Indo além de toda a modernidade tecnológica que cercam as metrópoles japonesas, os pontos levantados pelo empresário e escritor vão de Gueixas andando pelas ruas do Japão, até cápsulas de trabalho presentes nas estações de metrô
Celio Ashcar Jr na cidade de Osaka
|
Considerada uma das economias mais potentes do mundo, o Japão é um país repleto de histórias, costumes e belezas naturais que tornam a cultura do país única e altamente particular. O arquipélago é geralmente caracterizado por sua modernidade em termos de tecnologia e inovação, porém, o país não se resume apenas ao tema.
E foi com um olhar para além dos temas que o empresário e escritor brasileiro Celio Ashcar Jr., que conheceu recentemente o Japão, elencou as principais curiosidades que os turistas podem encontrar ao visitar o país, destacando ainda como desfrutar ao máximo todas as belezas que se pode encontrar pelas ruas e cidades japonesas.
Confira as dicas abaixo:
Antes de tudo: Uma imersão pelas metrópoles do país
Cidade de Osaka – Reprodução: Celio Ashcar
|
Caminhando pelas ruas de Osaka, mesmo uma simples volta em um quarteirão pode levar a várias descobertas e experiências interessantes. A cidade é composta por estilos que misturam o tradicional com o moderno, traçando uma harmonia entre os dois elementos, que é uma característica distintiva da cultura japonesa. Bairros como Shinsekai e Dotonbori são imperdíveis para aqueles que desejam experimentar a história e a cultura de Osaka e do Japão, além de apreciar sua arquitetura única e atmosfera nostálgica.
Do imaginário para a realidade
Gueixas em Kyoto
|
Uma das figuras mais tradicionais do Japão são as Gueixas, que se dedicam ao cenário artístico e cultural do país, trazendo para o entretenimento habilidades voltadas para o canto, dança, música e poesia. Para quem está acostumado a vê-las em filmes, séries e animes, se surpreende ao perceber que a presença delas é constante nas ruas do Japão, tendo uma concentração maior em Kyoto, cidade considerada o centro local que é considerado o epicentro das Gueixas, que são responsáveis por manter viva a representação de uma cultura tão rica.
Segurança para circular por ruas e cidades a qualquer horário
No Japão, o Google Maps oferece navegação ao vivo em tempo real, e a precisão que o aplicativo apresenta, ajuda qualquer turista a chegar em qualquer lugar, melhorando ajustes de rota e escolha dos melhores caminhos para chegar ao seu destino. E diferentemente de outros países, isso é um facilitador para quem quer conhecer o país e não quer investir em guias turísticos, principalmente pela segurança que o país apresenta para que possamos caminhar com o celular na mão e sem nenhum problema.
As salas de escritório para além dos prédios comerciais
Cápsulas nas estações de metrô
|
O que me mais chamou atenção ao passar pelas estações de trem, além da velocidade e precisão do sistema ferroviário japonês, foram os ‘escritórios’ em cápsulas com 1m², que são mini cubículos que lembram muito uma cabine e estão instalados nas estações de trem que servem como uma alternativa para que os colaboradores trabalhem de forma privada e silenciosa. As instalações exatas e serviços oferecidos podem variar entre as estações, mas todos os espaços são bem equipados para atender às necessidades da população em geral.
Chocolates bem diferentes
Kit Kat de Saquê
|
Exclusivamente no Japão, a Nestlé, a empresa por trás de diversas marcas, entre elas a Kit Kat, produziu variações do amado wafer coberto de chocolate, que inclui sabores sazonais e regionais, como por exemplo o Saquê Japonês (também conhecido como nihonshu), que é uma bebida alcoólica tradicional do país. E para quem quer provar, esses sabores exclusivos são lançados periodicamente e podem não estar sempre disponíveis nas prateleiras. Além da bebida, também existem sabores como Chá Verde (matcha), Sakura (cerejeira em flor), Wasabi, Batata Doce, entre outros. Vale a pena experimentar.
Imagens não meramente ilustrativas
Comidas em resina
|
Nos restaurantes japoneses, é comum encontrar alimentos em resina, onde artesãos criam réplicas realistas de alimentos e pratos disponíveis para expor nas vitrines dos espaços. Usando e abusando da arte visual para atrair clientes, a estratégia é utilizada como forma de ajudar os clientes a escolherem seus pedidos, já que chega à mesa um prato idêntico ao que está exposto. Diferentemente do Brasil, os japoneses tem um modo diferente de apresentar cardápios, já que trabalhamos com imagens meramente ilustrativas.