Ícone do site Dica de Teatro

KASA BRANCA, DE LUCIANO VIDIGAL, TERÁ ESTREIA INTERNACIONAL EM TORINO

Premiado nos principais festivais do Brasil, longa chega aos cinemas em 2025

Na semana do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, KASA BRANCA, de Luciano Vidigal, terá sua estreia internacional no Festival de Torino, na Itália. Sucesso de crítica, o filme será exibido na cidade de Turim no dia 28 de novembro, com a presença do ator Ramon Francisco, do produtor Roberto Berliner, e do diretor Luciano Vidigal, primeiro diretor negro premiado na competição de longa de ficção do Festival do Rio.

Além de melhor direção, KASA BRANCA também recebeu no Festival do Rio os prêmios de Melhor ator Coadjuvante para Diego Francisco, Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora, foi exibido na 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, esteve no 17° Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul e no Festival Janela do Recife, onde levou o “Prêmio João Carlos Sampaio para Filmes Finissímos que Celebram a Vida”. Nos próximos meses, o longa marcará presença no Festival de Torino, onde fará sua estreia internacional, além do Fest Ruanda, já nos nacionais, na Mostra de Cinema de Gostoso, Festival de Brasília e na Mostra de Petrópolis.

Uma distribuição da Vitrine Filmes e produção da Sobretudo Produção, TvZero, Tacacá Filmes, Cavideo e Dualto, em coprodução com Riofilme, Canal Brasil, Telecine e Globo Filmes, o longa tem previsão de estreia comercial para 2025.

Inspirado em histórias reais, KASA BRANCA acompanha Dé (Big Jaum), morador da periferia de Chatuba, que passa a viver com sua avó Dona Almerinda (Teca Pereira), diagnosticada com Alzheimer e com pouco tempo de vida. Dé, ao lado de seus dois amigos inseparáveis Adrianim (Diego Francisco) e Martins (Ramon Francisco), tenta aproveitar a convivência com a avó da melhor forma.

Com roteiro e direção de Luciano Vidigal, o filme é protagonizado por Big Jaum, Teca Pereira, Diego Francisco e Ramon Francisco. Premiado ator de filmes como “Tropa de Elite 2”, “Cidade dos Homens” e “Três Verões”, Luciano Vidigal já coleciona créditos como diretor de longas como “5x Favela: Agora por Nós Mesmos” e o documentário “Cidade de Deus: 10 Anos Depois”, todos em parceria com outros cineastas. Mas agora, com o drama KASA BRANCA, ele estreia na direção solo.

Vidigal, que também assina o roteiro, explica que este filme é a realização de um sonho, porque sempre quis contar essa história tão comovente. Mas, além disso, o cineasta sublinha a importância de KASA BRANCA ser um filme sobre e feito por pessoas negras da periferia.

É um filme que tem um protagonismo negro no lugar do objeto, que são os atores, no lugar do sujeito, eu como diretor. Então, você tem a figura preta ali como protagonista no elenco e também na criação. E a gente que faz cinema independente, cinema preto, busca essa relação horizontal com o audiovisual brasileiro. E sempre no objetivo de somar, de trazer essa diversidade potente e cultural que tem o nosso país”, explica.

O elenco ainda inclui o rapper L7nnon, DJ Zullu e Gi Fernandes (no ar com a novela “Mania de Você” e da série “Os Outros”), que estreiam nas telonas, além de Babu Santana, Roberta Rodrigues, Otavio Muller e Guti Fraga.

O lado mais humano de KASA BRANCA, com seu drama e seus elementos cômicos, é o que traz força ao filme e, portanto, o que criará laços com seu público. “É um filme feito do povo e para o povo. Afinal, é o filho da empregada doméstica que tá fazendo cinema.” afirma Luciano.

