Por Marcio Zeppelini
O Elogio
Poucos meses depois de se mudar para uma pequena cidade, uma mulher reclamava a seu vizinho sobre o péssimo serviço que havia recebido de uma mercearia local. Ela sabia que seu vizinho era amigo do proprietário e esperava que ele transmitisse sua queixa.
Na visita seguinte que ela fez à mercearia, o proprietário a recebeu com um largo sorriso e disse o quanto estava feliz em vê-la novamente. Esperava que ela estivesse gostando de sua cidade e, ainda, disse que teria imenso prazer em ajudá-los a se estabelecerem. Atendeu pronta e eficientemente o pedido que ela fez.
Mais tarde, a mulher relatou a miraculosa mudança para seu novo amigo.
– Suponho que você tenha dito a ele como achei ruim seu atendimento, não disse? – ela perguntou.
– Bem… na verdade, não – respondeu o vizinho – A bem da verdade, espero que não se importe, disse-lhe que você estava surpresa de ele ter conseguido montar numa cidade pequena uma das mercearias mais bem dirigidas que você já havia visto. E que você adorou o atendimento que ele lhe deu.
A palavra transforma!
Qualquer palavra dita ou gesto feito transforma uma realidade. Após uma frase que você disse, seja ela qual for, o mundo já não será igual 10 segundos atrás. Aquilo que você vê não tem mais como “desver”. Aquilo que você falou não tem como ser “desfalado”.
Então, reflita antes de dizer qualquer coisa: Como você quer o mundo daqui 5 minutos? Como você quer que a pessoa à sua frente reaja à sua declaração? Prefira sempre fazer um elogio à uma crítica, e acredite: você pode se mostrar insatisfeito com algo elogiando.
Imagine que você esteja num almoço de família e aquela tia que você ama pergunta: “e então, como está o almoço hoje?”. Se você começar dizendo que a carne está sem sal e depois dizer que o risoto de abobrinha está fantástico, não terá o mesmo efeito do que se você disser em ordem contrária. Busque tudo o que você pode elogiar e, no meio desses “afagos”, coloque aquilo que, na sua opinião, poderia melhorar.
“Nunca comi um risoto de abobrinha tão delicioso… Realmente fantástico. A carne está no ponto que eu gosto e o sabor de alho dá um toque legal. Para meu gosto, eu colocaria só mais um pouquinho de sal”.
Assim é no almoço em família, assim é com as atitudes de seu filho, assim é no gerenciamento de uma equipe. Elogie mais, critique com sensatez.
Entenda: A crítica é de extrema importância (para a sua tia cozinhar melhor, para o crescimento de seu filho ou para sua equipe atingir cada vez metas maiores. Mas ela precisa saber ser colocada na hora certa, da maneira certa).
Abraços com muitos elogios, beijos sem críticas! E uma vida cheia de Atitude para você!
De seu amigo ZEPPA!
Em tempo: neste mês te darei um presente…. Aguarde!
Aquilo que você falou não
tem como ser “desfalado”
Marcio Zeppelini
Marcio Zeppelini – empreendedor nato em várias frentes, que atua com PNL (Programação Neurolinguística) e é também palestrante com grande bagagem e experiência nesses temas que mencionei antes (saiba mais sobre ele AQUI). É também empresário e presidente da Rede Filantropia.