intensa de oficinas com mestres e representantes dos maracatus brasileiros e também programação artística envolvendo apresentações, além do cortejo de 20 anos. É uma das atrações do Chisme Festival, dia 30 de novembro, e do Noite dos Museus, dia 7 de dezembro.
MARACATU TRUVÃO – Cortejo 20 anos
Dia 9 de novembro, às 15h30min
Parque da Redenção – saída do Parquinho de Diversões, na Rua José Bonifácio
Redes do Truvão:
https://www.instagram.com/maracatutruvao/
https://www.facebook.com/truvaomaracatu
https://www.youtube.com/channel/UC4R53SFAHTFIMbuKpm_4CXQ?app=desktop