Ícone do site Dica de Teatro

‘Objetos Voadores: Um Segredo de Estado’, documentário traz revelações factuais de fenômenos

O documentário ‘Objetos Voadores – Um Segredo de Estado’ aborda novas investigações sobre um assunto que sempre foi considerado ficção científica (Crédito: Divulgação/Curta)

 

‘Objetos Voadores: Um Segredo de Estado’, documentário traz revelações factuais de fenômenos
As noites estreladas são um convite para a imaginação e o mistério, especialmente se forem iluminadas por objetos incomuns. Em ‘Objetos Voadores: Um Segredo de Estado’, documentário inédito e exclusivo que estreia no canal Curta!, somos apresentados a novos horizontes no debate sobre os fenômenos aéreos não identificados, com revelações únicas que trazem perspectivas e cenários provocadores.

Na produção, o diretor francês Dominique Filhol lança mão de depoimentos exclusivos de políticos, militares e cientistas, além de documentos e imagens de arquivo para mostrar relatos de supostas aparições de objetos voadores não identificados, popularmente conhecidos como OVNIS. Esses informes foram se avolumando ao ponto de provocar a criação de órgãos governamentais dedicados a estudar os fenômenos, como o Programa AATIP, apoiado pelo governo dos EUA e, na França, o GEIPAN.
“Discordo totalmente de alguns cientistas que dizem que tudo é um absurdo. Se fizermos observações comprovadas com pessoas que estão acostumadas a observar, como os pilotos de caça, o que eles viram não é absurdo”, diz Pierre Bescond, membro do SIGMA 2, comissão francesa criada em 2008 para estudar os fenômenos.
Filhol também destaca como a abordagem científica para coletar e analisar casos relatados tem se tornado mais minuciosa, buscando explicar como movimentos, trajetórias e acelerações incomuns para aeronaves normais podem sugerir fenômenos e visitas inesperadas.
“Em primeiro lugar, não tinha asas. Pensei que era um helicóptero. Foi muito abrupto, como uma bola de pingue-pongue quicando na parede e mudando de direção à vontade. E a capacidade de pairar sobre a água, depois fazer uma subida na vertical e acelerar em menos de dois segundos e desaparecer é algo que nunca vi na vida”, relatou o piloto de caça David Fravor, em entrevista à CNN.
O documentário ‘Objetos Voadores: Um Segredo de Estado’ retraça o caminho dos estudos, desde as corridas armamentista e espacial durante a Guerra Fria, até chegar aos dias atuais. E diante do crescimento de reportagens, declarações e informações sobre os casos, fica a pergunta: estaríamos nos preparando para algo revelador?

“Acho que a revelação já ocorreu. Não acho que seja necessariamente um evento, acho que é um processo e que esse processo já começou. Isso é real. E há muito disso”, afirma Luiz Elizondo, celebrado ex-diretor da AATIP, programa avançado de identificação de ameaças aéreas.
Produzido pela Galaxie e fornecido pela Arte France, o documentário também pode ser visto no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro tv+ e no site oficial (CurtaOn.com.br). A estreia é no dia temático Sexta da História e Sociedade, no dia 20 de setembro, às 23h00.

 

Episódio inédito de ‘Caixa Postal’ revela como Vinícius de Moraes e Chico Buarque compuseram música de álbum celebrado
O que Mar del Plata tem a ver com uma das mais belas canções da música brasileira? A distância entre Argentina e Brasil fez com que os versos de “Valsinha” fossem criados a partir de cartas trocadas entre Vinícius de Moraes e Chico Buarque. A história desta música é o tema de “Valsinha – Chico Buarque e Vinícius de Moares”, episódio inédito da série “Caixa Postal”, que vem sendo exibida no canal Curta!.
Com direção de Hilton Lacerda e Letícia Simões, que também assina o roteiro, ‘Valsinha’ monta, a partir de depoimentos exclusivos e imagens de arquivo, o quebra-cabeça criado por dois dos maiores nomes da música brasileira. O episódio é o terceiro de sete, cada um com 20 minutos de duração, com correspondências entre Lygia Fagundes Telles e Carlos Drummond de Andrade; Caio Fernando Abreu e Maria Adelaide Amaral; Lygia Clark e Hélio Oiticica; Murilo Rubião e Otto Lara Resende; Neville d’Almeida e Hélio Oiticica, e Graciliano Ramos e Dalcídio Jurandir.
De lá, Vinícius, a quem Chico se referia carinhosamente como poeta, dizia que, às vezes, ‘o cara de fora’ tem um olhar diferente e que poderia mexer em uma ou outra coisa na canção. De cá, Chico conta que o público tem recebido tão bem a versão já rascunhada pelos dois que os shows têm pedido de bis.
“Vinícius mandou a música e Chico disse que tinha coisa na letra que podia mexer. Eles ficaram discutindo numa boa e acabou sendo uma música dos dois. E a princípio ela não tinha importância no disco e até hoje me cobram”, brinca Roberto Menescal, que produziu o álbum Construção, lançado em 1971.
O episódio retrata o contexto de repressão durante a Ditadura Militar, fazendo com que Vinícius pedisse ao amigo que retornasse do exílio na Itália e que viesse ‘fazendo barulho’. A partir daí, surge um dos mais celebrados álbuns da carreira de Chico Buarque, com letras fortes, como a faixa-título, e trabalhos mais doces, como Valsinha.
“Vinícius querendo trazer essa da coisa valsa de um casal que se ama, que vive a vida com uma grande paixão e Chico dizendo que não tem riqueza dramática. A riqueza dramática está no casal que não tem essa paixão e tem um momento sublime na vida”, conta o músico Tibério Azul.
“Caixa Postal” é uma produção da Pacto Filmes viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A série também pode ser assistida no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro tv+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br) um dia depois da estreia no canal. A estreia é no dia temático Quintas do Pensamento, no dia 19 de setembro, às 21h30.
Segundas da Música – 16/09

