Toda a programação do festival é gratuita e prossegue até o dia 16 de fevereiro, nas dependências do Espaço SerArá, em Aracati-CE.
Público prestigia abertura do Curta Canoa em Aracati (Foto: Alysson B.)
Na noite desta terça-feira (11/02), a cidade de Aracati, no Ceará, reafirmou sua vocação sociocultural com a inauguração de mais um importante equipamento, o Espaço SerArá. O novo espaço passa a integrar a agenda de entretenimento da região, fortalecendo a cultura, a prática ao esporte, aos campeonatos de xadrez, arte marcial, dança, palhaçaria e a exibição de audiovisual. É nesse cenário de pura arte que o público aracatiense poderá acompanhar, até o dia 16 de fevereiro, a 14ª edição do Festival Latino-Americano de Canoa Quebrada – Curta Canoa. Toda a programação tem acesso todo gratuito.
Durante a solenidade muitas vozes em favor do festival. O representante do governador do Estado do Ceará, Leandro Maciel, Coordenador de Política para as Artes, da Secult-CE, frisou o quanto é importante realizar festivais pelo interior e destacou que essa parceria com o festival terá vida futura e longa. Outra fala importante foi do consultor cultural, Xauí Peixoto, que parabenizou a iniciativa e o compromisso do coordenador do festival, Adriano Lima, com a cultura.
Já o cineasta e coordenador do evento, Adriano Lima, agradeceu todo o apoio recebido para a realização do festival e aproveitou a ocasião para anunciar a próxima edição, que ocorrerá de forma simultânea em Aracati e na praia de Canoa Quebrada. Entre os discursos, o historiador Anterinho fez um breve histórico do local, bem inspirador, que permanecerá ativo para todos os cidadãos aracatienses presentes na plateia.
Programação
O 14º Curta Canoa apresentará nesta quarta-feira, dia 12, uma programação diversificada de produções. Inicia pela Mostra Infantil, às 18h30, trazendo animações como Coaxo, que conta a história de um sapinho despertado por um barulho misterioso; Diamantes de Acayaca, que revisita uma lenda mineira conectada ao Império Inca; e A Baleia Mágica, que narra as aventuras de três crianças com uma baleia mágica. Em seguida, às 19h, acontece a Mostra Dragão do Mar, com filmes cearenses, exibindo Urubu Aterrado, que revisita memórias de uma favela aterrada; Poeira, com três histórias de saudade e medo; e Quilombo de Ubaranas: Memórias e Sementes, sobre a luta quilombola em Aracati-CE. Já a Mostra Competitiva começa às 20h, trazendo Única Saída, que aborda o impacto do decreto que permitiu a compra de armas; O Brilho Cega, em que dois homens buscam uma botija de ouro; e Domicílio, inspirado em uma música de Charles Wellington. Serão exibidos ainda Vão das Almas, Mãe e Sistema Isolado.
Diretor marca presença
O diretor do filme Urubu Aterrado, o cearense Cristóvão Francisco de Sousa, que faz parte da Mostra Dragão do Mar, passou pelo festival em Aracati, e comentou “ser um prazer fazer parte desse festival tão importante para gente e para o nosso Nordeste”.
Confira a programação completa do festival no site www.curtacanoa.com e nos canais digitais: @curtacanoa ; @espacoserara
Quem faz
O evento é uma realização do Instituto Social de Arte e Cultura do Ceará – ISACC, e da J. A. Lima Produções Artísticas e Cinematográficas. Conta também com parcerias do grupo do Fórum Nacional dos Festivais Brasileiros e da Rede de Festivais do Ceará, além do patrocínio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Cultura do Estado. Assessoria de Comunicação: Dégagé.
Serviço:
Local: Espaço SerArá – Cultura e Esporte no Aracati
Endereço: Rua Coronel Alexanzito, 257/1 – Centro
Horário de exibição: 18h30
Entrada: acesso gratuito