Para diversificar o planejamento das férias, confira alguns passeios culturais nas praias de São Paulo
(Museu do Café / crédito: divulgação istock)
O litoral paulista chama bastante atenção de turistas por suas praias calmas e belezas naturais de todos os tipos. Porém, assim como na capital do estado, as cidades de São Paulo possuem diversas opções culturais para quem procura passeios diferentes e inovadores.
No litoral, além de acervos históricos que ajudam o viajante a conhecer um pouco da cultura de seu destino, existem também acervos marinhos que imergem os turistas em uma nova forma de ver as praias.
Para ajudar a montar um roteiro de verão que vai além do óbvio, a seguir estão 3 museus para visitar no litoral de São Paulo. Confira!
-
Museu do Café (Santos, SP)
Inaugurado em 1998 e localizado no litoral sul do estado de São Paulo, o Museu do Café guarda histórias sobre o cultivo do café no Brasil e em todo o mundo. Além de documentos, recursos audiovisuais e objetos que transportam o visitante até o início da era cafeeira brasileira, o museu promove atividades interativas que permitem o contato com a terra e o aprendizado sobre a cultura deste alimento tão admirado no país.
O Museu do Café fica aberto de segunda a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 10h às 17h. O ingresso custa R$ 5, mas estudantes, professores da rede pública e pessoas da terceira idade pagam meia-entrada.
-
Museu Pelé (Santos, SP)
Ainda no litoral santista, o Museu Pelé, como o próprio nome diz, é uma homenagem à vida, carreira e história do rei do futebol brasileiro. Construído na cidade de nascimento de Pelé, o museu conta com artefatos originais pertencentes a marcos da carreira do jogador, como fotografias, troféus, taças e vídeos pessoais e profissionais.
Instaurado em um antigo casarão no centro histórico de Santos, o Museu Pelé foi inaugurado em 2014 e permanece em funcionamento, tornando-se um ótimo destino para quem visita a cidade.
-
Museu da Pesca (Santos, SP)
O Museu da Pesca de Santos é um dos principais pontos turísticos da cidade e integra oficialmente seu patrimônio histórico-cultural. Instalado em um antigo casarão construído em 1908, o museu abriga um grande e relevante acervo sobre a vida marinha local, promovendo atividades educativas e interativas para seus visitantes.
Dentre as atrações, o esqueleto de uma baleia de 23 metros chama a atenção dos turistas, juntamente de lulas gigantes e uma coleção de amostras de areia de diversas praias do Brasil e do mundo.
Para curtir todas as atrações culturais, o turista pode estar instalado em Santos ou em qualquer praia da região da baixada santista. Existem várias maneiras de chegar às praias paulistas. Muito procurada por quem conhece a região, é possível comprar uma passagem para Praia Grande no Jabaquara e ir diretamente para o litoral aproveitar todos os pontos turísticos da região.