Estamos no início do Inverno, e nesta época do ano é comum as sopas e caldos invadirem as mesas. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) separou algumas dicas para saborear da forma mais saudável possível esses pratos.
“As sopas devem ser preparadas conforme a preferência da pessoa. Com um bom tempero, utilizando ingredientes saudáveis como legumes e verduras, e adicionando algum tipo de proteína, animal ou vegetal, torna a sopa mais saborosa e nutritiva”, disse a nutricionista da Codeagro Katlly Evillim Sousa.
Aqui estão algumas dicas:
- Prepare com legumes e hortaliças frescas (abobrinha, vagem, cenoura, abóbora, espinafre, escarola, acelga, berinjela, brócolis, chuchu, etc.);
- Use e abuse de temperos naturais como salsinha, cebolinha, orégano, alecrim, louro. Além de alho e cebola, que vão deixar a sopa bem saborosa;
- Prefira cereais como arroz, macarrão integral, trigo em grãos e farelo, farinha de linhaça, amaranto, chia, quinoa, aveia em flocos, cevada ou cevadinha;
- Inclua feculentos (batata, inhame, cará, mandioca, mandioquinha ou batata doce) e leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha, soja ou ervilha);
- Escolha cortes magros de carne bovina ou de frango e peixes;
- É preciso atenção na escolha dos ingredientes para não adicionar carboidratos excessivamente ou alimentos ricos em gorduras (paio, linguiça, bacon, costela, creme de leite, queijos gordos…);
- Caldos industrializados tornam a sopa desequilibrada, com alta densidade energética e rica em sódio;
- Não compre as sopas de pacotinho, são muito artificiais e ricas em sódio.
Essas escolhas são muito mais saudáveis e nutritivas do que a opção de sopas e caldos prontos, que contêm muito sal (sódio), gorduras e conservantes em sua composição. Sendo assim, podem apresentar muitas calorias e pouco ou nenhum nutriente. Outra opção são os cremes de hortaliças (aspargo, cebola, couve-flor, espinafre, palmito, etc.). As mesmas bases usadas para molhos, servem para as sopas-creme, como velouté, bechamel, acrescentando-se caldo, leite ou ovos.
“A maioria das sopas são simples e de fácil preparo. Os ingredientes são de uso diário e ela pode ser feita em panela de pressão para acelerar o cozimento. Além de ser de fácil preparo, a sopa pode auxiliar em dietas, pois a maioria é de baixa caloria”, resaltou Katlly.
Existe uma grande variedade de sopas, a maioria delas é servida quentes, porém temos a opção de servi-las fria também, como por exemplo o Gazpacho, que tem origem espanhola e a vichyssoise que tem origem francesa e pode ser servida quente ou fria.
“Seja em pedaços ou na forma de caldos, esse prato pré-histórico, que só foi ganhando forma ao longo dos anos, combina com croutons, que realça o sabor e pode ser servida também como entrada”, finalizou a nutricionista.
Confira agora três receitas de sopas que dão água na boca!
Ingredientes
1 cebola média (150g)
2 dentes de alho médios (8g)
5 ramos de salsinha (30g)
1 pé de escarola médio (500g)
1 tomate grande (195g)
500g de carne magra moída
3 colheres (chá) de sal (18g)
2 ovos médios (130g)
1 xícara (chá) de farinha de trigo (130g)
1/2 colher (sopa) de óleo (8ml)
1,5L de água
Modo de Preparo
Descasque e lave a cebola e o alho. Passe pelo processador os dentes de alho e 3/4 da cebola; em seguida, passe pela peneira para retirar o excesso de líquido. Pique bem o restante da cebola e reserve. Lave a salsinha, pique-a e reserve. Lave as folhas de escarola, pique-as e reserve. Lave, retire as sementes do tomate, pique-o em cubinhos e reserve. Em um recipiente, misture a carne moída, a cebola e o alho processados, 1 colher (chá) de sal, os ovos, a salsinha e a farinha de trigo. Misture bem e, separando 1/2 colher (chá) dessa mistura (aproximadamente 2g), faça pequenas almôndegas, modelando-as na palma das mãos untadas com um pouco de óleo. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola picada. Junte o tomate picado e deixe murchar. Adicione 2 colheres (chá) de sal e a água. Tampe e deixe ferver. Junte as almôndegas, misture e tampe novamente. Deixe cozinhar por 10 minutos. Acrescente a escarola picada e, com a panela tampada, deixe cozinhar por mais 10 minutos. Sirva bem quente e, se desejar, com queijo parmesão ralado e um fio de azeite.
