Ícone do site Dica de Teatro

LONGA DE LÍRIO FERREIRA ESTREIA NA MOSTRA COMPETITIVA DO FESTIVAL DO RIO

NOVO LONGA DE LÍRIO FERREIRA ESTREIA NA MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS DO FESTIVAL DO RIO

Protagonizado por Julia Stockler, Mari Oliveira e Ravel Andrade, SERRA DAS ALMAS acompanha um grupo de amigos envolvidos em um roubo de joias com consequências desastrosas

SERRA DAS ALMAS conta a história de um grupo de desajustados que diante de um acontecimento acaba refém de seus próprios destinos”, assim o cineasta Lírio Ferreira define seu novo longa, que terá sua estreia mundial na Première Brasil do Festival do Rio, de 3 a 13 de outubro. O filme, que será exibido na Competição de Longas de Ficção, é uma produção da Urso Filmes em associação com Carnaval Filmes.

Contando com Julia Stockler, Mari Oliveira, Ravel Andrade, David Santos, no elenco, o longa tem ao centro um grupo de desajustados que se envolve em um roubo de joias, em Pernambuco. O acontecimento ganha proporções midiáticas e o grupo acaba refém de seus próprios destinos.

Com roteiro de Paulo Fontenelle, Audemir Leuzinger e Maria Clara Escobar, o longa traz a marca do estilo de Ferreira, que tem em sua filmografia longas como Baile Perfumado, Árido Movie e Sangue Azul. A combinação de gêneros é um dos pontos fortes no cinema do diretor, e esse novo filme pode ser definido como um thriller psicológico, um drama, um filme de ação e também de terror.

Como em outros filmes que fiz, em SERRA DAS ALMAS essa atmosfera agrestina influencia por demais as motivações e a maneira dos personagens reagirem diante de uma situação tão adversa e tão absurda que a trama sugere e o acaso proporciona. Paradoxalmente, por conta dos ambientes claustrofóbicos desse cárcere inesperado, a câmera naturalmente se aproximou mais dos rostos, das expressões e das reações desses personagens, criando uma intimidade que os mesmos não queriam ter, mas foram, compulsoriamente, sujeitos a ela”, explica o cineasta.

Ele também ressalta que esse é um filme de personagens. São eles que por meio de sua relação com a morte e com seus sonhos nos levam a viajar por essa serra mágica em Pernambuco: A Serra das Almas, que é também macabra, por vezes. Parecendo guardar uma espécie de destino trágico para todos que ali resolvem fazer morada.

SERRA DAS ALMAS é um filme de geração. Esse momento de transição em que as pessoas não se libertam do seu passado e não estão, necessariamente, prontos para o futuro. Um aspecto que me instiga o juízo é como os fatos do passado te deixam cicatrizes invisíveis que compõem a pessoa que você é hoje. Aquele passado que insiste em não lhe abandonar e lhe impele a todo instante a tomar suas decisões, mesmo que não sejam elas as mais corretas”, completa o diretor.

SERRA DAS ALMAS é produzido pela Urso Filmes em associação com Carnaval Filmes.

Sinopse:
Em Pernambuco, um roubo de joias irá reunir um antigo grupo de amigos desajustados, fazendo com que os resultados sejam catastróficos. Vigiados por fantasmas do passado, cada um deles terá que encontrar sua própria forma de liberdade.
Ficha Técnica
Uma produção URSO FILMES em associação com CARNAVAL FILMES
Direção: Lírio Ferreira
Produção: Alcir Lacerda, Daniela Vieira, Nara Aragão e João Vieira Jr.
Elenco: Julia Stockler, Mari Oliveira, Ravel Andrade, David Santos, Jorge Neto, Pally, Vertin Moura
Roteiro: Paulo Fontenelle, Audemir Leuzinger e Maria Clara Escobar
Produção Executiva: João Vieira Jr. e Nara Aragão
Direção de Fotografia: Pedro Von Krüger, ABC
Montagem: André Sampaio
Direção Musical e Trilha Sonora Original: Pupillo
Direção de Arte: Diogo Balbino
Figurino: Andrea Monteiro
Maquiagem: Natie Cortez
Casting: Maria Clara Escobar
Preparação de Elenco: Sílvia Lourenço
Direção de Produção: Lívia de Melo
1ª Assistência de Direção: Gabi Ribeiro
Som Direto: Moabe Filho e Pedrinho Moreira
Desenho de Som: Nicolau Domingues
Mixagem: Ricardo Cutz
Ano: 2024
Duração: 121 min.
Sobre Lírio Ferreira
Lírio Ferreira nasceu em Recife em 1965. Seu primeiro longa foi  BAILE PERFUMADO que ganhou, entre outros prêmios, o de Melhor Filme no Festival de Cinema de Brasília de 1996. Sua estreia internacional se deu no Festival de Toronto de 1997. Veio a seguir, ÁRIDO MOVIE selecionado para o Festival de Cinema de Veneza em 2005. Depois de passar por inúmeros festivais internacionais, ganhou vários prêmios no CINE PE, inclusive o de Melhor Filme. CARTOLA foi o documentário mais visto no Brasil no ano de 2007 e O HOMEM QUE ENGARRAFAVA NUVENS ganhou prêmios nos festivais de cinema de Los Angeles, Roma, Montevideo, além de ter sido selecionado para o IDFA e de ser escolhido o melhor documentário de 2010 pela Academia Brasileira de Cinema. Com SANGUE AZUL, ganhou o Prêmio de Melhor Filme no Festival Internacional do Rio de Janeiro e foi selecionado para Festival de Berlim. Em 2019, realizou o filme ACQUA MOVIE, selecionado para os Festivais do Internacional do Rio de Janeiro, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival de Tiradentes e para o LABRIFF em Los Angeles, onde ganhou 4 prêmios. Seu mais recente filme é o documentário CAFI sobre o fotógrafo pernambucano Carlos Filho e foi exibido no Festival do Rio e na Mostra de Tiradentes. Em 2022, ganhou o Grande Prêmio do Júri no Festival In-Edit e o prêmio de Melhor Documentário no LABRIFF em Los Angeles.
Sobre a Urso Filmes
Com base no Recife, somos uma produtora que grava em todo o Brasil. Há 18 anos, nosso negócio é contar histórias com dedicação, paixão e criatividade. Seja publicidade, documentário ou ficção; pra TV, cinema ou internet, o que importa pra Urso é fazer sempre o melhor filme.
Sobre a Carnaval Filmes
CARNAVAL FILMES é uma produtora brasileira de projetos artísticos em diversas linguagens, com foco em cinema autoral e conteúdos originais para cinema, TV e streaming. Foi criada em 2017 pelos produtores João Vieira Jr. e Nara Aragão, parceiros há vários anos em diversos projetos de destaque do cinema brasileiro. A empresa está sediada no centro do Recife, capital pernambucana marcada pela criatividade e diversidade cultural, onde o Carnaval é imenso e íntimo, caos e trabalho, prazer e suor.

Sair da versão mobile