Agenda gratuita inclui shows musicais de cantoras pretas, oficinas e diversas atividades comemorativas ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
|
Foto: Live Comunicação- Mart’nália
A CAIXA Cultural São Paulo apresenta uma programação especial para o mês de novembro, em comemoração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Serão três shows de grandes cantoras pretas, oficinas, mediações de leitura e contação de história que valorizam a cultura afro-brasileira.
Confira a programação completa:
Shows musicais:
Abrindo a programação especial, a cantora, sambista e compositora Mart’nália, vencedora de dois Grammys Latinos na categoria de Melhor Disco de Samba, fará três shows. No sábado, dia 02, serão duas apresentações, às 17h e às 19h, e no domingo, dia 03, às 19h. No repertório, canções recentes e clássicos que marcaram sua carreira. O público-alvo são pessoas a partir de 14 anos.
De 8 a 10 de novembro, às 19h, a cantora e atriz paulistana Virginia Rosa fará show para homenagear o centenário de nascimento de Paulo Vanzolini, intitulado “SORRISOS – Virgínia Rosa Canta Paulo Vanzolini”, onde interpretará canções como Ronda, Volta Por Cima, Cuitelinho e outros sucessos do compositor e zoólogo ilustre. As apresentações são recomendadas para pessoas a partir de 12 anos e a sessão do dia 10 terá interpretação em Libras.
Já entre os dias 22 e 24, às 19h, será a vez da cantora, compositora e bailarina baiana Nara Couto, que apresentará o show “Outras Áfricas”, com canções de compositores africanos e baianos em releituras contemporâneas, revelando a forma como a artista é impactada por essas influências. A classificação indicativa é livre.
Para os shows musicais, os ingressos serão distribuídos, no dia do espetáculo, uma hora antes do início de cada apresentação.
Oficinas
No dia 20 (feriado nacional da Consciência Negra) às 14h e dia 23 às 10h, acontece a Oficina de Confecção de Jogo da Memória com Símbolos Adinkras, originários dos povos Akan de Gana, conhecidos por seus significados profundos e por sua rica simbologia que representa valores, ideias e tradições importantes.
A oficina busca promover o conhecimento sobre esses símbolos, incentivando a criatividade e a aprendizagem por meio da confecção artesanal de um jogo da memória, que será confeccionado com carimbos artesanais.
Já nos dias 23, 24, 30 e 1° de dezembro, das 14h às 16h, será realizada a Oficina de Pintura: “Celebrando a Pele Negra” para formação artística de jovens e adultos com temática Afro Referenciada, valorizando a diversidade de tons de pele e a representação da cultura negra na arte.
As atividades oferecidas são gratuitas e as inscrições devem ser feitas no site CAIXA Cultural.
Mediações de leitura
Dias 9 e 16 de novembro, às 15h, a Mediação de leitura: Hora do Conto promove um encontro com a literatura afro infantil para comemorar o mês da consciência negra, com livros como “Meu Crespo é de Rainha”, de Bell Hooks, “Amoras”, de Emicida e “Obax”, de André Neves.
Contação de história
No sábado (23), às 14h, será realizada a Contação de histórias afro-infantil :Tum dum tum dum: Quando o corpo não para, que reúne leitura e atividade artística manual para crianças e suas famílias.
SERVIÇO:
CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo – SP
Horários: Terça a Domingo, das 9h às 18h
Inscrições para as atividades: Site da CAIXA Cultural
Telefones: (11) 3321-4400