Ícone do site Dica de Teatro

MUBI anuncia data de estreia de DAHOMEY, vencedor do Urso de Ouro em Berlim

Documentário é dirigido pela aclamada cineasta Mati Diop (Atlantics)

 

“Brilhante… Uma história sobre o presente, nascida do passado e voltada para o futuro”
★★★★★
Financial Times

“Revigorante e reanimador… Um devaneio interrogativo sobre o colonialismo, a cultura, o passado e o presente”
★★★★
The Guardian

“Cativante… deixa uma impressão profunda”
★★★★
Time Out

“Diop é uma força cinematográfica da natureza”
Little White Lies

Cortesia MUBI

COM EXCLUSIVIDADE NA MUBI A PARTIR DE 13 DE DEZEMBRO

 

19 de novembro de 2024 – Distribuidora global, serviço de streaming e produtora, a MUBI tem o prazer de anunciar que o cativante e provocativo documentário de Mati Diop, DAHOMEY, chega com exclusividade à plataforma em 13 de dezembro.

Vencedora do Urso de Ouro na Berlinale 2024, DAHOMEY é a nova obra de arte imersiva e surpreendente de Mati Diop (Atlantics). Aprofundando perspectivas reais sobre questões de longo alcance que envolvem a apropriação, a autodeterminação e a restituição, traz um olhar poético sobre uma história raramente discutida.

Ambientado em novembro de 2021, o filme aborda 26 tesouros reais do Reino de Daomé, que, assim como milhares de outros, foi saqueado pelas tropas coloniais da França, em 1892. Enquanto esses artefatos estão prestes a sair da França para retornar ao seu local de origem – atualmente a República do Benim – Diop questiona de que forma eles devem ser recebidos num país que se reinventou em sua ausência.   Para oferecer múltiplas perspectivas, utiliza uma narração etérea e imagens de debates entre estudantes da Universidade de Abomey-Calavi.

Ao mesmo tempo, revigorante e muito interessante, DAHOMEY usa técnicas persuasivas não-tradicionais para contar a história, trazendo com intensidade o passado para o presente, e oferecendo uma conversa comovente, singular e tão fascinante como essencial.

O primeiro longa-metragem de Mati Diop, Atlantics (2019), venceu o Grand Prix na 72ª edição do Festival de Cannes, definindo a diretora como uma das principais figuras no cinema de arte internacional e na nova onda do cinema africano e diaspórico. O seu estilo nômade, lírico e político atravessa fronteiras entre gêneros e formatos, como uma extensão da sua dupla identidade franco-senegalesa e da sua orgulhosa origem Creole.

 

DAHOMEY
Disponível a partir de 13 de dezembro
Um lançamento exclusivo MUBI
mubi.com

 

 

 

SOBRE A MUBI
A MUBI é um serviço global de streaming, produtora e distribuidora de filmes dedicada a celebrar o melhor do cinema. A MUBI produz, seleciona, adquire e promove filmes visionários, levando-os a diferentes públicos em todo o mundo.                                                        
MUBI é um lugar para descobrir filmes ambiciosos de cineastas visionários. De icônicos diretores a novos autores. Todos cuidadosamente escolhidos a dedo pelos curadores da MUBI. Com MUBI GO, membros em países selecionados ganham um ingresso grátis toda semana para ver os melhores filmes em exibição nos cinemas. E a Notebook explora todos os lados da cultura cinematográfica — nas versões impressa e online.

Alguns lançamentos recentes e futuros da MUBI incluem A Substância, de Coralie Fargeat, Priscilla, de Sofia Coppola, Passagens, de Ira Sachs, Estranha Forma de Vida, de Pedro Almodóvar, How to Have Sex, de Molly Manning Walker, Folhas de Outono, de Aki Kaurismäki, Ascensão e Queda – John Galliano, documentário de Kevin Macdonald, Os Delinquentes, de Rodrigo Moreno, Os Colonos, de Felipe Gálvez, Aftersun, de Charlotte Wells, e Close, de Lukas Dhont.

As produções MUBI incluem The Mastermind de Kelly Reichardt, estrelando Josh O’Connor, Bring Them Down, de Christopher Andrew, estrelando Christopher Abbott e Barry Keoghan; Bruxas, de Elizabeth Sankey, Gasoline Rainbow, de Bill Ross IV e Turner Ross; e My First Film, de Zia Anger, estrelando Odessa Young e Devon Ross.

As coproduções da MUBI incluem o próximo filme de Mia Hansen-Løve If Love Should Die, Rosebushpruning, de Karim Aïnouz, estrelando Callum Turner, Riley Keough, Jamie Bell, Lukas Gage, Elena Anaya, Tracy Letts, Elle Fanning e Pamela Anderson, o filme de Jim Jarmusch, Father Mother Sister Brother, estrelando Adam Driver, Mayim Bialik, Tom Waits, Charlotte Rampling, Cate Blanchett, Vicky Krieps, Indya Moore e Luka Sabba, Memory de Michel Franco e Uma Bela Manhã, de Mia Hansen-Løve.

Fundada em 2007 por Efe Cakarel, a MUBI é a maior comunidade de amantes do cinema do mundo. Disponível em 190 países, com mais de 16 milhões de membros em todo o mundo. A MUBI adquiriu a renomada representante comercial e produtora The Match Factory e Match Factory Productions, em janeiro de 2022, e uma participação majoritária na principal distribuidora de filmes do Benelux, Cinéart, em fevereiro de 2024.

Os planos de assinatura custam R$ 34,90 por mês ou R$ 298,80 a anuidade. A MUBI está disponível no navegador web, nas plataformas Roku, Apple Vision Pro, Amazon Fire TV e Apple TV, em aparelhos Smart TVs LG e Sa


Sair da versão mobile