HEINEKEN APRESENTA ENTREVISTA EXCLUSIVA COM ALAIN PROST SOBRE SUA RELAÇÃO COM AYRTON SENNA: “TODA VEZ QUE IA AO BRASIL, EU SENTIA CIÚME PORQUE ELE TINHA O PAÍS INTEIRO COM ELE”
Tetracampeão mundial e maior rival do piloto brasileiro nas pistas, Prost participa da nova campanha da marca que celebra o poder que Senna tem de unir os brasileiros
|
Foto: Divulgação Heineken
São Paulo, outubro de 2024 – Ex-piloto, tetracampeão mundial e maior rival de Ayrton Senna nas pistas, o francês Alain Prost é uma das estrelas (e surpresas) do filme “The Toast”, que homenageia o ídolo brasileiro. No filme, parte da campanha da Heineken® “Hoje e sempre nos unindo”, Prost faz declarações inéditas sobre o legado de Senna para gerações ao redor do mundo e relembra sua relação com o brasileiro em um bate-papo especial.
“Todo mundo se lembra da primeira vez que viu Senna correr na chuva do jeito mágico que ele fez.” Frases como essa são ditas por Prost durante a conversa, onde ele presta homenagem a Ayrton. Ele também expressa o desejo de compartilhar uma última Heineken® com Senna e relembra momentos inesquecíveis das corridas.
No backstage da campanha, o ex-piloto concedeu uma entrevista completa para a marca, que pode ser conferida abaixo:
- Você e Senna foram protagonistas de uma das maiores rivalidades da Fórmula 1. Como era o relacionamento de vocês fora das pistas?
É uma pergunta difícil. Nosso relacionamento era muito, muito bom no começo, quando ele entrou na Fórmula 1. E então tivemos alguns anos juntos, especialmente em 1988 com a McLaren, e depois com equipes diferentes. Em 1989, tivemos uma discussão, um mal-entendido, e não nos falamos por alguns anos. Então foram cerca de 3 períodos. Depois que me aposentei em 1993, durante todo o inverno tivemos uma grande conexão. Lembro que a maioria das conversas que tivemos e essa relação me ajudaram a entendê-lo, sua personalidade e seu desejo de me vencer. Eu entendo, entendo muito. O relacionamento, a maneira como estávamos juntos era muito diferente dependendo do período.
- Senna é o maior ídolo do Brasil. Por que você acha que ele tinha esse superpoder de unir todos os brasileiros?
Não estou surpreso. Ayrton era muito especial. Quando pessoas como eu, durante toda a minha carreira e depois, tinham companheiros de equipe, sabia como todos nós éramos, eu sempre colocava Ayrton de lado, porque ele era um piloto e uma pessoa especial. Ele trouxe muito para o povo brasileiro, eu percebo isso. Toda vez que íamos ao Brasil, quando brigávamos, eu podia ver que eu tinha um pouco de ciúmes de que ele tinha quase todo o país atrás dele. Isso não aconteceu comigo. Os brasileiros são grandes fãs, e obviamente a maneira como ele deixou o nosso mundo em 1994, eu posso entender que você tem que manter essa memória, essa conexão. Ele queria fazer muito, ele tinha feito muito pelas crianças, com o Instituto, as ideias que ele tinha para o futuro, é uma pena que não pudemos ver tudo. Ele foi capaz de fazer muito fora da Fórmula 1, e eu sinto que os brasileiros reconheceram e sabiam disso.
- Sr. Prost, se você pudesse tomar uma última Heineken com Senna, o que diria a ele?
Eu adoraria. Esse era o plano. Estávamos conversando no final de 1993 e no início de 1994, tínhamos uma conexão, mais de uma ligação por semana. Estávamos falando sobre o presente, o futuro e o que aconteceu no passado, mas não muito. Com certeza, se pudéssemos compartilhar uma bebida, eu teria muitas perguntas, muitas conversas. Foi realmente diferente; tínhamos personalidades diferentes depois de dividir aquele último pódio em Adelaide em 93. Há muitas coisas que eu gostaria de perguntar e saber, porque ele era uma pessoa muito misteriosa. Ele não queria ser meu amigo enquanto estávamos correndo porque me disse que tinha medo de que isso tirasse um pouco de sua motivação. Depois que eu me aposentasse, poderíamos nos divertir novamente, eu acho.
