Especialista da Venturion explica 3 formas de organizar as dinâmicas que fomentam o entretenimento por meio da tecnologia
Enquanto no último ano as medidas restritivas foram bastante severas, com o fechamento de museus, shopping centers e parques, o tão esperado período pós-pandemia trará consigo as muitas mudanças de comportamento de uma população cada dia mais conectada e imersa no mundo tecnológico. Para Marcelo Marcati, COO e cofundador da Venturion , estúdio de experiências imersivas acelerada pela Tapps Ventures , ainda que o período pós-pandêmico ainda não tenha chegado e que o momento atual peça cautela, essa também é a hora de começar a traçar estratégias e se preparar para um futuro próximo.
“O entretenimento possui um poder mágico de estreitar laços, impulsionar a criatividade e estimular o bem-estar mental e emocional da população, o que ficou ainda mais latente nos últimos tempos. A forma de se divertir e consumir cultura está passando por uma readequação que, sem dúvidas, se manterão mesmo após a pandemia. Por isso, este é o momento de começar a traçar novas estratégias para proporcionar experiências únicas e diferenciadas por meio da tecnologia”, afirma Marcati.
Depois de tanto tempo sem as atividades presenciais, somado ao fato de que a população, que está cada dia mais conectada, certamente continuará se comportando de uma outra maneira ante aos eventos sociais. Buscar meios de proporcionar uma experiência divertida, rica e diferenciada para o pós-pandemia muitas vezes pode ser um desafio. Diante desse cenário, o COO do estúdio elencou algumas formas de como ferramentas tecnológicas como a Realidade Virtual podem ajudar nessa missão. Confira!
As exposições vistas sob uma ótica diferente: passeios por museus e espaços culturais são uma experiência muito rica, pois aumentam o repertório e permitem um verdadeiro intercâmbio de visões de mundo. Uma alternativa que tem ganhado muito destaque nos últimos tempos é o uso de óculos de Realidade Virtual neste setor. Com o recurso, é possível experienciar conteúdo de forma remota, diminuindo a necessidade de grandes concentrações de pessoas e, ainda assim,, apresentar as exposições ao público de uma forma imersiva, segura e com um leque de possibilidades mais amplo, uma vez que a experiência pode romper as barreiras físicas.
Shows dentro de casa: ver o show de um artista ou uma banda querida é a saudade e o sonho de muitos. Mas, só porque os estádios e as casas de shows ainda não abriram, não significa que não é possível. Por meio de plataformas e exibição de lives pagas, a Realidade Virtual permite que os espectadores experimentem, no conforto de seus lares, a sensação de estar em um grande auditório, cantando e curtindo a apresentação do artista.
Atividades em shopping centers: muito se engana quem pensa que o shopping é apenas um centro comercial. Já há algum tempo os empreendimentos também têm se tornado um espaço de cultura, lazer e um ambiente familiar com diversas atividades que vão além das compras. Com isso, os organizadores de eventos nesses espaços também podem recorrer à Realidade Virtual para atividades de férias. No caso da Venturion, por exemplo, os shoppings podem contratar a tecnologia para proporcionar um dia de jogos para a família, com a arena Laser Storm . Seja para esse ou demais jogos que permitam o uso de óculos de RV, a família consegue reservar um tempo para jogar e se divertir no espaço, mas com a vantagem de evitar o contato físico com outras pessoas, o que não seria possível dentro de fliperamas.
Sobre a Venturion
Presente no mercado há três anos, a Venturion, investida da Tapps Ventures – startup que acelera novos negócios -, é referência em experiências imersivas gamificadas, que alia inovação tecnológica com fatores sensoriais e emocionais para humanizar as relações entre tecnologia, público empresas e seus produtos e serviços.
Todas as plataformas em Realidade Virtual, 3D e Realidade Aumentada são desenvolvidas através da Unity, uma engine com tecnologia de ponta que permite a construção de jogos e serviços corporativos com gráficos de alta qualidade e interatividade imersiva. Trata-se de uma plataforma utilizada em games premiados e em atrações imersivas nos melhores parques de diversões do mundo.