Por que meu release não foi publicado?
Muitas vezes encaminhamos releases para jornais, revistas ou outros veículos de comunicação, e eles não são divulgados — nem mesmo em forma de nota. Algumas das causas mais comuns incluem:
1. Data
Para veículos impressos, é essencial enviar o release com antecedência. Por exemplo, não adianta enviar na sexta-feira esperando que saia na edição de domingo; é muito difícil que isso aconteça. Já nos meios online, a publicação depende do horário de funcionamento da redação.
2. Política do jornal
Cada veículo tem suas próprias regras e limites de publicação. Alguns jornais e revistas têm espaço restrito para notas sobre teatro ou cultura. Por exemplo, se o limite semanal for 20 notas, o excesso será publicado na semana seguinte. Além disso, nem sempre há equipe suficiente para cobrir todos os eventos.
3. Texto muito técnico
O release deve ser escrito de forma clara, para que qualquer pessoa entenda. Não adianta usar termos técnicos de dança, teatro ou música que apenas especialistas compreendam. O público e os jornalistas precisam entender do que se trata a peça ou o evento.
4. Nome de contato
Muitos veículos querem agendar entrevistas ou apurar informações. Se o release não tiver um contato disponível, o jornalista pode simplesmente procurar outro evento que tenha informações completas.
5. Serviço do evento
É fundamental incluir informações sobre o evento: local, endereço, datas, horários, preços, contatos e outras informações essenciais. Sem esses dados, como o público poderá participar do evento?
Teve algum problema com outra informação do seu release? Compartilhe conosco e podemos ajudar a ajustar para aumentar as chances de publicação.
