Com mais de 40 painelistas e palestrantes, conteúdo exclusivo, atrações musicais e culturais, evento contou com a participação de convidados como a Ministra dos Direitos Humanos e executivos de grandes empresas
|
A 10ª edição do Fórum Brasil Diverso, que há uma década discute e promove a equidade, diversidade e inclusão no ambiente corporativo, reuniu milhares de pessoas no Memorial da América Latina para discutir equidade racial e inclusão no ambiente corporativo. O evento foi realizado nos dias 31 de outubro e 01 de novembro, tendo como tema “Passado, Presente e Futuro das Ações Afirmativas e Políticas Públicas e Privadas de Inclusão”.
Na abertura, Maurício Pestana, CEO do Fórum, lembrou os desafios enfrentados para concretizar o Fórum Brasil Diverso ao longo dos anos. “Há dez anos, enfrentávamos barreiras para sensibilizar empresas e setores públicos sobre a importância da diversidade e da inclusão. Hoje, fico feliz ao ver muitas dessas organizações com políticas estruturadas voltadas para a equidade racial”, disse.
O evento também contou com a participação da ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, que destacou o papel das empresas na promoção de um ambiente mais diverso e igualitário. “Pesquisas mostram que organizações diversas têm uma capacidade de inovação até 600% maior”, afirmou, apontando a importância da responsabilidade social e ambiental no setor privado para a construção de uma sociedade mais justa.
Entre os painéis de destaque, “O Futuro tem que ser Negro” trouxe executivas negras em posições de liderança, abordando os desafios e a resiliência de profissionais afrodescendentes. Roberta Anchieta, Diretora de Administração Fiduciária do Itaú, Leticia Esmagnoto, Gerente Sênior de Governança e Transformação da Vivo, e Valquiria Lima, Gerente B2B Iplace do Grupo Herval, compartilharam suas experiências sobre o enfrentamento de preconceitos e a importância de políticas afirmativas nas empresas para aumentar a representatividade racial em cargos estratégicos.
No segundo dia de Fórum, o painel “Recursos Humanos e os Desafios da Busca do Profissional Negro” reuniu líderes do setor para discutir práticas de recrutamento inclusivas e a necessidade de treinamentos sobre letramento racial. Já no painel “Sustentabilidade, Racismo ambiental e a pauta ESG”, a influenciadora Nátaly Neri alertou para a relação intrínseca entre raça e sustentabilidade, afirmando que a degradação ambiental afeta desproporcionalmente as populações negras.
Encerrando o evento, a palestra magna “O Futuro já é Preto” com Luana Ozemela, Vice-Presidente de Impacto e Sustentabilidade do iFood, reforçou o compromisso de grandes empresas com a inclusão racial como pilar estratégico. O Fórum Brasil Diverso reafirma-se como um dos principais espaços para o avanço das políticas de inclusão, promovendo uma transformação efetiva e contínua no cenário corporativo brasileiro.
SOBRE O FÓRUM BRASIL DIVERSO
Realizado há dez anos pela Revista Raça, o Brasil Diverso é uma iniciativa que atua como catalisadora de tendências voltadas para a equidade, diversidade e inclusão no mundo corporativo e na sociedade como um todo. Pioneiro nas discussões sobre inclusão racial no mundo corporativo no Brasil, o fórum traz temas relevantes e de vanguarda, bem como reúne e articula junto aos principais atores do ecossistema para direcionar políticas em prol da equidade racial no País.