Clique aqui para assistir à entrevista completa.
Ficha Técnica “The Toast”
Cliente
Marketing: Beatrice Jordão, Fabrizio D’angelo, Carlos Mario Rico Franco, Laisa Valerio, Lucas Pires Barbosa, Eduardo Picarelli, Cecília Bottai, Guilherme Retz, Daniella Iebba, Nabil Nasser, Bram Westenbrink, Dolf van den Brin
Mídia: Fernanda Saboya, Williane Vieira
Brand PR: Adriana Teixeira, Camille Nunes, Pedro dos Reis Duarte
Le Pub Brasil
GLOBAL CEO: Bruno Bertelli
GLOBAL CCO: Cristiana Boccassini e Mihnea Gheorghiu
CCO & Partner: Felipe Cury
CSO & Partner: Aldo Pini
Executive Creative Director: Greg Kickow e Rafael Alves
Creative Director: Yan Prado e Leone Damiao
Copywriter: Victor Sotero
Art Director: Samoel Junqueira
Designer: Kayna Michelin
Creative Production Director: Carla Rossini
Senior Creative Producer: Brunno Cunha
Editor: Jesse Roscoe e Leo Sanches
Executive Operations & Business Director: Aline Garcia
Account Director: Juliana Dantas
Account Manager: Marinna Santos
Account Assistant: Rayani Tobias
Content Director: Dayana Texeira
Content Manager: Thais Vargas
Community Manager: Karina Silva
Head of Strategy: Mariana Coradi
Strategy Director: Marilia Duran
Strategy Manager: Mansur Atique
Media Director: Priscilla Leite
Media Manager: Jussara Bezerra
Media Supervisor: Lucas Gimenez e Fernando Brito
Media Coordinator: Carla Tassi
Media Assistant: Eric Bueno
Chief Communications Officer: Paula Ganem
Communications Manager: Mafê Malozzi
Produtora Rebolucion
Production Company: Rebolucion
Film Director: Armando Bo and Watta Hermanez
Executive Producer: Ciro César Silva
Line Producer: Chancho, Mariano Avellaneda and Alexandre Macen
Producers: Mariana Khuri and Lúcio Sulzbach
Production Coordination: Érika Andrade and Sarah Moura
1st Assistant Director: Juan Joaquin and Ana Claudia Azevedo
2nd Assistant Director: Amanda Barros
Director of Photography: Rolo
1st AC: Chile and Motinha
2nd AC: Ricardo Pedro and Caio Freitas
DIT (Digital Imaging Technician): Felipe Maciel Delgado
Production Designer: Frederico Alves
Art Assistant: Thais Russo and Mariana Naomi
Art Producer: Vinicius Marcial
Props Production: Mariana Hermann
Costume Production: Giovanna Moretto
Makeup: Carla Cristina Carrasco
Production Direction: Tatiana Ueda
Production Manager: Sara de Rizzo
Production Assistant: Livia Maria and Daniel dos Santos
Location Manager: Jefferson dos Santos and Gabriela Salgado
Set Dresser: Magosh and Diogo Telles
Casting Producer: Deborah Antunes
Best boy electrician: Walério Máximo and Álvaro Crispi
Best boy grip: Alexandre Fidelis and Gerlando Dos Santos Pereira
Post-Production Coordinator: Fernando de Souza Maria Laura Rodriguez (Rebolucion ARG)
Editor: Felix Soifer
Color grading: Bleach
Finishing: Da8ocho (Gabriel Mongardi)
3D: Butterfly
Finisher: Juliana Sánchez (Rebolucion ARG) / Rebolucion BR crew
Produtora DaHouse
Produtora de áudio: DaHouse Audio
Produção e direção musical: Lucas Mayer e Silvinho Erné
Narrador: Vina Mottecy
Mix e master: Rodrigo Deltoro
Atendimento e Coordenação: Carol Masseti e Andrea Oliveira
Trilha sonora
Título: Lean on me
Artista: Bill Withers
Published by: Universal Mus. Publishing MGB Brasil Ltda. em nome de Universal Music Works
Círculo CRM
Sócio & CEO: Luís Greco
Sócio & COO: Miguel Pires
Sócio & CMO: Pedro Castro
Account Manager: Camila Moura
Strategy Manager: Harumi Kavazaro
Creative Director: Polyana Tarquinio
Content Manager: Laryssa Neves
Marketing Cloud Specialist: Otavio Takahashi
Marketing Cloud Assistant: Luiz Balaminute
Data analyst: Matheus Fernandes
DENTSU – Digital Media
Executive Business Director: Caroline Bassi
Media Director: Raphael Cunha
Media Manager: Cleberson Luque
Business Manager: Aline Licen e Ana Carla Melo Sartori
