O Dia do Trabalho é historicamente comemorado no dia 1 de maio.
Pensando nessa data, preparamos a coleção Trabalho na Pós-Modernidade, que reúne 10 títulos, de filmes e episódios de séries, que trazem diferentes pensadores para abordar o trabalho em diálogo com reflexões sobre o capitalismo, a tecnologia e a economia na era pós-moderna.
O trabalho é um tema que costuma surgir nos vestibulares, geralmente ligados a conceitos como o de pós-modernidade e globalização. O tema pode ser abordado nas aulas de Sociologia, Filosofia, Geografia e História, especialmente nas etapas finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
O Tamanduá Edu acredita que pensar a noção de trabalho durante o período escolar é importante para que os alunos desenvolvam uma consciência crítica em relação a seus futuros profissionais.
Confira três títulos que fazem parte da coleção, que está aberta para serem assistidos gratuitamente por educadores cadastrados:
“Indústria e inovação” (2020): este episódio da série “Cidades Possíveis” se dedica a pensar sobre o forte desenvolvimento das tecnologias a partir da década de 1970 e as consequências do uso crescente de tecnologias de informação nas grandes cidades do mundo.
“Richard Sennett” (2015): desta vez, o foco do episódio da série “Incertezas críticas” é Richard Sennett, professor de Sociologia na London School of Economics e de Humanidades na New York University, que fala sobre as relações entre trabalho no século 21.
“Paul Virilio – Pensar a Velocidade” (2008): Reflexões sobre velocidade com um dos principais teóricos no assunto, Paul Virilio. O documentário pensa sobre como a velocidade do mundo online colocou em questão todos os aspectos da nossa vida cotidiana.