Ícone do site Dica de Teatro

“Marias”: Um Retrato das Lutas e Resistências Femininas Através do Tempo

A obra já tem estreia marcada no Rio de Janeiro (26/09) e demais praças (03/10)

 

O filme “Marias”, dirigido por Ludmila Curi, é uma emocionante e interessante jornada cinematográfica que explora a trajetória de mulheres que marcaram a história do Brasil. Com produção da Plano 9 e  Lumiá Filmes, e distribuição da Descoloniza Filmes, o longa-metragem tem estreia marcada para o dia 26 de setembro no Rio de Janeiro, e  3 de outubro nas demais praças, e promete sensibilizar e inspirar o público com narrativas de força, resiliência e coragem. A obra traz imagens de arquivo de grandes momentos históricos,  de mulheres importantes na história nacional, além de paisagens humanas, rurais e urbanas do Brasil e da Rússia.

 

O filme ilumina as trajetórias de grandes figuras femininas, como Olga Benário, revolucionária alemã e primeira companheira de Luiz Carlos Prestes; Dilma Rousseff, ex-presidenta do Brasil e símbolo de resistência contra a ditadura militar e Marielle Franco, socióloga, feminista, e ativista dos direitos humanos, cujo assassinato chocou o mundo em 2018.

 

“Marias” é um road movie que atravessa o Brasil e a Rússia em busca de sua protagonista, Maria Prestes. Maria Prestes foi uma campesina nordestina que viveu na clandestinidade, assumindo diferentes identidades ao longo de sua vida. Sua história, porém, é apenas o início de um retrato mais amplo sobre a luta e a resistência das mulheres ao longo do último século.

 

“Marias” não apenas reconhece, mas celebra a importância das lutas diárias das mulheres para equilibrar papéis e escolhas complexas, como a maternidade, o trabalho e a constante batalha por um mundo mais justo e igualitário.

 

Este filme é mais do que uma homenagem, é um chamado à reflexão sobre as múltiplas formas de resistência feminina, destacando como essas histórias são entrelaçadas por um fio comum de coragem e determinação.

 

Elenco

O elenco desta obra conta com Andreia Prestes Massena, Dilma Rousseff, Maria do Carmo Ribeiro, Mariana Ribeiro Prestes e Marielle Franco. Além de moradores do Assentamento Palmares (MST-PI), moradores do Acampamento Luís Carlos Prestes (MST-RN).

 

Sobre a diretora

Ludmila Curi é uma realizadora especializada em temas políticos e sociais, com filmes exibidos em festivais nacionais e internacionais. Entre seus trabalhos destacam-se a websérie “EscutaRio.com.br“, desenvolvida com a população em situação de vulnerabilidade do Rio de Janeiro, e que teve quatro títulos premiados; a ficção “Intervalo”, com os atores Claudio Mendes e Luca de Castro; o filme “Doutor Magarinos, advogado do morro”, sobre a resistência do Morro do Borel; e o curta “Proibidão”, sobre funk proibido.

 

Curtas premiados:

 

LIDIANE (2023) – Prêmio Melhor Destaque Feminino no 14⁰ Femina – Festival Internacional de Cinema Feminino 2023;

 

ALEX (2022) – Prêmio melhor filme “Sociedade que devora” no 15º Festival Entretodos-SP

 

YASMIN (2022) – Prêmio “Melhor atriz mirim” no 15º Festival Entretodos-SP;

 

RAFAELA (2022) – Prêmio “Melhor Filme Bafo” na Mostra CineFavela LGBTQIA+;

 

INTERVALO (2020) – Prêmio Brasil de Cinema Infantil, no 19 Festival de Cinema

Infantil (FICI – 2021); e prêmios de Melhor Filme e Melhor Ator na 5ª Mostra de Cinema de Fama 2022;

 

DOUTOR MAGARINOS, ADVOGADO DO MORRO (2014) – premiado no FestCineAmazônia 2014, como melhor documentário; e no Cine Favela Festival 2015 (Rocinha), com o Prêmio Favela Ontem;

 

PROIBIDÃO (2012) – Prêmio Visão Social do Festival Entretodos, em 2012.

 

Os filmes estão disponíveis em EscutaRio.com.br, e no vimeo.com/ludmilacuri

 

Sobre a produção

 

“Marias” é uma realização da Plano 9 e Lumiá Filmes, com direção e roteiro de Ludmila Curi, produção de Mannu Costa e Henrique Spencer. Além de ser um projeto participante do Brasil Cinemundi / Doc Brasil Meeting 2014.

 

O Filme participou do 7º Festival Porto Femme, Portugal, em abril de 2024 e conta com o incentivo do Ministério da Cultura/LongaDoc, e Edital de Distribuição da Lei Paulo Gustavo/RJ. Além de FSA/Ancine/BRDE, Secretaria Especial de Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.

 

Sobre a distribuidora

A Descoloniza Filmes, fundada por Ibirá Machado em 2017, é uma distribuidora paulistana dedicada a produções independentes e socialmente engajadas. Seu primeiro lançamento comercial foi o filme argentino “Minha Amiga do Parque”, de Ana Katz, em 2018. No mesmo ano, distribuiu obras como “Híbridos – Os Espíritos do Brasil”, de Priscilla Telmon e Vincent Moon, e o chileno “Rei”, de Niles Atallah, além de “Como Fotografei os Yanomami”, de Otavio Cury. Em 2019, lançou “Carta Para Além dos Muros”, de André Canto, licenciado pela Netflix e que permaneceu no Top 10 da plataforma por mais de duas semanas.

 

Com a pandemia em 2020, a distribuidora adaptou-se ao lançamento digital, como fez com o filme “Saudade Mundão”, de Julia Hannud e Catharina Scarpelini. A retomada parcial dos cinemas ocorreu em 2021, com os lançamentos de obras como “Castelo de Terra”, “Cavalo” e “Aleluia, o canto infinito do Tincoã”. Em 2022, a Descoloniza lançou filmes como “Sem Rosto”, “Gyuri”, “Aquilo que Eu Nunca Perdi” e “Êxtase”. No ano seguinte, em 2023, a distribuidora continuou seu trabalho com filmes de destaque como “Muribeca”, “Para’í”, “Luz nos Trópicos”, “Máquina do Desejo”, “Para Onde Voam as Feiticeiras” e “Incompatível com a Vida”.

 

Em 2024, a Descoloniza levou aos cinemas as obras “Amanhã”, de Marcos Pimentel, “Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos”, de Daniela Broitman, “Toda Noite Estarei Lá”, de Tati Franklin e Suellen Vasconcelos, e “A Música Natureza de Léa Freire”, de Lucas Weglinski. Além de preparar, ainda, os lançamentos dos filmes “Marias”, de Ludmila Curi, “Maputo Nakuzandza”, de Ariadine Zampaulo, e “Empate”, de Sérgio de Carvalho, consolidando-se como uma das distribuidoras mais ativas no cenário do cinema independente brasileiro.

 

Serviço:

 

Estreia no Rio de Janeiro: 26 de setembro de 2024

Demais praças: 3 de outubro de 2024

Direção: Ludmilla Curi

Gênero: Documentário

Trailler: https://youtu.be/a77GoEzfJwA


Sair da versão mobile