Mais do que uma celebração, o Carnaval brasileiro é um fenômeno cultural que se reinventa a cada ano. Em 2025, criatividade, tecnologia e sustentabilidade prometem transformar a festa, com inovações que vão surpreender milhões de foliões e espectadores no Brasil e no mundo. De hologramas e realidade aumentada a iniciativas sustentáveis e digitalização dos tradicionais desfiles e blocos, o Carnaval deste ano reforça sua posição como referência global em entretenimento.
Segundo a Prefeitura do Rio, são esperados mais de 6 milhões de foliões e 482 desfiles em blocos de rua ao longo de 37 dias de festa, de 1º de fevereiro a 9 de março.
Para Kauana Neves, Client Services Director da another, agência de comunicação estratégica com a maior oferta de serviços na América Latina, o Carnaval 2025 será um marco na digitalização da festa. Com plataformas de streaming como o YouTube, o evento tem o potencial de alcançar qualquer canto do planeta, enquanto a realidade virtual deve proporcionar experiências imersivas, permitindo que os espectadores sintam a energia dos desfiles, mesmo à distância.
“As marcas têm a chance de se destacar nessa transformação digital, desenvolvendo ativações interativas e experiências virtuais que fortaleçam seu vínculo com os consumidores de forma inovadora e marcante”, destaca Kauana Neves.
A personalização também ganha um novo foco: aplicativos especializados vão permitir que foliões experimentem fantasias em realidade aumentada antes de comprá-las, facilitando o planejamento do look festivo.
A sustentabilidade é outro pilar do Carnaval 2025. De acordo com representantes das escolas de samba, itens como fantasias e alegorias seguem três destinos principais: reutilização ou reciclagem, venda ou doação, ou descarte como última opção. Estima-se que até 30% desses materiais sejam reaproveitados em outros carnavais.
“O Carnaval é uma vitrine global, e as marcas podem demonstrar seu compromisso com a sustentabilidade por meio do uso de materiais ecológicos em suas ativações, colaborações com artistas locais e práticas de produção responsáveis”, ressalta Neves.
Escolas de samba também estão aderindo a medidas ecológicas, como o uso de iluminação LED de baixo consumo nos desfiles e a mobilização de mais de 7.500 varredores para garantir a limpeza das ruas antes, durante e após o evento.
Em um evento profundamente enraizado na identidade brasileira, a apropriação cultural é um tema delicado. Marcas que desejarem se conectar com o Carnaval precisam agir com respeito e autenticidade, colaborando com artistas, designers e músicos locais. “A chave está em celebrar a diversidade do Carnaval sem reforçar estereótipos. Trabalhar com talentos locais agrega credibilidade e gera conexões genuínas com o público”, reforça enfatiza a especialista da another.
O Carnaval 2025 será muito mais do que uma festa: será uma expressão de criatividade, tecnologia e consciência ambiental. As marcas que souberem se integrar com propostas inovadoras e autênticas terão a chance de brilhar na maior celebração do mundo.
Sobre a another:
Fundada em 2004 por Jaspar Eyears e Rodrigo Peñafiel, a another é uma agência independente que tem como objetivo revolucionar a comunicação estratégica por meio de campanhas poderosas e eficazes para posicionar várias marcas perante seus públicos. A another conta com serviços integrados de relações públicas, comunicação digital, influencer marketing, mídias sociais, branding, inbound marketing e marketing de conteúdo, criação e design, pesquisa e inteligência de mercado e experiências de marca. A agência atua em unidades de negócio especializadas, classificadas em: moda, beleza, estilo de vida, consumo massivo, tecnologia, luxo, cultura, entretenimento, saúde e bem-estar, turismo e corporativo.
A another faz parte da Constellation Global Network e PRORP, e foi reconhecida com vários prêmios, como o SABRE Awards e o Latin American Excellence Awards. Possui escritórios no México (Casa another na Cidade do México), Argentina (Buenos Aires), Brasil (São Paulo), Chile (Santiago), Colômbia (Bogotá), Estados Unidos (Flórida), Panamá (Cidade do Panamá) e Peru (Lima), com atuação na Bolívia, Canadá, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Jamaica, Paraguai, Porto Rico, República Dominicana, Trinidad e Tobago, Uruguai e Europa܂Para mais informações, visite a página da another e siga suas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.