 

Sinopse:
Dé é um adolescente negro da periferia da Chatuba, Rio de Janeiro, que recebe a notícia de que sua avó, Almerinda, está na fase terminal da doença de Alzheimer. Ele tem a ajuda de seus dois melhores amigos, Adrianim e Martins, para enfrentar o mundo e aproveitar os últimos dias de vida com ela.
Ficha Técnica
Direção e Roteiro:
Luciano Vidigal
Elenco: Big Jaum, Teca Pereira, Diego Francisco, Ramon Francisco, Gi Fernandes, Babu Santana, Roberta Rodrigues, Otavio Muller, Guti Fraga, Dj Zullu e L7nnon
Produção: Bárbara Defanti, Gisela Camara, Roberto Berliner, Sabrina Garcia, Leo Ribeiro, Cavi Borges
Produtor Associado: Carlos Diegues
Direção de fotografia: Arthur Sherman
Montagem: André Sampaio
Direção de arte: Alexandre Magalhães, Rafael Cabeça
Som: Vampiro, Fernando Aranha
Trilha sonora: Fernando Aranha, Guga Bruno
Produtora: Sobretudo Produção, TvZero, Tacacá Filmes, Cavideo e Dualto
Coprodutoras: Riofilme, Canal Brasil, Telecine e Globo Filmes
Distribuidora Internacional: The Open Reel
Distribuidora: Vitrine Filmes
País: Brasil
Duração: 95 min.
Ano: 2024
Sobre Luciano Vidigal

Cria da favela do Vidigal, é ator, roteirista, diretor de teatro e cinema. Estrelou 42 filmes e dirigiu um dos episódios do longa 5X Favela, exibido em Cannes. Kasa Branca é seu primeiro longa-metragem.

Sobre a Sobretudo Produção

A Sobretudo Produção é uma produtora baseada no Rio de Janeiro, Brasil, liderada pelos irmãos Angelo Defanti (diretor e roteirista) e Bárbara Defanti (produtora e produtora executiva) para a produção de curtas, longas e séries, de documentário, ficção e animação.

Vem se especializando na adaptação da literatura brasileira para o audiovisual, a exemplo dos longas-metragens “O Clube dos Anjos”, lançado em 2022 (baseado no romance de Luis Fernando Verissimo) e “Vento Sudoeste” (baseado no thriller de Luiz Alfredo Garcia-Roza), anunciado para 2026.

Em 2024, estreou no Festival É Tudo Verdade e nos cinemas o documentário “Verissimo”. Atualmente prepara o lançamento da ficção “Kasa Branca” e está em pós-produção de uma série para streaming ainda a ser anunciada.

Sobre a TvZero

A TvZero é uma produtora audiovisual carioca que conta histórias de relevância social e cultural, apostando na renovação da linguagem, na qualidade técnica e também no sucesso artístico e comercial de seus projetos.

Em mais de 30 anos de existência, produziu cerca de 40 longas-metragens que levaram mais de 3 milhões de espectadores aos cinemas e foram exibidos em mais de 200 festivais, muitos deles premiados no Brasil e no exterior. Entre eles “Malu” (Pedro Freire), vencedor do prêmio de Melhor Filme no Festival do Rio 2024, “Kasa Branca” (Luciano Vidigal), vencedor de 4 prêmios no Festival do Rio 2024, incluindo o de Melhor Direção, “Benzinho” (Gustavo Pizzi), abertura do Festival de Sundance 2018; “Gabriel e a Montanha” (Fellipe Barbosa), vencedor de dois prêmios na Semana da Crítica no Festival de Cannes 2017 e “Nise – O Coração da Loucura” (Roberto Berliner), vencedor de mais de 20 prêmios em festivais internacionais, incluindo o de Melhor Filme e Melhor Atriz no Festival internacional de Cinema de Tóquio.

Na TV, se destacam as 4 temporadas da série “#MeChamaDeBruna” realizada em coprodução com a FOX Premium e vendida para 13 países, e a série documental “Eu Sou Assim”, indicada ao Emmy Internacional 2018 na categoria de Melhor Documentário.

Sobre a Dualto Produções

Dualto Produções é uma produtora independente responsável pela produção de filmes publicitários, videoclipes, documentários, curtas e longas metragens. Criada pelo cineasta e produtor Luciano Vidigal com o objetivo de diversificar o audiovisual, trazendo um protagonismo mais democrático para a negritude brasileira.

Suas produções cinematográficas já foram selecionados em mais de 100 festivais no Brasil e no mundo como a Quinzena dos Realizadores em Cannes, FID Marseille, Indie Lisboa,  Los Angeles Brazilian Film , Festival, Brazilian Film Festival of Miami , Festival de Cinema de Brasília, Festival Internacional do Rio e Mostra de Cinema de Tiradentes, ganhando mais de 50 prêmios.