Rendimento: 10 porções
Peso da Porção: 240g
Valor Calórico da Porção: 150 Kcal
Tempo de Preparo: 2 horas
Ingredientes
2 e 1/2 xícaras (chá) de feijão branco (500g)
1 cebola grande (210g)
2 dentes de alho pequenos (4g)
1/2 limão pequeno (40g)
500g de lombo suíno
1 colher (chá) de sal (6g)
1 cenoura grande (240g)
2 mandioquinhas médias (260g)
3 ramos de salsinha (18g)
3 colheres (sopa) de azeite de oliva (45ml)
2,5L de água
Modo de Preparo
Lave o feijão e deixe de remolho de um dia para o outro. Descasque, lave e pique a cebola e o alho em cubos pequenos e reserve. Lave e esprema a metade do limão e reserve seu suco. Lave o lombo, retire a gordura aparente e corte-o em cubos pequenos. Em uma bacia média, coloque o lombo, o suco do limão e metade do sal, misture bem, deixe descansar por 10 minutos. Lave, descasque e corte a cenoura e a mandioquinha em rodelas médias e reserve. Lave e pique a salsinha e reserve. Em uma panela de pressão, doure o alho e a cebola no azeite, em seguida, acrescente o lombo, e deixe refogar. Coloque o feijão, adicione 1L de água. Feche a panela e deixe cozinhar por 20 minutos, após pegar pressão. Na mesma panela de pressão, acrescente, a cenoura e a mandioquinha, adicionando mais 1L de água e deixe cozinhar por mais 10 minutos, após pegar pressão. No liquidificador, bata a cenoura e mandioquinha com um pouco do caldo do cozimento. Retorne o caldo batido para a panela, adicione a salsinha e o restante do sal e mais 500mL de água, e deixe cozinhar sem pressão até levantar fervura. Apague o fogo e sirva.
Rendimento: 10 porções
Peso da Porção: 330g
Valor Calórico da Porção: 200 Kcal
Tempo de Preparo: 1h50min
Caldo de Legumes
Ingredientes
1 cenoura média (274g)
2 batatas médias (470g)
1 cebola média (150g)
1 talo de alho poró (15g)
3 e 1/2 xícaras (chá) de água (840mL)
1 colher (chá) de sal (5g)
Modo de Preparo
Lave e descasque a cenoura, a batata e a cebola. Em seguida corte-as na metade e coloque na panela de pressão. Lave e corte ao meio o talo de alho poró e coloque na panela. Coloque a água, acrescente o sal e leve ao fogo. Após pegar pressão deixe cozinhar por mais 10 minutos. Apague o fogo, espere sair a pressão, reserve as batatas e a água. Os demais ingredientes que foram utilizados para o caldo de legumes, como sugestão poderão ser utilizados em outras preparações se for necessário.
Sopa
Ingredientes
1 gomo de calabresa (110g)
1 cebola média (150g)
1 dente de alho médio (5g)
1/2 colher (chá) de azeite (2mL)
3 colheres (sopa) de azeite (45mL)
1 lata de milho verde (300g)
2 e 1/2 xícaras (chá) de caldo de legumes (600mL)
2 colheres (sopa) de creme de leite (30g)
Manjericão para decorar
Modo de Preparo
Retire a pele da calabresa, corte-a em pequenos cubos e reserve. Lave a cebola, descasque-a, pique-a e reserve. Lave, descasque e amasse o alho e reserve. Frite a calabresa com 1/2 colher (chá) de azeite e reserve. Em uma panela, refogue o alho e a cebola com 3 colheres (sopa) de azeite. Junte o milho e o caldo de legumes e deixe cozinhas por 20 minutos. Junte as batatas e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Bata tudo no liquidificador e acrescente o creme de leite. Decore com manjericão e sirva com a calabresa.
Rendimento: 4 porções
Peso da Porção: 300g
Valor Calórico da Porção: 300 Kcal
Tempo de Preparo: 55min
Por: Adriana Luiza
0 comments on “Secretaria de Agricultura traz dicas de sopas para o Inverno”Add yours →