13° Congresso de Educação Antirracista discute a importância
de políticas públicas para a promoção da igualdade racial
O evento faz parte da Virada da Consciência, que acontece de 16 a 20 de novembro, na cidade de São Paulo.
Nos dias 18 e 19 de novembro, no campus da Universidade Zumbi dos Palmares, acontece o 13º Congresso de Educação Antirracista. O evento tem como objetivo promover uma reflexão profunda sobre temas importantes para a sociedade contemporânea, com foco na educação, no combate ao racismo e nas políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade racial.
A programação contará com mesas redondas, conferências e apresentações que abordam o papel transformador da universidade pública, a sociedade e o racismo, o impacto das políticas afirmativas, a educação antirracista, entre outros assuntos relevantes.
A abertura do Congresso terá como tema central “A universidade pública como agente de transformação e o compromisso de combate ao racismo”. O intuito dessa mesa é destacar a importância de as universidades discutirem temas como editais de intercâmbio para negros e negras, bolsas específicas e sistemas formais de fortalecimento de líderes comprometidos com a formação e o impulsionamento desses talentos.
“Temos que seguir na luta contra o racismo, pois entendo que é uma responsabilidade coletiva e urgente. A universidade tem um papel fundamental ao estar na linha de frente desse enfrentamento. O 13º Congresso Antirracista é um espaço essencial para aprofundarmos nosso compromisso com a justiça social, a igualdade racial e o combate a todas as formas de discriminação. Ele amplia o debate e nos desafia a transformar o conhecimento acadêmico em ação concreta, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e antirracista. Não podemos esperar por mudanças, precisamos ser a mudança”, explica José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares.
No total, serão seis mesas de discussão, com a participação de importantes personalidades acadêmicas e culturais de diversas áreas. Os temas abordados incluirão ainda o combate ao racismo estrutural, a importância das cotas e ações afirmativas, o racismo ambiental, entre outros, além de espaços dedicados às artes, à cultura e à religiosidade afro-brasileira.
“A educação antirracista é a principal forma de combater toda e qualquer expressão de racismo na escola e nos territórios. Ela ajuda a combater a exclusão escolar, e garante o direito à educação e o desenvolvimento integral de todas e todos os estudantes. Essa ação é realizada através do reconhecimento e valorização das várias contribuições dos afro-brasileiros, em todas as áreas do conhecimento, no Brasil e no mundo. Somente assim construiremos uma sociedade mais igualitária e menos violenta”, afirma Guiomar de Grammont, curadora do 13º Congresso de Educação Antirracista.
Confira a programação completa:13º Congresso de Educação Antirracista Dia 18/11
- 19h – Abertura
Reitor José Vicente, Professora Francisca Rodrigues e Elisa Lucinda. - Sala 1
- Mesa 1: A Universidade Pública como Agente de Transformação: O Compromisso de Combate ao Racismo
Participantes:- Ms. Amarílis Regina Costa da Silva (Advogada, Doutoranda na Faculdade de Direito da USP)
- Ms. Juliana Maria Costa (Administradora, Doutoranda na FEA-RP da USP)
- Dr. Rogério Monteiro de Siqueira (Docente e Diretor da área “Mulheres, Relações Étnico Raciais e Diversidades” – PRIP,USP)
- Dr. Rodrigo Correia do Amaral (Sociólogo, e participante da criação do Programa de Pós-Doc para Pesquisadores Negros na USP)
- Heitor Antônio Paladim Júnior (Doutor em Geografia Humana da USP)
Mediação: Professora Guiomar de Grammont
- 20h30 – Sala 1
- Mesa 2: Imaginário, Artes e Narrativas de Resistência e Transformação Social
Participantes:- Mara Edith Pó Mac Kay Dubugras Machado (Mestre em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi e Professora da Faculdade Zumbi dos Palmares)
- Gina Monge Aguilar (Doutora em Artes Cênicas da USP e Professora da UNICAMP)
- Priscila Leonel (Doutora em Artes e professora na UNESP)
- Gabriel Sant’Anna (Mestrando em Docência, UNESP)
Mediação: Prof. Amilton Jesus dos Santos
Dia 19/11
- 19h– Sala 1
- Mesa 3: Sociedade e Racismo
Participantes:- Odair Marques da Silva (Doutor em Ciências da Cultura pela UTAD de Portugal)
- Renata Soares da Luz (Mestra em Cuidado e Inovação Tecnológica em Saúde pela UNICAMP)
- Cláudio Marques Silva (Doutor em Educação pela UNICAMP e Coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Justiça Racial, Ambiental e Mudanças Climáticas-CEPRacial/UZP)
Mediação: Prof. Odair Marques da Silva
- 20h30 – Sala 1
- Mesa 4: Educação Antirracista: Cotas e Ações Afirmativas
Participantes:- Júlio César Carvalho Soares (Especialista em História e Cultura Afro-brasileira da SME/RJ)
- Helen Regina Fernandes (Especialista em Cultura e Educação para as Relações Étnico Raciais pela USP)
- Camila Aparecida Souza Santos (Especialista em História, Ciência, Ensino e Sociedade pela IFABC)
- Moacir Silva de Castro (Doutor e Mestre em Educação e professor do IFSP)
Mediação: Professor Luciano Machado Rodrigues
- 19h – Sala 2
- Mesa 5: Tradições Religiosas e Culturais Decoloniais
Participantes:- Claudia Marina Magalhães Rocha (Mestre em Políticas Públicas, pela UMC e professora na Universidade Zumbi dos Palmares)
- Letícia Aparecida Ferreira Lopes Rocha (Mestra em Ciências da Religião pela UNIFESP)
Mediação: Professor Amilton Jesus dos Santos
- Dia 19 – Sala 2
- 20h30 – Mesa 6: Racismo Ambiental e Justiça
Participantes:- Nadir de Campos Júnior (Procurador de Justiça Criminal e professor de Ensino Superior)
- Marcos Alexandre de Lima Oliveira (Mestre em Humanidades, Direito e Outras Legitimidades pela USP, advogado e professor na Universidade Zumbi dos Palmares)
- Cristiana Marinho da Costa (Doutoranda em Ensino de Ciências pela USP)
Mediação: Professora Thamires Martins da Silva Orefice
Serviço:
13º Congresso de Educação Antirracista
Dias: 18 e 19, a partir das 19h.
Local: Universidade Zumbi dos Palmares – Universidade Zumbi dos Palmares (Av. Santos Dumont, 843 – Bom Retiro)
Sobre a Virada da Consciência 2024
A Virada da Consciência foi criada em 2018 pela Universidade Zumbi dos Palmares durante as comemorações da Semana da Consciência Negra. O projeto é realizado pela instituição de ensino e também com o apoio de muitos parceiros. A Virada da Consciência é um marco na celebração e reflexão sobre a cultura afro-brasileira e a luta contra o racismo. Em 2024, a 7ª Virada da Consciência acontece de 16 a 20 de novembro na cidade de São Paulo e presta homenagem ao Zumbi dos Palmares e aos 20 anos da Universidade Zumbi dos Palmares. Durante cinco dias são oferecidas diversas ações culturais, educacionais, esportivas, de lazer e entretenimento para todas as idades. Entre os eventos estão o Troféu Raça Negra, a FlinkSampa – Festa Internacional do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, a Corrida e Caminhada da Consciência entre outros.
Visite Link
E siga nossos perfis nas redes sociais.
Instagram: @viradadaconsciencia @flink.sampa @trofeuracanegra
Facebook: Link
Link
Link