22h30 – “Uma garota chamada Marina” (Documentário)

Com linguagem cinematográfica mista e roteiro não linear, o documentário musical de longa-metragem Uma Garota Chamada Marina retrata a trajetória de Marina Lima cantora e compositora brasileira, expoente da música popular com mais de 40 anos de carreira. O documentário é composto por imagens de arquivos audiovisuais, imagens inéditas do acervo privado da artista, registro de ensaios, gravações e shows, entrevistas com a artista e convidados sobre temas relevantes de seu percurso artístico, musical, pessoal e poético. A narrativa é conduzida por Marina num diálogo cinematográfico íntimo e direto tendo como fio condutor o material de arquivo captado ao longo do processo de criação, composição, ensaios e gravação principalmente do disco Clímax, entre outros. Direção: Candé Salles Duração: 71 min Classificação: 12 anos Horários alternativos: 17 de setembro, terça-feira, às 2h30 e às 16h30; 18 de setembro, quarta-feira, às 10h30; 21 de setembro, sábado, às 22h30; 22 de setembro, domingo, às 16h30 e 23 de setembro, segunda-feira, às 2h40

 

Terças das Artes – 17/09

20h30 – “Brasil Visual – 2ª Temporada” (Série) – Episódio: 11:11 – ÚLTIMO EPISÓDIO – INÉDITO E EXCLUSIVO

Formas divergentes de organização e compreensão do tempo nos dão a possibilidade de romper com a concepção linear da história. Sob esse viés, os entrevistados nos levam a intuir que a distopia não virá do futuro temido, ou o fim do mundo, uma vez que ela já chegou há eras e diversas vezes: escravização, destruição ambiental sistemática, antropoceno e colonialidade. Direção: Rosa Melo Duração: 26 min Classificação: 14 anos Horários alternativos: 18 de setembro, quarta-feira, às 0h30 e às 14h30; 19 de setembro, quinta-feira, às 8h30; 21 de setembro, sábado, às 19h; 22 de setembro, domingo, às 10h30.

 

 

22h – “Potências da Imagem” (Série) – Episódio: Corpo – INÉDITO E EXCLUSIVO

Corpos dissidentes questionam os ideais da representação dominante na sociedade contemporânea. O corpo negro e a introdução da cena teatral no espaço museológico. Corpos não-binários expressam gestos e personagens na cena libertária do Vogue, um movimento que surge nas ruas. Corpo, sonho e palavra. Direção: Eduardo Goldenstein e Evângelo Gasos Duração: 26 min Classificação: 10 anos Horários alternativos: 18 de setembro, quarta-feira, às 2h e às 16h; 19 de setembro, quinta-feira, às 10h; 21 de setembro, sábado, às 20h30; 22 de setembro, domingo, às 12h.

