6 em cada 10 brasileiros consideram a cultura como fator primordial
69% acreditam que o investimento em cultura significa retorno social, educacional e humanístico
As academias também entraram na lista de atividades ainda em 2023 para 86%
|
O que o brasileiro gosta de fazer para se divertir? De acordo com o estudo “Cultura e Lazer – 2023”, conduzido pela Hibou – empresa de pesquisa e insights de mercado, comportamento e consumo – com 1500 brasileiros, o cinema (23,4%) e o teatro (23%) surgem como as primeiras atividades culturais que espontaneamente vêm à mente. As duas atrações são seguidas de museus (13,7%), música (6%) e shows (4,3%).
Em um país rico e diverso em manifestações artísticas, 6 em cada 10 brasileiros consideram a cultura primordial em suas vidas. Para 55% a história está relacionada à cultura de um país; 32% afirmam que o entretenimento cultural é a melhor forma de apreciar a vida; e 24% concordam que marcas privadas devem ter responsabilidade cultural. 47% também apontam que nenhuma atividade cultural deve incentivar o preconceito e 44% apoiam o respeito a qualquer forma de expressão cultural. Apenas 2% veem a cultura como fator opcional e não necessário.
“O brasileiro gosta de aproveitar as manifestações artísticas e tem orgulho disso. Com tantas atividades, há uma pulverização das preferências, mas o cinema e o teatro possuem uma diversidade de estilos e se tornam as principais opções para se divertir e adquirir conhecimento”, afirma Ligia Mello, coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou.
Considerando os gastos mensais com teatro, cinema, streaming, livros, museus, shows, e tudo que dá acesso à cultura, 66% contabilizam investimento de até R$200, e apenas 11% direcionam mais de R$400 para atividades deste tipo, por mês.
2023 está acabando, mas ainda há promessas na lista de intenções para os últimos meses, e consequentemente para o início de 2024. No TOP5 dos lugares que os brasileiros pretendem frequentar estão: academia (86%); igreja e/ou congregações religiosas (83%); restaurantes e/ou padarias para almoço (75%); restaurantes ou bares para happy hour ou jantar (71%); e parques públicos (65%).
Com uma companhia – e de carro – é melhor. E 47% gostam de ser acompanhados pelas famílias; 36%, a dois; e 31% gostam de ir com os amigos. Já 19% preferem fazer as atividades sozinhos. Para cada um dos programas, 73% optam por carro e 30% por transporte de aplicativos. Os adeptos dos transportes públicos somam 21%, sendo 13% de ônibus e 8% de metrô. A pé (9%), carona (5%), táxi (2%) e bicicletas (1%) também foram citados.
Para crianças, o cinema é a preferência de entretenimento. 12% dos entrevistados afirmam ter crianças em casa, e 63% deles apontam as telonas quando é hora da diversão do público infantil. Em primeiro lugar ficaram as idas ao shopping center e a parques públicos, para 76%, cada. Os espaços kids com camas elásticas e outros brinquedos também foram lembrados por 33%.
Já para os 10% que convivem com adolescentes, o cinema sobe na preferência para 78% desse público. Os shoppings centers despontam para 76%, mas os parques públicos caem para 58% para os mais grandinhos. Com uma idade mais elevada, o público juvenil já indica os shows como preferências, representados por 40%.
Cultura é relevante para uma sociedade, em diversos sentidos. 69% acreditam que o investimento em cultura oferece retornos sociais, educacionais e humanísticos e, 50%, acredita que investir em cultura traz um bom retorno econômico para a sociedade. Quanto aos responsáveis pelos incentivos, 68% dos brasileiros acreditam que os governos devem lidar com as opções de cultura e 57% pensam que é a iniciativa privada. Além disso, metade (50%) acredita que um bom uso para o dinheiro seja investir um percentual do imposto para projetos culturais. Já 35% concordam que todo projeto cultural deve ter uma parte que seja doada para os menos favorecidos.
Metodologia
A pesquisa “Cultura e Lazer – 2023” foi conduzida com a Hibou, em Setembro de 2023, por painel digital, e obteve 1500 respostas de todo o Brasil. O resultado apresenta 2,5% de margem de erro a 95% intervalo de confiança. Faixas etárias 36 a 45 anos (25%); 46 a 55 anos (23%); mais de 56 anos (23%); 26 a 35 anos (17%); e até 25 anos (12%).
Sobre a Hibou:
A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e insights, atuante há mais de 16 anos no mercado brasileiro. A empresa trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor para produtos, serviços e cotidiano. A Hibou com sua expertise produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 25 anos de experiência. Entre seus principais produtos estão: pesquisa (qualitativas, quantitativas; exploratórias; de profundidade; de campo; dublê de cliente; NPS; CSat; NEV,teste de produto e hábitos de consumo e outros), análise e insights em dados já coletados, desk research e tendências baseadas em contexto.