No dia do hambúrguer, estudantes de São Paulo sugerem versão saudável

No dia do hambúrguer, estudantes de São Paulo sugerem versão saudável

Alunos do período integral do Colégio Marista Arquidiocesano, um dos mais tradicionais da capital paulista, ensinam receita de hambúrguer artesanal com aveia e gergelim negro

Uma das carnes mais populares em todo mundo teria sido criada na Alemanha, na cidade de Hamburgo. Por isso, a origem do nome. O disco de carne foi levado por imigrantes aos Estados Unidos. E lá, o hambúrguer ganhou as lanchonetes e as multinacionais de fast food, que se encarregaram se espalhar seu sabor para o mundo inteiro. Os americanos não o criaram, mas acrescentaram à carne, o pão e outras iguarias, como o queijo, picles, alface, entre outros acepipes.

Para comemorar a data, os alunos do período Integral do Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP), aprenderam a receita de um hambúrguer artesanal feito com aveia e gergelim negro.

De acordo com a coordenadora do período integral Tânia Leão Tagliari, esta é uma maneira dos alunos aprenderem um pouco mais sobre a história dos alimentos e também provarem uma receita com um jeito mais saudável. “A atividade, voltada para a educação nutricional, visa demonstrar aos estudantes o valor nutritivo da carne e da aveia. A receita será impressa em um cartão e entregue para todo o grupo”, afirma a professora.

Segundo a nutricionista Andreia Almeida, a aveia é um cereal de valor nutritivo natural, rico em vitaminas, minerais e antioxidante essenciais. “Além de ser um alimento nutritivo, ainda ajuda a reduzir os níveis de colesterol, controla os níveis de açúcar no sangue, contribui para o bom funcionamento do intestino, estimula o sistema imune, protege o coração e auxilia no processo de emagrecimento”, explica.

E completa: “Além de ser fonte importante de proteínas, o gergelim preto também possui uma quantidade maior de cálcio em comparação ao branco. Ele é ótimo para a saúde dos ossos, dentes e músculos do corpo. Por isso, pode ser sempre usado em diferentes receitas”.

Receita:

Hambúrguer artesanal com aveia e gergelim negro

Ingredientes:

  • 500g de carne moída
  • 4 colheres de sopa de aveia em flocos finos
  • 1 e meia colher de chá de sal
  • ½ cebola picada
  • 1 colher de sopa de gergelim negro
  • 1 ovo
  • Salsinha e alho-poró a gosto

Modo de preparo:

Em um recipiente, misture todos os ingredientes até ficar homogêneo.

Modele os hambúrgueres em tamanhos médios e coloque-os em uma forma untada com azeite. Leve ao forno médio (180°C), por cerca de 30 minutos, virando na metade do tempo.

O hambúrguer pode ser servido com queijo e compor um delicioso sanduíche, ou como opção proteica de uma refeição, sendo servido com saladas cruas e legumes ou com batata rústica, assada ou purês.

Sobre os Colégios Maristas

Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

0 comments on “No dia do hambúrguer, estudantes de São Paulo sugerem versão saudávelAdd yours →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *