O seu site da sua empresa é a porta de entrada para o mundo dos negócios online. É o meio pelo qual o seu público conhece os seus valores, missão e visão sem precisar de uma visita física ao escritório.
Através dele, as pessoas entendem mais sobre o seu negócio, suas normas de conduta, políticas, causas defendidas, cultura organizacional e o perfil das equipes que nela trabalham. A partir disso, julgam se há identificação ou não com as formas de atuação da empresa antes de tomarem uma decisão.
As pessoas visitam o seu site por diversas razões; por isso, é de extrema importância que as informações estejam organizadas no site de forma intuitiva, clara e de fácil acesso.
Seja para consumir conteúdos sobre a área de atuação da empresa, para conhecer melhor os produtos e serviços oferecidos ou para entender melhor a forma como a empresa trabalha e gere suas equipes, é importante que o visitante encontre todas as informações facilmente, fornecendo todos os insumos para que ele tome a sua decisão, seja para compra, o compartilhamento de conteúdos, indicações ou se candidatar à uma vaga na empresa.
Divulgação de vagas e seleção de pessoas
É comum colocar uma área de talentos ou “trabalhe conosco” no site, onde encontram-se as as vagas disponíveis e o perfil procurado pela empresa. Antes de realizar a candidatura, é interessante que o candidato passe por algumas perguntas ou testes de perfil para uma pré-filtragem. Assim você já identifica e elimina casos em que o candidato se enquadra ou não aos requisitos da vaga e realiza entrevistas mais assertivas.
Também são bastante praticadas as seleções por etapas, em que o candidato, após a aplicação, recebe em seu e-mail ou através do próprio site, uma sequência de desafios que o classificam ou não para a próxima etapa. Nesses desafios você pode colocar questões e tarefas relacionadas às competências e habilidades exigidas para a vaga, bem como identificar reflexos dos valores da empresa no perfil do candidato.
Participação do site da sua empresa na gestão de pessoas
Além de receber bem o seu público, o site da sua empresa também pode atuar de forma importante no trabalho interno de gestão e desenvolvimento de pessoas. Para começar, é importante que o site tenha uma seção que contenha a descrição dos cargos, cultura organizacional e do perfil buscado pela empresa.
Isso vai ajudar como lembrete das condutas a serem seguidas por todos os profissionais que trabalham no local. É uma forma de reforçar as ideias globais da empresa e o que ela espera que seja cultivado e contemplado em qualquer uma das funções realizadas.
Também é possível colocar uma seção interna, em que os funcionários podem encontrar informações sobre o plano de cargos e salários, estrutura hierárquica, avaliações sazonais de desempenho, processos do sistema de avaliação e feedbacks de supervisores e gerentes.
Pode, ainda, disponibilizar atendimento online pelo setor de Recursos Humanos através de download de documentos, atualização de cadastro, comprovantes, agenda de reuniões e avisos sobre planejamento e execução de eventos.
Reforçar a comunicação interna também é uma prática que agiliza e otimiza os processos. E você pode automatizar tudo através do seu site, basta ter as ferramentas adequadas e qualidade no serviço de hospedagem contratado.
Desenvolva competências
O site da sua empresa também pode trabalhar o desenvolvimento de competências dos colaboradores. É possível criar um painel interno em que o funcionário poderá realizar treinamentos, cursos, ter acesso a tutoriais e guias para executar as suas funções da melhor forma, bem como desenvolver novas aptidões para assumir novos cargos.
Você pode, inclusive, criar grupos para o desenvolvimento de projetos internos, que trarão benefícios aos processos e rotinas e ainda contribuirão para o patrimônio intelectual da empresa. A delegação de líderes para projetos internos estimula a criatividade e incentiva o sentimento de liderança nos funcionários, aumentando dessa forma, a motivação e engajamento entre os colegas de trabalho.
Outra prática comum é a criação de uma plataforma de livros digitais, na qual os funcionários podem ter acesso a diversas literaturas condizentes com a sua área e terem a possibilidade de discussão, adaptação e aplicação prática dos conceitos aprendidos.
Universidades corporativas
As universidades corporativas também são uma forma estratégica de capacitar pessoas. Elas costumam ser subsidiadas pela própria empresa e disponibilizadas apenas para colaboradores e indivíduos ligados a ela.
Apesar da palavra universidade remeter a estruturas físicas, ela geralmente é 100% online, onde são ensinados conteúdos densos e específicos que podem ser aplicados às diferentes funções exercidas em cada área da empresa.
As universidades corporativas são caracterizadas por seus conteúdos inovadores, atuais e criativos, que estimulam o pensamento crítico e a aplicação prática dos conceitos, com o intuito de moldar funcionários altamente competentes e capacitados para o ambiente de negócio da organização.
Comunicação interna e endomarketing
A comunicação interna é de extrema importância para manter os colaboradores atualizados, engajados e motivados na organização, despertando o sentimento de pertencimento, uma vez que eles ficam por dentro de tudo o que acontece na empresa.
O sistema de comunicação interna pode ser feito através de newsletters pelo e-mail corporativo, painéis informativos, portais e avisos circulares. Ela permite o engajamento da equipe em ações de endomarketing nas épocas sazonais, como o Natal, por exemplo.
E também permite coletar informações para decisões que envolvam toda a equipe através de formulários, realizar enquetes, organizar eventos, divulgar a participação da empresa em premiações e concursos, releases e divulgação de clipagens da empresa na mídia.
O site da sua empresa pode ajudar muito na gestão e no desenvolvimento de pessoas. Para isso, você precisa de uma plataforma robusta de tecnologia em hospedagem de sites, que comporte todas as aplicações e funcionalidades necessárias para o desempenho ideal das ações da empresa. Aprenda como criar um site passo a passo.
Procure uma empresa com servidores de alta performance e velocidade para hospedar o seu site com segurança e não corra o risco de ter todo o seu trabalho prejudicado, seja por carregamento lento, backups recorrentes ou uma baixa taxa de uptime mensal.