Business Supervisor: Julia Santos
Media Supervisor: Jullyana Ferreira e Ana Paula Fernandes
Media Sênior Analyst: Maria Eduarda Custodio
Media Analyst: Vinicius Ratnieks Sganzerla
LEMA+ | Community & Influencer e Press
CO-Founder & COO: Letícia Zioni
Partner & CCO: Guilherme Maia
Account Manager: Maria Puebla
Services and Project Manager: Fe Klingelhoefer
Creative Strategy Manager: Felipe Vaitsman
Creative Strategy Coordinator: Sidney de Oliveira
Strategy Leader: Andrés Piza
Creative Strategist: Duma Pinheiro
Creative Copywriter: Stella Carvalho
Creative Art Director: Ruan Araújo
Creative Copywriter: Kenia de Mattos
Creative Art Director: Daniel Magalhães
Community & Influencer Leader: Gabriella Marçola
Community & Influencer Specialist | HNK Regular: Maiara Vieira
Community & Influencer Specialist | HNK 0.0: Lucas Martins
Community & Influencer Assistant: Guilherme Alves
Press Officer Manager: Luís Dolci
Press Officer: Mayara Grosso
Press Officer: Isabella Battistoni
Press Officer Assistant: Fernando Bocardo
Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, duas microcervejarias e também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG). No Brasil, o portfólio de bebidas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Amstel, Amstel Ultra, Devassa, Devassa Tropicaê, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. O portfólio de não alcoólicos inclui Heineken® 0.0, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.
Para obter mais informações, acesse www.heinekenbrasil.com.br e siga-nos no Instagram e LinkedIn.
Sobre a Senna Brands
A Senna Brands é uma empresa que integra grupo criado pela família do tricampeão para gerenciar os ativos vinculados ao piloto e às icônicas marcas Senna e Senninha. Por meio de produtos oficiais, experiências, homenagens, eventos e parcerias, a Senna Brands mantém o propósito de perpetuar o legado de Ayrton Senna e fazer com que os valores positivos de Senna sejam uma inspiração para fãs e as novas gerações. Em 2024, a marca prepara uma série de eventos para celebrar os 30 anos do legado do piloto e engajar a comunidade apaixonada de fãs e admiradores ao redor do mundo. Para mais informações, acesse o site.
Sobre Ayrton Senna
No esporte mais global e veloz do mundo, Ayrton Senna é considerado pela F1 o piloto mais rápido de todos os tempos. Seus expressivos números ajudam a explicar porque o piloto ganhou status de mito do esporte: foram três títulos mundiais de F1, 41 vitórias, 65 poles e 80 pódios entre 1984 e 1994.
Senna, no entanto, é muito mais do que apenas estatísticas e recordes: o brasileiro foi o responsável por alguns dos momentos mais mágicos da principal categoria do automobilismo mundial. Ayrton estabeleceu um novo patamar de excelência no esporte e foi um ícone na arte de ultrapassar seus próprios limites. Sua preocupação com um Brasil melhor, além de sua tradicional garra e determinação, dentro e fora das pistas, tornaram Senna diferente. Seu legado inspirou a criação do Instituto Ayrton Senna, que, há 30 anos, tem como missão desenvolver pessoas e preparar o ser humano para a vida no século 21 em todas as suas dimensões por meio da educação.
Sobre a LePub
A LePub, agência do Publicis Groupe, foi criada combinando excelência criativa com a melhor experiência em dados, mídia e tecnologia da indústria. Acreditamos na transcendência das comunicações tradicionais, com foco em ajudar as marcas a se integrarem à vida cotidiana das pessoas, oferecendo experiências culturalmente relevantes, alimentadas por amplos dados globais e criatividade de classe mundial. Reconhecida como a “Agência Criativa do Ano” pela WARC em 2022 e 2023, e listada no ranking Contagious Pioneers de 2022, a LePub é o lugar onde as marcas encontram a cultura.