Ícone do site Dica de Teatro

Foco Índia celebra diversidade de cinema produzido no país

Seleção especial de obras feitas na nação asiática, líder mundial na produção de filmes, apresenta longas contemporâneos e clássicos

 

 

Site Oficial

#mostrasp #mostrinhasp #48ªmostra #48mostra

Instagram: @mostrasp

Facebook: @mostrasp

Bluesky: @mostrasp.bsky.social

Threads: @mostrasp

Letterboxd: @mostrasp

Vinheta Oficial

 

 

A 48ª Mostra dedica uma parte da sua programação à Índia. Cerca de 30 filmes contemporâneos e clássicos do país compõem o Foco Índia e a homenagem ao cineasta Satyajit Ray, autor do pôster do evento e da 1ª Mostrinha. A programação voltada aos filmes da nação asiática, líder mundial na produção cinematográfica, oferece uma visão abrangente das obras feitas no país.

 

Na seleção dos longas contemporâneos do Foco Índia está um dos filmes mais comentados do ano, Tudo que Imaginamos como Luz, segundo longa da diretora Payal Kapadia, que recebeu o grande prêmio do júri no Festival de Cannes. A sessão de 26 de outubro da produção no Espaço Petrobras vai ser seguida de uma apresentação do carnavalesco Bloco Bollywood.

 

Além do filme de Kapadia, outros longas premiados em festivais como de Cannes, de Veneza e de Berlim também ganham sessão. Entre eles, Segunda Chance, de Subhadra Mahajan, exibido na competição do Festival de Karlovy Vary; o documentário Marchando na Escuridão, de Kinshuk Surjan, premiado no CPH:DOX; Roubado, do estreante Karan Tejpal, exibido no Festival de Veneza; e Noturnos, de Anupama Srinivasan, premiado no Festival de Sundance.

 

Outro destaque da Foco Índia é a exibição da cópia restaurada de Kummatty (1979). O clássico de Govindan Aravindan faz parte da 1ª Mostrinha, junto com Boong, de Lakshmipriya Devi.

 

Como parte da programação dedicada ao cinema indiano, também participam da 48ª Mostra uma delegação da Índia formada por cineastas, produtores e atores contemporâneos.

 

Veja a lista completa dos filmes do Foco Índia na 48ª Mostra:

 

Retrospectiva Satyajit Ray

 

A Canção da Estrada, de Satyajit Ray

A Esposa Solitária, de Satyajit Ray

A Grande Cidade, de Satyajit Ray

O Covarde, de Satyajit Ray

O Herói, de Satyajit Ray

O Invencível, de Satyajit Ray

O Mundo de Apu, de Satyajit Ray

 

Foco Índia

 

A Fábula, de Raam Reddy

A Garota Adamante, de Vinothraj PS

Até que Eu Voe, de Kanishka Sonthalia e Siddesh Shetty

Boong, de Lakshmipriya Devi

O Catador de Sonhos, de Suman Ghosh

Celestina & Lawrence, de Vikram Kumar

Dilli Dark, de Dibakar Das Roy

E, em Direção a Becos Felizes, de Sreemoyee Singh

Em Retiro, de Maisam Ali

Gulmohar, de Rahul V. Chittella

Kummatty, de Govindan Aravindan

Marchando na Escuridão, de Kinshuk Surjan

Na Barriga de um Tigre, de Siddhartha Jatla

Naangal, de Avinash Prakash

Noturnos, de Anupama Srinivasan e Anirban Dutta

Roubado, de Karan Tejpal

Segunda Chance, de Subhadra Mahajan

Sister Midnight, de Karan Kandhari

O Trator, de Ramesh Yanthra

Tudo que Imaginamos Como Luz, de Payal Kapadia

Vivendo de Mentiras, de Ishan Shukla

 

PATROCINADORES DA 48ª MOSTRA

Neste ano, a Mostra conta com o patrocínio master da PETROBRAS, patrocínio do ITAÚ e da SPCINE, a parceria do SESC e da SECRETARIA DA CULTURA, ECONOMIA E INDÚSTRIA CRIATIVAS do Governo do Estado de São Paulo e da LEI PAULO GUSTAVO, o apoio do PROJETO PARADISO, da colaboração do TELECINE, da ANCINE, do INSTITUTO GALO DA MANHÃ e da NETFLIX, a promoção da GLOBOFILMES, do CANAL BRASIL, da FOLHA DE S.PAULO, da TV CULTURA, do ARTE 1, da RÁDIO BAND NEWS e da REVISTA PIAUÍ, o apoio técnico da VELOX, CONJUNTO NACIONAL, QUANTA e CINEMATECA BRASILEIRA, o transporte oficial do METRÔ e da SECRETARIA DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS do Governo do Estado de São Paulo e hoteis oficiais MELIÁ PAULISTA, do MERCURE HOTELS e do FASANO.


Sair da versão mobile