Ícone do site Dica de Teatro

Pré-lançamento da 1ª Mostra de Cinema Negro na Escola terá sessão gratuita de Othelo, o Grande

– Após a exibição, haverá um bate-papo com o pesquisador Orson Soares, que é curador do Acervo Grande Otelo
QUANDO: 18/11, segunda-feira, às 19h.
Onde: Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 — Centro Histórico, Porto Alegre)
QUANTO: Gratuito — distribuição de senhas a partir das 18h.
RESERVA DE INGRESSOS ON-LINE: https://forms.gle/Pan9XjAzbti9UZJZ8
DURAÇÃO: 82min
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 12 anos
 
TRAILER DO FILME: https://youtu.be/PCrBvuYmTVM?si=vULfpd9OFhH6nUgN
    O premiado documentário Othelo, O Grande terá sessão especial em Porto Alegre seguida de painel com o historiador e pesquisador da obra de Grande Otelo (1915 – 1993), Orson Soares. A projeção será realizada no dia dezoito de novembro, segunda-feira, às 19h, na Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 — Centro Histórico, Porto Alegre), com entrada franca e distribuição de senhas a partir das 18h.
   A exibição vai marcar o pré-lançamento da 1ª Mostra de Cinema Negro na Escola. Será a primeira ação do Programa de Alfabetização Audiovisual voltada para estudantes desde o retorno do projeto às salas de exibição.  Na ocasião, será divulgada a programação da mostra, que está prevista para o início do ano letivo de 2025.
  — Voltar a receber os estudantes na sala escura é um acontecimento muito aguardado por nós. A ação já histórica do nosso projeto, o Festival Escolar de Cinema, que já trouxe cerca de 100 mil alunos e professores a salas de cinema ao longo de doze edições, agora, dá lugar para o cinema negro brasileiro com suas expressões de identidade, história e luta antirracista — comemora Juliana Costa, coordenadora adjunta do Programa de Alfabetização Audiovisual.
   O evento é voltado para professores e aberto ao público em geral. Docentes e estudantes que quiserem obter certificação pela UFRGS devem preencher o formulário no link: https://forms.gle/Pan9XjAzbti9UZJZ8
>> 1ª MOSTRA DE CINEMA NEGRO NA ESCOLA
 
   O projeto Cinema Negro na Escola tem por objetivo qualificar a educação das relações étnico-raciais a partir do audiovisual nas escolas públicas de ensino básico de Porto Alegre e região, bem como promover o acesso da comunidade escolar ao cinema. Após duas edições de sucesso em formato virtual, em 2020 e 2022, a mostra será realizada em um cinema pela primeira vez. As sessões vão acontecer na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre, de 28 de abril a 23 de maio do ano que vem.
   Promovida pelo Programa de Alfabetização Audiovisual, a programação irá apresentar títulos brasileiros e promover debates com cineastas, atores e profissionais da área da educação. O objetivo é formar professores para uma educação antirracista. O tema História e Cultura Afro-brasileira está previsto no currículo da rede de ensino por meio da lei 13.006/2014. O texto estabelece que as escolas de educação básica devem exibir duas horas de filmes de produção nacional por ano.
  O Programa de Alfabetização Audiovisual é realizado em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de Porto Alegre e a Faculdade de Educação da UFRGS, e tem financiamento do Ministério da Cultura de do Ministério da Educação, do Governo Federal.
>> SESSÃO ESPECIAL DE OTHELO, O GRANDE: 
  Vencedor de prêmio de melhor documentário no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, em 2023, Othelo, o Grande é a cinebiografia de um dos maiores atores brasileiros, Grande Otelo. Após a exibição, haverá um painel com a participação do pesquisador e historiador Orson Soares, que é curador do Acervo Grande Otelo.
SINOPSE:
   Sebastião Bernardes de Souza Prata, o Grande Otelo, foi um dos maiores atores e comediantes do Brasil, usando seu espaço para moldar sua própria narrativa e discutir o racismo institucional que o assombrou por oito décadas, duas ditaduras e mais de uma centena de filmes.
FICHA TÉCNICA:
Direção e roteiro: Lucas H. Rossi dos Santos; Colaboradores de roteiro: Fermino Neto e Henrique Amud; Diretor assistente: Henrique Amud; Pesquisa: Beth Formaggini e Henrique Amud; Produção: Ailton Franco Jr.; Produção executiva: Ailton Franco Jr.; Montagem: Willem Dias – AMC, Lucas H. Rossi dos Santos; Mixagem de som: Bernardo Adeodato e Cristiano Scherer; Produção de finalização: Breno Soares; Desenho de som: Waldir Xavier; Produção de arquivo de imagem: Laís Rodrigues; Finalização de imagem: Cajamanga; Supervisão musical: Geraldinho Magalhães; Produção musical: Ori Musiclab; Participação especial: Zezé Motta; Produtora: Franco Filmes; Coprodutoras: Globo Filmes, Globo News, Canal Brasil, RioFilme, Baraúna; Gerenciamento de festivais: Arapuá Filmes.

Sair da versão mobile