“A História da Tradicional Botica Granado” destaca mais de 150 anos de trajetória e a evolução do design e da indústria no Brasil
A Granado, marca brasileira referência em cosméticos, apresenta a exposição “A História da Tradicional Botica Granado”, que acontecerá no SESI LAB, em Brasília, de 28 de novembro de 2024 a 30 de março de 2025. A mostra reúne mais de 300 itens históricos que narram a evolução da marca desde a sua fundação, em 1870, entrelaçando sua trajetória com a história do Rio de Janeiro, o desenvolvimento da farmácia e o avanço da marca no Brasil.
A exposição oferece uma viagem no tempo, desde os primeiros rótulos, embalagens e anúncios publicitários até produtos icônicos que conquistaram gerações. Além disso, o público poderá explorar registros de clientes ilustres, condecorações nacionais e internacionais e um espaço interativo dedicado ao universo da perfumaria.
“A exposição é uma oportunidade única para compartilharmos com o público a riqueza da história da Granado, que transcende a trajetória da nossa marca e se entrelaça com a evolução cultural, industrial e social do Brasil. Mais do que um resgate histórico, é uma celebração da inovação que sempre fez parte do nosso DNA”, conta Sissi Freeman, diretora de Marketing da Granado.
Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no Rio de Janeiro, a botica Granado nasceu manipulando produtos com extratos vegetais de plantas cultivadas no sítio do fundador, em Teresópolis (RJ). Sua qualidade logo conquistou a corte de Dom Pedro II, rendendo à marca, em 1880, o título de “Pharmácia Oficial da Família Imperial Brasileira”. Ao longo de sua história, a Granado não apenas inovou em produtos, mas também em comunicação, publicando por décadas o almanaque “Pharol da Medicina”, que apresentava novidades farmacêuticas à sociedade.
Após três gerações na mesma família, a empresa passou a ser presidida por Christopher Freeman, nos anos 1990. Desde então, a Granado expandiu internacionalmente com lojas na Europa e nos Estados Unidos, além de ampliar sua presença no mercado digital.
“Cada item exposto é também uma fonte de inspiração para o desenvolvimento de novos produtos. A coleção é dinâmica, e cada nova embalagem ou produto é incorporado à história da marca, formando um valioso material de pesquisa”, destacam Ana Maria Pereira de Almeida e Jacqueline de Araújo, responsáveis pela preservação do acervo da Granado.
A parceria com o SESI LAB reflete a sinergia entre a tradição centenária da Granado e o compromisso do espaço com inovação e aprendizado contínuo, proporcionando ao público uma experiência única que conecta passado e futuro.
Serviço
Exposição: “Design e Indústria – A História da Tradicional Botica Granado”
Local: SESI LAB – São Paulo, SP
Período: 28 de novembro de 2024 a 30 de março de 2025
Entrada: R$ 20,00 por pessoa
Sobre a Granado
Fundada em 1870, a Granado é uma das marcas mais tradicionais e icônicas do Brasil, com raízes que se estendem à época da Corte Real, quando foi nomeada Farmácia Oficial da Família Real Brasileira. Originária do Rio de Janeiro, e conhecida pelo pioneirismo em remédios naturais baseados em plantas e ervas brasileiras, a Granado tornou-se referência em qualidade e cuidado ao longo dos anos. Em 1994, a marca foi adquirida por Christopher Freeman, que manteve as raízes históricas da empresa e ampliou seu portfólio para incluir perfumaria, cuidados corporais e fragrâncias para o lar. Em 2013, iniciou a expansão da marca no mercado internacional. Hoje, a Granado é símbolo de excelência e sustentabilidade, conta com 100 lojas próprias pelo Brasil e com uma presença global que inclui lojas-conceito em Paris, Londres, Portugal e Nova York, além de atender clientes em mais de 30 países pelo seu e-commerce. A marca segue comprometida com a inovação responsável e a valorização do patrimônio brasileiro, sendo um nome consolidado na alta perfumaria e nos cuidados pessoais.