Versão para a composição de Vitor Ramil, a música inspirou o nome do seu disco ‘O Sexo do Vento’
Dude São Thiago apresentou em maio seu disco de estreia: O Sexo do Vento. O álbum traz releituras de canções consagradas da música brasileira entrelaçadas com textos inéditos escritos por Dude. O trabalho do cantor e ator busca unir a canção com a poética. A poesia está também presente na narrativa visual do novo videoclipe com sua versão para a música “Invento” (https://www.youtube.com/
Em cena, com Dude, estão Guto Petry e o cavalo Pingo, entre outros cavalos. Guto é referência no Brasil da Doma Índia, uma técnica para domar cavalos sem o uso da força, castigos ou de punição dolorosa. Ao invés disso, o domador faz uso de movimentos corpo-a-corpo com o animal.
Invento foi gravado nas paisagens dos pampas gaúchos, em meio a pastos e árvores centenárias, com direção e concepção de Emerson de Lucca Brandt e Dude e direção de fotografia de Rinaldo Martinucci. Rinaldo e o Emerson trabalharam planos fechados, especialmente na captação da doma, com planos amplos, destacando a natureza do entorno.
“Há mais de dois anos venho acompanhando o trabalho de doma índia realizado pelo gaúcho Guto Petry, que aprendeu este método junto a comunidades indígenas da América do Sul e o trouxe ao Brasil. É um trabalho admirável, que faz uso de um corpo-a-corpo com o animal, numa dança que os conecta espiritualmente. Um transforma o outro. Guto topou prontamente meu convite para participar e decidimos gravar em seu rancho nos pampas gaúchos onde, além de belos cenários, nos deparamos com cavalos, cachorros e uma comunidade muito forte, que vive uma relação com a natureza radicalmente diferente da maioria das pessoas urbanas. Escutar o galopar dos 17 cavalos passando por mim enquanto eu dançava, foi um êxtase, a energia é indescritível. A letra de Vitor Ramil é pura poesia e fala da coragem trazida pelos ventos que vêm de fora de nós, para que aceitemos nossa interioridade, a criatividade singular que cada um carrega em si. Me servi ainda, da famosa versão gravada por Ney Matogrosso como inspiração e bússola”, compartilha Dude.