 

 

Quartas de Cena e Cinema – 18/09

21h – “Grandes Cenas” (Série) – Episódio: Eles Não Usam Black-Tie

A atriz Fernanda Montenegro e o montador Eduardo Escorel partilham memórias e percepções da cena do feijão em “Eles Não Usam Black-tie” (1981), de Leon Hirszman, um momento sensível em que o íntimo e o político se encontram. Direção: Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Duração: 16 min Classificação: Livre Horários alternativos: 19 de setembro, quinta-feira, às 1h e às 15h; 20 de setembro, sexta-feira, às 9h; 22 de setembro, domingo, às 19h

 

 

Quintas do Pensamento – 19/09

21h30 – “Caixa Postal” (Série) – Episódio: Valsinha – Chico Buarque e Vinícius de Moraes – INÉDITO E EXCLUSIVO

Afinal, o que é a liberdade? Para Vinicius, é um rapaz apaixonado, que retoma a poesia e deseja amar, sem limites, como um bom integrante do movimento paz e amor. Para Chico, esse movimento já tinha sido arrastado pelo capitalismo, restando somente as roupas coloridas e folgadas. De hippie, mesmo, só a boutique. Direção: Hilton Lacerda, Leticia Simões Duração: 26 min Classificação: 10 anos Horários alternativos: 20 de setembro, sexta-feira, às 1h30 e às 15h30; 21 de setembro, sábado, às 19h30; 22 de setembro, domingo, às 11h e 23 de setembro, segunda-feira, às 9h30

 

Sextas de História e Sociedade – 20/09

23h – “Objetos Voadores – Um Segredo de Estado” (Documentário)

Uma investigação rigorosa sobre um assunto que sempre foi considerado ficção científica. Os OVNIs existem, e oficiais do Pentágono, da NASA e de outras instituições de prestígio provarão isso a você. Eles revelarão a existência de um programa ultrassecreto criado nos anos 2000 que vem estudando e filmando objetos voadores não identificados em nossa atmosfera. Estamos prontos para a verdade? Direção: Dominique Filhol Duração: 52 min Classificação: 10 anos Horários alternativos: 21 de setembro, sábado, às 3h e às 17h; 22 de setembro, domingo, às 22h; 23 de setembro, segunda-feira, às 17h; 24 de setembro, terça-feira, às 11h

 

Sábado – 21/09

20h – “Asdrúbal trouxe o Trombone” (Série) – Episódio: Mocidade Independente

Mocidade Independente. Aquela Coisa Toda, no teatro Ipanema; Asdrúbal Trouxe o Trombone, em curso, no Parque Lage; a trupe no programa de Tv Mocidade Independente; a criação e realização do Circo Voador, no Arpoador, verão de 1982. Direção: Hamilton Vaz Pereira Duração: 29 min Classificação: 10 anos Horários alternativos: 22 de setembro, domingo, às 11:30

 

 

Domingo – 22/09

20h30– “Fotografação” (Documentário)

Passeando pela história da fotografia brasileira, conheça o impacto dos avanços tecnológicos pela perspectiva daqueles que vivem os prazeres e obstáculos da profissão. Em uma sociedade cada vez mais conectada, em que as informações surgem por uma demanda quantitativa, a digitalização do ofício do fotógrafo torna-se quase uma ameaça. Direção: Fernanda Heinz Figueiredo, Ataliba Benaim Duração: 75 min Classificação: 10 anos

 

Grupo Curta!

• O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 5 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da Claro tv, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra; além de em operadoras associadas à NEO.
• O CurtaOn, clube de documentários do Curta!, disponível no Prime Video Channels, na Claro tv+ e no site da plataforma, conta com centenas de filmes e episódios de séries documentais organizadas por temas de interesse sobre cultura e humanidades. Há também pastas especiais com novidades — que estreiam a cada mês –, conteúdos originais, inéditos e exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço. A assinatura tem o valor de R$ 14,90/mês.
• O BrasilianaTV é o novo streaming do Curta!. Distribuído gratuitamente para todos os assinantes da Claro tv+ inicialmente sem custo adicional. O serviço oferece uma ampla gama de séries e filmes brasileiros, abrangendo tanto as ficções quanto os documentários, desde os clássicos do nosso cinema até produções mais recentes.
• O Porta Curtas, primeiro e maior site de catalogação e exibição de curtas-metragens do Brasil, tem em seu acervo desde clássicos do cinema nacional a obras recentes que se destacaram em festivais. Para ter acesso ao catálogo, basta assinar o plano através do site oficial Porta Curtas no valor de R$ 6,90/mês. Assinantes Claro tv+ têm acesso gratuito a todo o acervo;
• O CurtaEducação, plataforma de streaming que une educação e entretenimento para promover ciência e cultura por meio do audiovisual. No site, as obras são classificadas por disciplinas e etapas de ensino, e são acompanhadas por ferramentas pedagógicas e materiais didáticos complementares.
As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. Os catálogos CurtaOn, PortaCurtas e BrasilianaTV irão repassar anualmente, somados, perto de R$ 1,5 milhão de reais em royalties aos produtores dos conteúdos difundidos.


Sair da versão mobile