receita foi criada pelo Bartender Vinicius Kodama (@vinikodama), ganhador do segundo lugar da segunda competição de drinks coreanos realizado no dia 8/11 no Centro Cultural Coreano no Brasil.
15ml Sherry fino
5ml Xarope de mel (3:1)
4 gotas de ácido málico (1:10)
Mexer todos os ingredientes em um mixing glass, coe em um copo baixo com gelo.
Garnish: casca e folha de tangerina.
Inspirado no Taegugki ( Bandeira da Coréia do Sul), cada ingrediente procura explorar cada simbolismo da bandeira.
O branco da bandeira é onde passa despercebido. Remete a paz de espírito pessoal e como deve ser consumido.
Cada trigrama explora o equilíbrio dos extremos, pode ser pontos cardinais, estações do ano, elementos naturais, virtudes, estações do ano ou corpos celestiais.
논 (Gon) está para o verão, época de colheita de uvas. Neste caso foi utilizado Sherry fino para acentuar frescor e a nota vegetal do soju.
감 (Gam) está para o inverno, época para colheita de maçã. Assim foi utilizado o ácido málico , normalmente encontrado na acidez da maçã. E melhor época para a colheita de mel, normalmente é quando as abelhas estocam uma nova leva de mel e consomem a leva do verão.
리 (Ri) representado também pelo elemento 화 (Hwa) que significa . Neste caso utilizei Hwayo 25, na qual sua essência procura o significado de Objeto Nobre. Um destilado a base de arroz 100% coreano, feito sua fermentação no Ongi ( cerâmica tradicional coreana) e após sua destilação é cortada com água extraída a 150m do chão.
건 (Geon) está para paraíso e primavera. Na ilha de Jeju é nessa época que se encontra muita tangerina. Então para fazer referência à estação foi utilizada sua casca, folha e óleos essenciais.
Esses extremos são o que equilibram o Taeguk, o círculo central. Onde os opostos apenas entram em equilíbrio devido ao movimento e harmonia dos princípios fundamentais.
건배!
감사합니다!
0 comments on “Taeguk (태극) K-ocktail”Add yours →