Entre os próximos projetos da produtora está o longa-metragem Kasa Branca, dirigido por Luciano Vidigal, coproduzido pela Globo Filmes e o Telecine.

Sobre a Vitrine Filmes

Desde 2010, a Vitrine Filmes já distribuiu mais de 250 filmes e alcançou milhares de espectadores apenas nos cinemas do Brasil. Entre seus maiores sucessos estão “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2019; “O Processo”, de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional; e “Druk: Mais Uma Rodada”, de Thomas Vinterberg, vencedor do Oscar® de Melhor Filme Estrangeiro em 2021.

Hoje a Vitrine Filmes faz parte do Grupo Vitrine, que conta com selos e iniciativas diversas a fim de atender diversas áreas do mercado, são eles: Vitrine España que há 4 anos produz e distribui longas-metragens na Europa; Vitrine Lab, curso on-line sobre distribuição cinematográfica, vencedor do prêmio de distribuição inovadora do Gotebörg Film Fund 2021; Manequim Filmes, selo com distribuição de filmes com apelo a um público com sucessos como “Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha”, filme brasileiro mais assistido em salas de cinema em 2023; Sessão Vitrine Petrobras que volta com lançamentos brasileiros premiados e aclamados pela crítica e festivais com ingressos reduzidos como “Sem Coração” e relançamento de “A Hora da Estrela”; e Vitrine Produções, que produz e coproduz curtas, documentários e longas-metragens, dentre eles “O Nosso Pai”, curta de Anna Muylaert exibido no Festival de Brasília, “Levante”, de Lillah Halla, vencedor do prêmio FIPRESCI na Semana da Crítica 2023, e “Retratos Fantasmas”, Kléber Mendonça Filho, documentário mais visto dos últimos 8 anos nos cinemas e também exibido em Cannes em 2023.

Sobre a Globo Filmes

Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998 como a maior coprodutora e uma das maiores investidoras do cinema brasileiro. Em 2023, completou 25 anos e chegou à marca de mais de 500 filmes no portfólio e mais de 260 milhões de público acumulado. Como produtora e coprodutora, seu foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro: comédias, romances, infantojuvenis, dramas, aventuras e documentários. A filmografia vai de recordistas de público, como ‘Minha Irmã e Eu’, maior bilheteria nacional pós-pandemia, ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Marighella’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘Pedágio’ e ‘Carandiru’, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e ‘Bacurau’, que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes.

Sobre o Telecine

O Telecine oferece um serviço 100% filmes, construído a partir de uma curadoria feita por pessoas que amam cinema e entendem o gosto do brasileiro. Disponível em streaming e nos canais de TV por assinatura, o catálogo do Telecine está recheado de preciosidades, que vão desde lançamentos a filmes amados que marcaram época. A marca aposta na capilaridade de distribuição e em parcerias, permitindo ao assinante acessar o acervo completo de filmes em diferentes telas, seja através de apps já conhecidos pelo público, como Globoplay e Prime Video, ou nas plataformas das operadoras de TV paga (Claro, Oi, SKY e Vivo).

Sobre Canal Brasil

O Canal Brasil é o canal que mais coproduz cinema no país, com mais de 400 longas-metragens coproduzidos. No ar há 26 anos, reúne uma programação diversa com programas, séries, ficções, documentários e shows que apresentam retratos da cultura brasileira. O acervo do canal conta com obras dos mais importantes cineastas brasileiros e de várias fases do nosso cinema, com uma grade que conta a história da sétima arte do país. O que pauta o canal é a diversidade, com uma programação plural, composta por muitos discursos e sotaques. A palavra de ordem é liberdade – desde as chamadas e vinhetas até cada atração que vai ao ar.

Sobre a RioFilme

Fundada em 1992 para apoiar a produção e distribuição de cinema na cidade do Rio de Janeiro, a RIOFILME é uma empresa pública municipal que tem como missão impulsionar o desenvolvimento do audiovisual carioca para potencializar a economia e a cultura da cidade. Entre suas atividades estão o fomento às atividades da cadeia produtiva do setor, a formação de profissionais do setor, a democratização do acesso às salas de cinema, e o suporte a produtores do Brasil e do mundo que querem filmar no Rio de Janeiro.


Sair da versão mobile