4 produções cinematográficas para entender a família real britânica
Polêmicas e mistérios cercam a família, que já foi tema de diversos filmes e séries
Emma Corrin como princesa Diana na série The Crown (Crédito: Netflix/Divulgação)
A família real britânica sempre chamou a atenção, mesmo daqueles que estão longe dos domínios da monarquia. Envoltos em polêmicas, um senso de realeza e até algumas teorias da conspiração, os integrantes da família e sua história já foram – e continuam sendo – assunto para diversas produções cinematográficas, que adaptam e contam alguns momentos importantes da história.
The Crown
A série, em exibição pela Netflix, conta com quatro temporadas e é uma das produções mais aclamadas quando o assunto é a família real britânica. O enredo fala sobre a vida da Rainha Elizabeth II dos anos 1940 aos tempos modernos, passando por momentos polêmicos, intrigas políticas e fatos históricos importantes do século XX. A trama é baseada em acontecimentos reais, mas com um toque de ficção.
Duas Rainhas
Dirigido por Josie Rourke e lançado em 2019, o filme conta a história de vida de Mary Stuart, rainha da Escócia, e Elizabeth Tudor, rainha da Inglaterra, que vivem uma relação complexa quando tem suas realidades interligadas após eventos importantes que podem ameaçar o trono de Elizabeth por Mary, que tem direito à coroa inglesa, caso a rainha não tenha herdeiros.
O Discurso do Rei
Lançado em 2011 e dirigido por Tom Hooper, o longa conta a história do Rei George VI, que contrata Lionel Logue, um fonoaudiólogo, para lhe ajudar a superar a gagueira que o acompanha desde os 4 anos. Os dois tornam-se amigos e o rei confia em Logue para ajudá-lo a fazer um importante discurso no rádio no começo da Segunda Guerra Mundial. O Discurso do Rei ganhou sete prêmios BAFTA e quatro Oscars, sendo eles melhor filme, melhor diretor, melhor ator e melhor roteiro original.
Colin Firth como Rei George VI no filme O Discurso do Rei (Crédito: Divulgação)
The Tudors
A série, que teve início em 2007 e acabou em 2010, foi um drama baseado na história do rei Henrique VIII da Inglaterra, e teve como assunto principal as dinâmicas do reinado e os relacionamentos de Henrique VIII, que teve ao longo de sua vida um total de seis esposas – a maioria com um fim de vida trágico. Com um enredo interessante e visual pensado com cuidado, a produção é ideal para quem gosta de dramas históricos com muita liberdade na hora de contar sua narrativa.
As produções inspiradas pela família real britânica não param por aqui. Um novo drama biográfico sobre a princesa Diana está previsto para ser lançado ainda em 2021, e será estrelado por Kristen Stewart.
Para quem deseja conhecer pessoalmente os cenários das tramas retratadas nestas produções, é possível visitar a maioria dos lugares, que tem como localização principal os países do Reino Unido. É importante se planejar com antecedência para este tipo de viagem, que deve ser pensada para acontecer em um momento mais seguro, longe da pandemia. Algumas estratégias, como adquirir passagens aéreas promocionais de madrugada, colaboram para economizar.